null Reconhecimento nacional: Sicoob Sarom apoia a regulamentação do Queijo Casca Florida

06/01/2023 15:41

Quando o assunto são os produtos genuinamente mineiros, o queijo é uma das principais referências para a identificação estadual. E o Sicoob Sarom, que acredita na geração da identidade, valorização e agregação de valor para os produtores de queijo da região, apoia a regulamentação do Queijo Minas Artesanal de Casca Florida (QMACF), cuja produção é realizada a partir do leite cru e fungos naturais e que ganhou forças e caracterização com a resolução nº42, recentemente publicada no Diário Oficial do Estado. 


Na quinta-feira (5/1), o governador de Minas Romeu Zema e o secretário do estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Thales Fernandes, reuniram-se com representantes do Sicoob Sarom, Associação Mineira do Queijo Artesanal (AMIQUEIJO), Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan), Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (APAQS) e Associação dos Produtores de Queijo Artesanal de Diamantina. Durante o encontro, que aconteceu na Cidade Administrativa, os produtores agradeceram pelo reconhecimento do QMACF. 


O governador reiterou que o estado continuará trabalhando na valorização e na agregação de valor dos produtos genuinamente mineiros. “Assim como temos o presunto Parma e a baguete francesa, por exemplo, queremos que o queijo minas artesanal seja reconhecido mundialmente”, explicou.


O próximo passo é a regulamentação da iguaria, através do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com a participação dos produtores por meio das entidades representativas. 


Durante o evento, a AMIQUEIJO fez a entrega de um documento para o governador, oficializando o reconhecimento do trabalho do atual governo do estado de Minas Gerais em prol do agro artesanato, contemplando também solicitação de novas medidas de apoio e fomento ao setor, tendo em vista os avanços necessários na legislação sanitária, pesquisa e estratégias comerciais. 


Ainda que a comercialização do QMACF seja limitada, o produto já conquistou o paladar dos consumidores e, consequentemente, diversos prêmios nacionais e internacionais. “Com a regulamentação, a cadeia produtiva será estruturada, padronizando a produção, maturação e comercialização do queijo, atendendo aos critérios sanitários para chegar até a mesa do consumidor”, ressaltou o presidente do Sicoob Sarom e vice-presidente da AMIQUEIJO), João Carlos Leite, durante o encontro com o governador.  


De acordo com a Agência Minas, atualmente, 112 queijarias estão regulamentadas pelo IMA com o Selo Arte, permitindo a comercialização do produto em todo país. Para o gerente executivo da Aprocan, Higor Freitas, o encontro permitiu a aproximação dos produtores com o Governo do Estado e a solicitação por mais agilidade no processo de regulamentação do produto. 


“Foi um dia de muito avanço para nós, produtores e entidades. Já estamos muito felizes por termos conquistado o reconhecimento do Queijo Casca Florida e agora é aguardar a regulamentação, que já foi solicitada pelas associações aqui presentes”, concluiu.


Atualmente, dez regiões já são reconhecidas pela produção do Queijo Minas Artesanal, sendo elas: Canastra, Araxá, Campos das Vertentes, Cerrado, Serra do Salitre, Serro, Triângulo Mineiro, Serras de Ibitipoca, Diamantina e Entre Serras da Piedade ao Caraça.


Mais que uma instituição financeira, o Sicoob Sarom é parceiro do produtor rural, valorizando a história, cultura e economia local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde atua. Desde o começo do projeto de qualificação do queijo canastra, em 2005, a Cooperativa atua como apoiadora e fomentadora das iniciativas, fortalecendo sua missão de desenvolver pessoas e gerar desenvolvimento regional a partir da agregação de valor nas atividades e produtos dos cooperados.