null Sem luta não existe vitória 

28/11/2022 10:34

Bem-humorado e brincando sobre ser um “patrimônio histórico” do Sicoob MaxiCrédito, Rafael Pagliochi é um colaborador muito querido pelos colegas e associados da Agência Águas Frias (SC)

“Depois do guarda, vem eu. Tenho muita história na nossa agência, sou quase um patrimônio histórico da Cooperativa”. Com essa frase apresentamos Rafael Pagliochi, colaborador do Sicoob MaxiCrédito há sete anos, uma pessoa extrovertida e sempre bem-humorada. Além dos colegas, Rafa também contagia os associados da cidade de Águas Frias, no Oeste de Santa Catarina. É a história dele que vamos conhecer agora!

Nascido e criado no interior do município de quase 2,4 mil habitantes, Rafael é muito ligado ao agro. Desde pequeno ajudava seus pais no campo e chegou a frequentar a escola agrícola. “Viver essa rotina na prática me auxiliou muito a entender a realidade dos nossos associados, principalmente quando estive na área do Agronegócio na Maxi”, comenta. 

Aos 14 anos, ele e a família deixaram o interior e partiram para a cidade em busca de melhores condições de vida. A mudança foi difícil e exigiu resiliência de todos, que aprenderam novos ofícios e conheceram uma nova realidade. 

Quando chegou a hora de ir para faculdade, Rafael viajava todos os dias para Chapecó, cidade 50km distante de Águas Frias. Ele conta que fazer a graduação só foi possível graças ao seu primeiro trabalho, ao qual é muito grato. “Como cadeirante, alguns trabalhos não consigo fazer. Meu equilíbrio é diferente, por exemplo. Meu primeiro chefe não precisava de nenhum funcionário, mas ele quis me dar uma oportunidade. Eu trabalhava meio período e estudava à noite”.

Rafa aprendeu muito no primeiro emprego e, em busca de novos desafios, aos 21 anos ele soube de uma oportunidade na Agência Sicoob MaxiCrédito da cidade e resolveu se inscrever. Não sabia como iria ser ou a função que desempenharia, mas tentou. Nesses sete anos, ele já passou por várias, acumulando experiências no cadastro, crédito, agro e agora como caixa. “Sempre temos muito a aprender e muito a ensinar. Deus tem tudo escrito pra gente.”

Hoje, Rafael se orgulha de poder ajudar a família e retribuir tudo que fizeram por ele. Sobre ser inspiração, ainda está se ´acostumando´. “Nunca fui de receber elogios, mas se minha história pode inspirar, então faz sentido”, explica. Para o futuro ele espera viajar cada vez mais e conquistar a certificação CPA 10. 

“Acredito muito que independente da sua dificuldade, lembre-se que todos tem uma. Quando você vencer a sua, você vai ter sua vitória. Sem luta não existe vitória”, finaliza.