null Última chance para instalar usina fotovoltaica sem taxas

22/11/2022 11:18

Se há um tema em alta ultimamente, é a geração de energia fotovoltaica. Dentro de um contexto geral a conta de luz do brasileiro vem aumentando já não é de hoje. Segundo dados da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) o aumento médio nos últimos seis anos foi de 16,3% ao ano. 

A produção de energia solar pode ser uma luz no fim do túnel ao consumidor. Dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) mostram que existem cerca de 1,2 milhão de pontos de geração independente de energia solar no Brasil, sendo que deste número 78% são de residências.

São muitos dados, diversos números e muita informação, mas algo que tem sido amplamente difundido são as vantagens deste método de produção energética individual, se comparado com a forma convencional. 

Usinas fotovoltaicas geram até 95% de economia.

Para a população um dos principais benefícios é a economia a longo prazo. O investimento inicial pode parecer alto, mas se colocado na planilha, percebe-se que, em um período maior de tempo, o investimento se justifica. Ainda de acordo com informações da Absolar, uma usina de produção fotovoltaica independente pode gerar de 50% a 95% de economia no fim do mês. 

De acordo com o engenheiro eletricista e professor, Gyovane Armondes, ainda há a possibilidade de “armazenamento” da energia produzida. Isso acontece pois, a produção não utilizada pelo consumidor gera os chamados “créditos” com a concessionária (empresas que fornecem energia elétrica). Estes são convertidos em consumo para momentos nos quais a usina não está conseguindo produzir com força total, como em dias nublados ou à noite.

“Em dados momentos, como dias chuvosos, a usina ainda gera energia, porém, em menor quantidade. A ideia é que o excedente possa ser utilizado. Haverão meses que se produzirá menos, então o cliente pode consumir mais do que havia gerado. Neste caso o consumidor tem créditos que ficam ativos por 5 anos para uso” Explicou o professor.

A energia solar é parceira do meio ambiente

Um assunto que está sempre em voga quando o tema é energia elétrica, são os impactos ambientais gerados pelos métodos convencionais de produção, como as usinas hidrelétricas, térmicas e nucleares.  As fotovoltaicas independentes, ou seja, aquelas colocadas em residências, comércios ou outras edificações,  são consideradas mais ecologicamente amigáveis, como explica Gyovane.
“A usina de geração distribuída ou independente, aquelas que ficam nas casas, são mais ecologicamente corretas, pois você está aproveitando um espaço que já é utilizado para outros fins, para gerar energia.” Disse o engenheiro.

A taxação do Sol

Se o assunto “energia solar” está em alta, o tema “taxação do sol” ficou ainda mais em destaque. A partir do dia 7 de janeiro de 2023 entrará em vigor a cobrança criada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O valor não é exato e depende de diversas métricas, mas estima-se que chegue a até 28% da conta de energia. Quem optar pela instalação de sua usina até a data limite será isento do valor até o ano de 2045. Gyovane nos explicou o motivo da criação da taxa.

“As concessionárias alegam que a cobrança é realizada devido ao uso da rede, pois a partir do momento em que você está gerando energia em um sistema on-grid (conectado à rede elétrica) você também deve arcar com os custos pois está utilizando o sistema deles” finalizou Gyovane.

 

Green Week Sicoob AC Credi

Pensando nisso, o Sicoob AC Credi, Sicoob Credivale e Sicoob Crediriodoce criaram a campanha Green Week. As cooperativas estarão até dia 30/11 com condições especiais para quem quer fugir da taxação do sol e realizar o sonho da independência energética financiando sua usina de energia fotovoltaica. Trazer à comunidade melhores taxas e possibilidades de negócio é um dos princípios do Sicoob, por isso, a promoção está vigente em todas as agências. 

“Propomos um grande movimento de CRÉDITO SUSTENTÁVEL com a melhor taxa do mercado. A intenção é oferecermos ao nosso cooperado a oportunidade de adquirir uma usina para produção de energia antes da mudança do Marco Legal, que acontecerá em em janeiro do ano que vem." Explicou Nilton Bento, diretor comercial do Sicoob AC Credi

Uma das missões das cooperativas é promover soluções sustentáveis por meio do cooperativismo, isso se encaixa também no propósito da campanha, como nos explicou Nilton.

“Queremos propiciar ao nosso cooperado a produção de energia limpa e sustentável, pagando somente a taxa mínima na conta de luz. Além de dar a nosso associado a chance de um financiamento acessível que, depois de liquidado, produzirá sua própria energia, sem se preocupar com o valor da tarifa cobrada pela CEMIG.” Finalizou o diretor comercial do Sicoob AC Credi.