null Sicoob Central SC/RS comemora 37 anos

08/11/2022 17:00

Mais de 200 funcionários participaram do café em comemoração ao aniversário da Central SC/RS

O Sicoob Central SC/RS reuniu na manhã de 8 de novembro mais de 200 funcionários, num clube no Centro da Capital catarinense, para um café em comemoração aos 37 anos de fundação. A Central foi fundada em 1985, quando 27 delegados representantes de sete cooperativas singulares de crédito e duas de produção rural, reuniram-se em Itapema (SC) para fundar a Cooperativa Central de Crédito Rural de Santa Catarina (Cocecrer/SC). O objetivo, à época, era “organizar em comum e em maior escala os serviços econômicos e assistenciais de interesse das filiadas, integrando e orientando suas atividades”. 

Depois de passar por uma reestruturação interna, em 31 de outubro de 1997 a Cocecrer/SC passou a integrar o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e mudou o nome para Cooperativa Central de Crédito de Santa Catarina (Sicoob Central SC). Em 2009 com a permissão do Banco Central do Brasil para atuar também no Rio Grande do Sul, se transformou em Sicoob Central SC/RS.

Na confraternização que marcou os 37 anos da Central, os três diretores e o presidente Rui Schneider da Silva convidaram para uma homenagem, à frente do palco, os funcionários mais recentes, contratados no mês anterior (outubro) e o mais antigo, Luiz Pedrozo, supervisor de Infraestrutura e Logística, que está no Sicoob Central há 32 anos. 

O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, falou sobre alguns momentos importantes da história e, com bom humor, lembrou alguns casos do início da carreira, quando o cooperativismo de crédito ainda não tinha o tamanho e a importância que hoje tem, presente em quase 95% dos municípios catarinenses e expandindo rapidamente para o Rio Grande do Sul. Rui disse que até o final do próximo ano o Sicoob deverá estar presente em todos os municípios catarinenses, com agências ou pelo menos um posto avançado.

Atualmente, o Sicoob é a instituição financeira com o maior número de agências em Santa Catarina e também em todo o Brasil, com mais de 4 mil agências, em todos os estados e no Distrito Federal. “Todos nós podemos aprender, uns com os outros, com os mais jovens e os mais experientes, porque estamos todos imbuídos do mesmo propósito, que é entregar produtos e serviços de qualidade, com justiça financeira, para os nossos associados”, disse o presidente.

A diretora Operacional, Maria Luisa Lasarim, destacou a importância de cada profissional na estrutura da Central e a contribuição para os resultados alcançados. Lembrou que a Central reconhece todo esse esforço e procura retribuir na medida do possível, com um ambiente de qualidade e de oportunidades. Maria Luisa lembrou que a Central foi reconhecida por uma consultoria importante como “uma das melhores empresas para trabalhar” e que essa mesma pesquisa, anual, agora será feita novamente com a Central e com outras 19 cooperativas. “O Sicoob é hoje uma empresa sólida, com um ambiente de trabalho cooperativo, que permite o crescimento individual e coletivo de todos que acreditam no cooperativismo como um modelo de negócio justo e próspero”, completou. 

O diretor de Negócios, Olavo Lazzarotto, trouxe exemplos da sua trajetória profissional e citou alguns exemplos de profissionais que começaram em atividades básicas e hoje ocupam cargos importantes na estrutura da Central. “O Sicoob oferece boas perspectivas para aqueles que, com trabalho, dedicação e um pouco de paciência, estiverem dispostos a subir cada degrau no caminho da realização profissional”.

A diretora Administrativa, que na nova reformulação interna passará a ser diretora de Riscos e Compliance, Elisete Cavalieri, destacou a palavra “gratidão” para falar do que o Sicoob oferece, no dia a dia, para cada um dos funcionários. “Temos hoje uma excelente estrutura à disposição, temos chances de fazer vários cursos que vão enriquecer nossos currículos e propiciar uma formação que vai ser útil para toda a nossa vida”.

Ao final, as equipes aproveitaram para fazer registros de foto e vídeo de suas participações na comemoração dos 37 anos da Central, além de aproveitarem o momento para conversar com novos e antigos funcionários, num ambiente de muita descontração e solidariedade. 

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa. Foto: Maira Fernandes Gripa/GEP.