null Empreendedorismo como ponto de entrada para o futuro 

12/07/2022 07:00

Confira a participação do Sicoob no Techstars Startup Weekend de Teresópolis

No segundo final de semana de julho, dias 8, 9 e 10, aconteceu a segunda edição do Techstars Startup Weekend no Espaço Cultural Higino em Teresópolis, Região Serrana do Rio. O evento foi um final de semana imersivo, cheio de diversão, ensinamentos e atividades sobre o mundo das startups.
Sicoob patrocinou o evento, realizado pela organização Movimento Empreendedor, instituição sem fins lucrativos que fomenta ações de cultura e empreendedorismo no Rio de Janeiro. 

Foram cerca de 54 horas de evento, com foco em apresentar o empreendedorismo em escala mundial, para um público-alvo de designers, desenvolvedores, profissionais de Marketing e entusiastas de startups. Durante três dias, os participantes estiveram conectados a diversos profissionais como mentores e investidores para saber como funciona a criação de um negócio.

No evento, os participantes também tiveram o desafio de pôr em prática os conhecimentos adquiridos, se dividindo em equipes para criar uma startup do zero. No final, os projetos foram apresentados no palco do encontro e os melhores receberam o prêmio da noite. O Sicoob Cecremef contou com a participação de dois colaboradores no evento, Raphael Mendes e Yuri Mansur, agentes de atendimento da Agência Digital.

Yuri afirma que participar do evento foi uma oportunidade única e desafiadora: “Estar envolto no debate e desenvolvimento de ideias ao mesmo tempo em que aprendia muito com grandes profissionais não foi uma tarefa fácil, mas muito recompensadora ao fim do projeto." E completou: "Aprendemos sobre o processo de idealização, planejamento e execução de uma nova startup, considerando todos os aspectos individuais do projeto”. 

O grupo que Raphael participou, conquistou o primeiro lugar como o melhor projeto da edição. A equipe desenvolveu um aplicativo para smartphone chamado “Rede Azul”, uma rede social com objetivo de dar suporte para todos que são ou convivem com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Para ele, a experiência de estar no Startup Weekend foi única: “Foi o final de semana mais intenso de toda a minha vida, onde tive o privilégio de compartilhar essa experiência com pessoas incríveis que não desistiram do nosso objetivo em momento algum. Sai desta experiência com a certeza de sempre acreditar no processo".

Sobre receber o prêmio, Raphael conta: "Eu nunca fiquei tão nervoso em uma premiação, parecia que eu já pressentia o que vinha pela frente. O prêmio de primeiro lugar é apenas um ato simbólico perto de todo aprendizado adquirido em todo o evento. Mas ser reconhecido após tanto esforço e superação, não tem preço. Com certeza é um momento que vai ficar marcado por toda a minha vida."

O grupo vencedor exercitou com maestria o sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. A equipe trabalhou pelo interesse e a inclusão social da comunidade de pessoas com autismo. O Startup Weekend é uma iniciativa empresa americana Techstars, responsável por realizar programas de aceleração, investimento e estimular ecossistemas de empreendedorismo ao redor do mundo.
 

Foto: Arquivo pessoal

Legenda da imagem: Equipe Sicoob participante do evento Techstars Startup Weekend de Teresópolis