null Cooperação que muda vidas

29/06/2022 18:42

Para abrir a Semana do Cooperativismo, realizamos uma palestra especial para os refugiados do PARES Cáritas RJ.


No dia, 27/06, foi iniciada a Semana do Cooperativismo deste ano e não haveria forma melhor de começar, do que com uma live sobre a história do cooperativismo no Brasil. A palestra virtual aconteceu na manhã do dia (27), via Teams, e foi uma parceria com o Instituto Sicoob, Furnas e o Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio - PARES Cáritas RJ.

A palestra foi ministrada por Cristiane Quaresma, Voluntária Transformadora do Sicoob Cecremef. Durante a live, a voluntária contou brevemente sobre a história do cooperativismo, e a trajetória no país além de apresentar os valores e a definição do termo. Além disso, ela também detalhou curiosidades sobre os números relacionados às cooperativas no Brasil e no mundo. 

Cristiane afirmou que participar da Semana do Cooperativismo como Voluntária, falando sobre a filosofia e a história do cooperativismo foi muito especial: “Servirmos como referência de acolhimento, de preocupação com o outro, de cooperação. Para mim é muito gratificante, principalmente falando para um grupo de refugiados, advindos de diversos países, Venezuela, Angola, Ucrânia, dentre outros da América Latina”.