null Vivências Musicais + Campanha do Agasalho

05/07/2022 11:22

A Semana do Cooperativismo deste ano foi marcado pela estreia da 3ª edição do projeto, e a entrega dos cobertores arrecadados durante a Semana do Cooperativismo. 

A Semana do Cooperativismo, é um grande movimento nacional que comemora anualmente o Dia Internacional do Cooperativismo, que ocorre sempre no primeiro sábado do mês de julho. Anualmente o Sicoob comemora a data durante a semana, com sete dias focados na cooperação, e no fortalecimento da compreensão do cooperativismo como um importante instrumento de mudança social e econômica para o Brasil. 

O Dia Internacional do Cooperativismo deste ano aconteceu no dia, 02/07, data em que foi lançada a terceira edição do projeto Vivências Musicais e que foram entregues os agasalhos arrecadados durante a Campanha de Doação para a instituição de caridade selecionada.
Às 10h30, em Carangola distrito de Petrópolis, Região Serrana do Rio aconteceu a estreia da terceira edição do Vivências Musicais. Desta vez, a iniciativa está apoiando o Projeto do Morro, com patrocínio do Sicoob, e parceria com o Instituto Sicoob. O Vivencias oferece gratuitamente aulas de canto coral, flauta, cavaquinho e percussão voltados para as crianças da região.

Para inaugurar o projeto com o pé direito, foi realizado um “concerto didático”, onde além de tocar seus instrumentos, os músicos também conversam e incentivam as crianças de maneira lúdica sobre assunto. A inauguração foi repleta de momentos emocionantes e de muita alegria. Foram tocados diversos tipos de música, como clássicos da cultura brasileira, e até o estilo contemporâneo com o funk “Baile de Favela”, do MC João. 

Nesta edição, o Vivências Musicais está no Projeto do Morro, que teve sua sede destruída durante um deslizamento causado pelo temporal, que atingiu Petrópolis no dia 15 de fevereiro. A tragédia, causou uma perda estimada em R$ 700 mil reais para o projeto, além da morte de uma de suas voluntárias. Ao longo de sua trajetória, a iniciativa já capacitou cerca de 8 mil pessoas desde 2009, oferecendo gratuitamente atividades como jiu-jitsu, capoeira, yoga, entre outros.

Letícia Baeta, colaboradora do Sicoob Cecremef e Voluntária Transformadora do Instituto Sicoob, fez o discurso de abertura do evento expressando a importância de manter iniciativas como esta: “quando a gente chegou aqui para conhecer o projeto, a gente foi tomado por uma alegria e a certeza de que isso ia dar certo”.

O Sicoob Cecremef está apoiando o Projeto do Morro, para que a iniciativa consiga retomar suas atividades, que são de extrema importância para os jovens da região. Através desse suporte, a cooperativa conseguiu doar e arrecadar doações com parceiros, como a empresa de materiais de construção Construmil. Com essa colaboração, o projeto está reconstruindo sua sede para voltar a ajudar jovens através da educação e da cultura. 

O Vivências Musicais é realizado pela Graviola Produções, e ficará no Projeto do Morro durante de seis meses. A cada edição, a iniciativa leva músicos profissionais para ensinar de forma divertida, crianças de diferentes idades a tocar instrumentos variados e a cantar. O objetivo do projeto é fazer uma aproximação das crianças com a música, mostrando que a cultura não precisa ser engessada.


Juntos somos mais fortes

Durante o inverno, as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social são as que mais sofrem, em especial as que habitam a Região Serrana do Rio, área conhecida por ter um clima mais frio em relação a capital do estado. Em celebração a Semana do Cooperativismo o Sicoob Cecremef em intercooperação com as singulares Sicoob Uni Sudeste, Sicoob Credirochas e Sicoob Coopemata, coletaram em suas agências doações de agasalhos e cobertores para ajudar os que precisam.

Durante a Semana do Cooperativismo, foram disponibilizadas caixas para coleta de alimentos não perecíveis, roupas e itens de frio nas agências participantes para receber as doações. O objetivo da ação foi celebrar o cooperativismo através de ações que fazem o bem. Na tarde do dia (2), os itens arrecadados foram levados para a Associação Casa da Cidadania, instituição de caridade localizada no centro de Petrópolis.

Carlos Jorge Guimarães, membro titular da instituição, ficou muito emocionado em receber as doações e reforçou a importância de ações com esta, que ajudam a manter a Casa da Cidadania, e em contrapartida salvam a vida de centenas de pessoas que são acolhidas todos os dias pelo local. 

O Sicoob Cecremef realizou uma campanha interna, mobilizando os colaboradores da cooperativa, que juntos conseguiram somar 147 cobertores para doar a Casa da Cidadania. Para multiplicar ainda mais essa corrente do bem, a cooperativa dobrou a ação, doando 150 latas de leite em pó para a instituição, que repassou os itens para o Centro Educacional Terra Santa, organização beneficente que oferece diversas atividades de lazer e profissionalização para a população da cidade de Petrópolis. 

Fotos: Arquivo pessoal e Diego Padilha

Legenda da imagem: Equipes das cooperativas Sicoob Cecremef, Sicoob Uni Sudeste, Sicoob Credirochas e Sicoob Coopemata, realizaram a entrega na Associação Casa da Cidadania.