null Sicoob Crediauc promove treinamento Eneagrama aos funcionários

21/10/2022 08:38

Curso que é consenso entre os dirigentes visa capacitar os profissionais a buscar o desenvolvimento pessoal por meio do autoconhecimento

Cerca de 100 funcionários do Sicoob Crediauc lotados nas 26 agências mantidas pela cooperativa em Santa Catariana e Rio Grande do Sul, estiveram participando durante o mês de outubro de mais uma etapa do curso de Eneagrama. Trata-se de uma técnica que tem por objetivo mapear a personalidade das pessoas, mensurando os padrões de comportamento considerados construtivos e destrutivos, além de apontar alternativas para que o indivíduo se desenvolva por meio do autoconhecimento. Os encontros foram divididos em duas turmas e realizados de forma presencial no auditório do hotel Alvorada, em Concórdia (SC). 

O treinamento é uma continuidade do trabalho promovido em 2021 pelo setor de Gestão de Pessoas, em que todos os funcionários que ocupam cargos estratégicos na instituição tiveram a oportunidade de conhecer melhor a si mesmos e colocar em prática os ensinamentos absorvidos em suas respectivas áreas de atuação. A experiência foi tão positiva que a ferramenta de aprendizagem foi também disponibilizada em 2022 e estendida a funcionários de outros níveis hierárquicos. Assim como no ano passado, o professor catarinense Marcio Shultz, do instituto Rennove de Florianópolis (SC), foi o instrutor responsável por conduzir os trabalhos.

O profissional que atua há mais de 20 anos em todo o território nacional, possui um extenso currículo, tendo sua performance reconhecida no mundo corporativo. Perguntado sobre como esse trabalho pode impactar positivamente na vida das pessoas e das corporações, Marcio respondeu que “nosso foco é o desenvolvimento da Inteligência Emocional nas empresas e nos relacionamentos. Nossa metodologia foi desenvolvida para que o participante possa identificar quais emoções estão mais presentes e possa transformá-las em recursos ou Competências Emocionais a serem utilizadas no seu dia a dia”. 

Segundo ele, “a ampliação da consciência do que são as emoções e como elas são responsáveis pelo comportamento, permite obter o melhor de cada estilo de liderança e criar estratégias baseadas nos reais potenciais de cada membro da equipe. Em outras palavras, ajudamos os profissionais a entenderem mais de gente e, com isso, obter melhores resultados”.

O incentivo para que essa prática de bem capacitar o funcionário é consenso entre o Conselho de Administração e Diretoria Executiva do Sicoob Crediauc. As lideranças da cooperativa estão convictas que o caminho para conquistas perenes passa, obrigatoriamente, pela qualificação do material humano existente. O diretor Executivo da cooperativa, Jacson Rosa, é um dos entusiastas dessa linha de pensamento. 

“Valorizamos as pessoas, investimos nelas para se tornarem seres humanos melhores, tanto no âmbito profissional, quanto no convívio em família ou na comunidade. O Eneagrama é uma das melhores ferramentas existentes no mercado para quem busca o autoconhecimento. Se quisermos conhecer e entender as outras pessoas, é fundamental que saibamos de fato quem realmente somos. Nas relações humanas, conhecer a si próprio é possuir ferramentas que possam ajudar a compreender os perfis alheios, tornando-se um excelente diferencial competitivo”, argumentou o gestor.

Fonte: Sicoob Crediauc – Assessoria de Comunicação.