null Festa do Café com Biscoito, em São Tiago, chega à 22ª edição

09/09/2022 13:00

Iniciativa tem o Sicoob Credivertentes como um de seus idealizadores, realizadores e patrocinadores

Já começou o maior evento do Campo das Vertentes. Na noite de ontem, 8, foi aberta oficialmente a Festa do Café com Biscoito, marcando o retorno do grande público à realização. Junto com ele saem à praça principal, também, 6,5 mil quilos de quitutes e quase 3 mil litros do típico cafezinho mineiro. Tudo disponível para degustação gratuita em 15 estandes até o domingo, 11, quando termina a realização. Há, ainda, outros 14 destinados à Agroindústria e ao Artesanato. Com tanta coisa pronta pra mostrar e receber bem os visitantes, a expectativa é de que pelo menos 60 mil pessoas passem pela cidade – um total que multiplica a população local em nada menos que seis vezes.

Mas se engana que a festança é regada “apenas” ao sabor. Além de gastronomia e turismo efervescente, a Festa do Café com Biscoito tem na agenda uma rodada intensa de muita música se revezando em dois palcos. Ao todo, 14 atrações diferentes se revezarão entre os holofotes.
 

Muita música

Ontem, a dupla Cleiton & Camargo animou o público seguida pelo DJ Cadu Oliveira. Já hoje, 9, o Talentos da Feliz Idade abre os trabalhos às 14h seguidos por Magnatas Show, a Orquestra Mineira do Rock e a Banda Vinil. Na virada para o final de semana, tem mais DJ Cadu. No sabadão, 10, quem desembarca em São Tiago é o Teatro Mágico com sua Turnê Reluzente. Mas quem disse que ele chega sozinho? À tarde e à noite o som não para na programação, que você pode conferir completa clicando aqui.  A agenda continua ao longo de todo o domingo. Vale lembrar que a mais do que aguardada Oficina dos Biscoitos Falantes e cortejos especiais são atrações imperdíveis também.


Como tudo começou

Antes de ser um fenômeno turístico e gastronômico, a Festa do Café com Biscoito foi um sonho – e ele envolveu o Sicoob Credivertentes para ser realizado. Nos anos 1990, a Cooperativa investiu em uma consultoria de empreendedorismo e economia coletiva para levar à comunidade uma conclusão definitiva: São Tiago tinha tudo para ser uma potência.


E foi a partir daí, unindo forças com outras instituições locais, que a “I Parada do Café com Biscoito” aconteceu, em 1999. O primeiro nome teve origem na própria tradição quitandeira local. “Nossa cidade era ponto de descanso para tropeiros séculos atrás. Mas além de teto para dormir eles encontravam aqui uma hospitalidade culinária. Café e biscoitos, especialmente feitos com polvilho, eram servidos com toda gentileza que o mineiro tem. Aos poucos, eles começaram a se abastecer e a levar o que era feito em São Tiago para outras paragens”, explica o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credivertentes, João Pinto de Oliveira.

Não demorou para que a proposta de servir o que tem de melhor ao público atraísse visitantes do país inteiro, todos os anos. “Não imaginávamos que se tornaria algo tão grandioso. Mas nos alegra ver que a cidade agora tem uma economia pujante, uma indústria forte e, ainda, uma atração turística amada Brasil afora. Tudo isso graças à Cooperação”, explica o gerente de Negócios Rogério Ladeira.