null Sicoob Cecremef e Wall Bijoux

15/06/2022 07:00

A partir deste mês, nossos cooperados podem aproveitar 10% de desconto em compras na loja Wall Bijoux, especializada em semijoias. A empresa foi idealizada por nossa cooperada, a advogada Walleska Igreja, que na época deixou seu emprego na Eletrobras Furnas depois de 19 anos, e contou com a nossa cooperativa para realizar seu sonho.

Em 1990, após trabalhar 20 anos em Furnas, Walleska começou a projetar sozinha seu negócio. No começo, ela fazia de maneira artesanal bijuterias para vender em seu círculo de amigas. Assim como muitos, ela começou sem saber nada sobre comércio e aprendeu a empreender na prática, com muita dedicação e coragem.

A empresa também atua com a revenda consignada de seus produtos, há 22 anos. Com o sucesso do negócio, logo após sua criação, Walleska abriu essa categoria de vendas depois de algumas clientes e amigas, pedirem seu mostruário para que pudessem mostrar a outras pessoas. Atualmente a Wall Bijoux conta com um sistema rotativo com cerca de 20 revendedoras, dentro e fora do Rio de Janeiro.

Walleska afirma que contou com a cooperativa durante o desenvolvimento da Wall Bijoux, obtendo auxílio financeiro e educacional. No início, ela não sabia como lidar com suas finanças, gastando boa parte com projetos pessoais: “se eu tivesse o conhecimento que tenho hoje em dia e a mesma  assistência em educação financeira, teria sido diferente, eu teria gastado menos em viagens. É importante sabermos separar a renda extra dos gastos pessoais.”

Sobre a ajuda financeira, a empresária conta que há 21 anos, abriu uma conta PF (pessoa jurídica) na cooperativa, e pode contar com benefícios que para o pequeno empreendedor fazem a diferença. Ela cita como exemplo, o desconto de recebíveis, no qual a taxa tem um percentual mais baixo em relação as demais instituições financeiras.

Walleska também relembra a ajuda que recebeu dos diretores do Sicoob Cecremef Mauro Alves (presidente) e Carlos Soares (operacional) no início do seu negócio: “conforme a Wall Bijoux foi crescendo, contei muito com o Mauro e com Carlos. Foi o Carlos quem me deu todo o suporte e ajuda para abrir meu MEI, e a orientação para que separasse a Wall pessoa física da Wall pessoa jurídica, o que foi muito importante para o crescimento da minha empresa”.

A respeito das diferenças da cooperativa em relação aos bancos, a empresária expressa que se sente muito satisfeita em fazer parte: “primeiramente como o nome já diz é uma cooperativa, ou seja, eu também sou dona de algum pedacinho. Toda a orientação sempre está direcionada para que o cooperado obtenha as melhores oportunidades e isso me faz sentir mais segura”.

Nos dias de hoje, tem sido cada vez mais comum pessoas iniciarem seus próprios negócios, sobretudo mulheres. A população feminina tem estado cada vez mais à frente de empresas, sejam próprias ou privadas. Segundo dados do Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil ocupa o sétimo lugar entre os dez países com o maior número de mulheres empreendedoras.

A pesquisa realizada no início deste ano, pela Vhsys (empresa de tecnologia e gestão empresarial) com 822 pessoas, 39,9% disseram que atuam em empresas que têm mulheres como proprietárias delas. O Sicoob valoriza essas iniciativas, dando o apoio necessário as pequenas e grandes empresas, fornecendo crédito e educação financeira especializada.

Walleska ressalta: “para mulheres, empreender nem sempre éum caminho fácil. O meu negócio surgiu em 1990, onde fiquei informal até 2014, quando abri minha empresa PJ (pessoa jurídica). Ser dona do meu próprio negócio sempre foi um sonho após o término de um ciclo profissional de 19 anos trabalhando em uma estatal, sempre digo que empreender é planejar, ser criativa, organizada e principalmente ter foco!”.


Veja o nosso código de desconto com a Wall

e conheça outros convênios da sua cooperativa:

https://www.sicoob.com.br/web/sicoobcecremef/convenios



Fotos: Arquivo Pessoal (2021 e 2022).

Legenda imagem de capa: Welleska Igreja na Wall Bijoux, sua loja de semijoias. 

Legenda imagem 1: Ateliê Wall Bijoux. 

Legenda imagem 2: Ateliê Wall Bijoux.