null Adolescente adquire trator com financiamento do Sicoob e é notícia na Expointer

31/08/2022 12:13

Adolescente Ângelo Rossi foi notícia no jornal Correio do Povo, ao adquirir trator financiado pelo Sicoob

O Sicoob foi notícia na edição do tradicional jornal Correio do Povo (RS) de 31 de agosto, com uma reportagem na página 8 (Rural), sobre a 45ª Expointer, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 27 de agosto a 4 de setembro. A reportagem “Adolescente adquire trator”, conta a história do agricultor Ângelo Rossi, de 17 anos, que assumiu a propriedade do avô, onde planta milho e trigo.

Confira a reportagem: “O núcleo do Sicoob São Miguel financiou ontem (30 de agosto) na 45ª Expointer, pela primeira vez, a compra de implementos agrícolas para um menor de idade. Responsável por agências de 74 municípios na região Sul, o núcleo avaliou que o agricultor Ângelo Rossi, de 17 anos, se enquadra no perfil para adquirir financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Rossi veio fechar o negócio para a compra de um trator modelo Massey Ferguson MF 4707, cabinado, para ajudar na produção de milho e trigo nos 20 hectares pertencentes à família, em Carlos Barbosa. 

O jovem assumiu a produção no sítio do seu avô há três anos, quando este decidiu deixar o meio rural. “Desde a sua infância o Ângelo sempre foi fascinado pelo agro, ele sempre teve uma paixão muito grande”, afirma Alexandra Rossi, a mãe do rapaz. Os pais de Ângelo, que trabalham na construção civil, frequentam a Expointer todos os anos para acompanhá-lo.

O processo para o financiamento junto ao Sicoob começou em julho deste ano e envolveu a emancipação jurídica do jovem. “Ele está iniciando a atividade junto com a família, tem o apoio da mãe e do pai por trás disso e a dedicação dele é no agro, então a gente viu necessidade e nos empenhamos em buscar o financiamento”, diz Josimar Walendorff, funcionário do Sicoob que atendeu a família. Ele acredita que este pode ser um incentivo para que outros jovens produtores busquem crédito.

“Esse foi um caso interessante, porque a gente nunca tinha presenciado a compra e entrega para um cliente com 17 anos”, diz Oderly Júnior, gerente de vendas da Massey Ferguson. Ele afirma que Ângelo, assim como outros agricultores, têm frequentado o espaço da empresa procurando máquinas avançadas.

“Os negócios estão prósperos e a expectativa é boa, porque o agro está em um bom momento”, disse o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com reportagem do Correio do Povo). Reprodução de jornal – foto de Alina Souza.