null Sicoob Credivertentes celebra 36 anos de fundação

26/08/2022 13:38

História da Cooperativa começou em 1986 na pequena São Tiago, Terra do Café com Biscoito

O ano era 1986. Mais especificamente um 27 de Agosto tipicamente ensolarado em São Tiago, interior de Minas Gerais. Naquela quarta-feira, mais de 200 pessoas eram aguardadas (com ansiedade) num evento que vinha causando burburinho na comunidade. Só 22 dos convidados, no entanto, apareceram. 

Poderia começar aí um causo de frustração. Mas se tornou algo muito maior: uma história de Cooperação. Com 22 assinaturas em ata, foi fundada ali a Cooperativa de Crédito Rural Campos das Vertentes. Hoje, exatos 36 anos depois, os 22 idealizadores se multiplicaram para 22 comunidades e se tornaram mais de 30 mil Cooperados. O nome da instituição também ganhou ainda mais importância e uma marca forte: Sicoob Credivertentes. 

“Daqui, de um município até então desacreditado e abandonado pelo sistema bancário, partimos numa jornada de inclusão e cidadania financeira. Não foi fácil, mas desembarcamos em outras cidades e outros distritos levando inclusão, acesso ao Crédito e, ainda, uma gama de projetos transformadores”, mencionou o membro-fundador e presidente do Conselho de Administração da Cooperativa, João Pinto de Oliveira, às vésperas do aniversário institucional no sábado, 27.

De fato, atualmente o Sicoob Credivertentes realiza nada menos que 11 projetos. Os focos envolvem pautas educacionais, culturais, sociais, ambientais e, ainda, profissionalizantes.  “Todos os anos, produzimos um vídeo que comunique às pessoas nossa trajetória, agradeça a quem faça parte dela e, ao mesmo tempo, explique a Cooperação na prática. Em 2021, falamos sobre a importância do acesso justo ao Crédito. Agora, focamos no impacto coletivo da filosofia humanista, da luta pelo bem comum”, explica a supervisora de Comunicação e Marketing, Elisa Coelho. 
A produção, de três minutos, você assiste abaixo.



O Sicoob Credivertentes

Fundado em 1986, o Sicoob Credivertentes tem sede em São Tiago, no interior mineiro, mas expandiu seu mapa de atuação para outras 21 comunidades. Há, ainda, uma agência na área central da capital mineira, Belo Horizonte; e a possibilidade de associação digital em qualquer lugar do país.