null Como o modelo de negócio do Sicoob pode ajudar você financeiramente

20/12/2019 16:53

No modelo praticado pelas cooperativas, todos participam ativamente de todas as decisões. Exercendo valores que visam ao retorno para os cooperados, a divisão dos resultados é realizada proporcionalmente, de acordo com o valor de operações de cada um. No Sicoob, a maior instituição financeira cooperativa do Brasil, a missão é gerar soluções adequadas e sustentáveis aos cooperados e às regiões onde moram.

No modelo praticado pelas cooperativas, todos participam ativamente de todas as decisões. Além disso, a divisão dos resultados é realizada proporcionalmente, de acordo com o valor de operações de cada um.

No Sicoob, a maior instituição financeira cooperativa do Brasil, a missão é gerar soluções adequadas e sustentáveis aos cooperados e às suas comunidades. Cada um que faz parte desse sistema trabalha o cooperativismo como uma filosofia de vida. É uma forma de pensar e agir que não só torna possível, mas também potencializa a realização de algo que muitas vezes não se alcançaria sozinho.

Então, que tal fazer o mesmo, aplicando essa cultura em sua rotina? Dentro de casa, no trabalho e na administração da sua vida, o cooperativismo pode fazer toda a diferença. Veja como tornar esse modelo uma solução financeira no seu âmbito pessoal:

1. Decida cooperar e incentive os outros
Uma cooperativa é uma instituição formada por associação de pessoas, cuja adesão é voluntária. Todos podem fazer parte, basta se associar e assumir a responsabilidade como cooperado. Então chame sua família e seus melhores amigos para que cooperem entre si para economizar, poupar e investir, a fim de que todos tenham uma vida financeira saudável.

2. Pratique a equidade na tomada de decisões
Nas cooperativas financeiras, os cooperados não são clientes, são usuários e, ao mesmo tempo, donos, com direito, inclusive, à participação nas assembleias de tomada de decisões sobre os rumos da organização. Assim, aproveite a ideia para se reunir com os membros da sua família e organizar as prioridades conjuntamente. Toda opinião conta, viu?!

3. Divida os resultados
O cooperativismo financeiro não visa ao lucro. Se houver dividendos de aplicações ou investimentos realizados, o valor é devolvido aos cooperados. Que tal testar isso também? Faça planos de como usar as “sobras” para aplicar em um consórcio com seu cônjuge ou realizar alguma ação social para ajudar a sua comunidade.

4. Gostou da experiência? Espalhe essa ideia!
As cooperativas de crédito estão presentes em vários municípios brasileiros, sendo que em 594 deles elas são a única forma de inclusão financeira da região. Em 270 cidades, o Sicoob é a única instituição financeira. Ajude a divulgar os resultados dessa experiência no seu ciclo social, sendo um exemplo e mostrando que é possível espalhar e alcançar sonhos sem deixar ninguém para trás.

Com cooperação, todo mundo sai ganhando no final!