null Dia de Cooperar: Ações foram realizadas em São Roque de Minas e Poços de Caldas

Capa do artigo:
Conteúdo:

Após dois anos de suspensão devido a Covid-19, na quinta-feira (30/06), iniciou-se as ações para celebrar o Dia C através dos voluntários das cooperativas educacional Sarom e o SICOOB Sarom de São Roque de Minas e Poços de Caldas. Além disso, também foram realizados o Cinema Solidário e o Bailão da 3° Idade aberto para cooperados e toda comunidade. Os eventos foram marcados com muita música, diversão e entretenimento para toda família. Já no sábado (2/7), seguimos com o hasteamento das bandeiras.

 

O Dia C foi criado com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social das comunidades através dos voluntários, elevando a qualidade de vida das pessoas, fortalecendo os valores, princípios e cultura do cooperativismo. Este movimento é realizado anualmente por milhares de cooperativas do país, representando a força do cooperativismo em diversos estados.

 

Ações realizadas em São Roque de Minas

 

Para iniciar as ações do Dia C no município, na quinta-feira (30/6), as cooperativas educacional Sarom e o SICOOB Sarom presentearam a comunidade, crianças e adolescentes com o Cinema Solidário, no Instituto Ellos de educação, com sessões às 18h e 20h. No total, 294 crianças e adolescentes participaram. Durante as exibições, estavam disponíveis para venda pipoca doce e salgada, refrigerante e guloseimas. O valor arrecadado será destinado para ONG’S dos animais de rua.

 

Na sexta-feira (1/7), os convidados foram os cooperados e idosos, que participaram do Bailão da 3° Idade. Ao todo, 73 pessoas estiveram presentes e foram recebidos com caldo de feijão e música ao vivo com a dupla sertaneja Lécio Júnior e Helcio. Durante a noite, os convidados ainda tiveram a chance de concorrer a brindes.

 

Por fim, no sábado (02/07), na praça matriz, os cooperados, crianças e adolescentes e toda comunidade foram recebidos com gincanas, brinquedos, guloseimas, desenhos, atividade e também serviços básicos de saúde, como testes de IST’S e orientações em geral sobre a saúde. No total, 66 testes foram realizados e 420 crianças e adolescentes foram mobilizadas para as ações, além da comunidade são roquense e região.

 

Ações realizadas em Poços de Caldas

 

 No município, não foi diferente. Os voluntários das cooperativas: SICOOB Sarom, Sicredi, Copoços, Unicred, cooperativa de saúde Unimed, Coopersul e Coopergore se mobilizaram para realizar as ações do dia C no sábado (02/07), no Parque Municipal Antônio Molinari, com programação de 8h às 12h.

 

A comunidade foi recebida com diversas atividades culturais, esportivas e de auto cuidado. Contaram com ações de saúde como aferição de pressão, orientação nutricional, massagem, entre outros. Além disso, no palco, a comunidade foi prestigiada com aulas de zumba, funcional e hit. Também contaram com ações de incentivo a cultura, como pintura de tela coletiva e oficinas para crianças e adultos.

 

Para auxiliar e reforçar sobre a importância da saúde mental, os psicólogos da Unimed realizaram a roda de conversa, meditação e técnicas de relaxamento. Por fim, também tiveram aulas esportivas, através da Lei de Incentivo ao Esporte, em parceria com projetos da Unimed. Para as crianças, foram distribuídos kits com sacolinhas surpresas e cofrinhos.

 

Com ações como essas, reforçamos coletivamente, a importância do cooperativismo nas comunidades, com retorno socioeconômico para todos.­

Foto da galeria (opcional):
Baixar Foto da galeria (opcional)
Título da foto (ocional):
Subtítulo (opcional):