null Projeto ambiental do Sicoob Credivertentes é indicado ao Prêmio José Costa

27/10/2020 15:01

Uma ação de Responsabilidade Ambiental do Sicoob Credivertentes ‘fluiu’ e chegou longe. Lançado em junho de 2019, o Minas+Vertentes é um dos finalistas do Prêmio José Costa, realizado pelo Diário do Comércio em parceria com a Fundação Dom Cabral. Concorrendo com o projeto da cooperativa de crédito estão a Brigada-1, de combate voluntário a incêndios florestais; e o Plano Diretor das Águas, da ArcelorMittal. O resultado final da premiação será divulgado no dia 29 de outubro.

A iniciativa
 

O Minas+Vertentes tem como objetivo cuidar dos recursos hídricos em suas fontes. Ou seja, direto nas nascentes. Para isso, recorre ao cercamento utilizando moirões, arames, espaçadores e balancins. Na primeira edição, ano passado, foram cercados 8km em 11 propriedades rurais de São Tiago, município-sede do Sicoob Credivertentes, Ritápolis e Resende Costa. Todo o processo foi realizado pelo técnico Murton Moreira. “Um dos resultados mais claros dessa ação é impedir a aproximação de animais. Com isso, ganha o Meio Ambiente e ganha a propriedade onde a mina d’água está. Isso porque o espaço protegido não tem o solo pisoteado e compactado, de modo que a água continue infiltrando e fluindo por ali livremente. Ao mesmo tempo, o produtor se certifica de que contará com um recurso limpo e terá controle sobre verminoses”, explica.

As áreas beneficiadas em 2019 envolveram sub-bacias dos rios do Peixe, Carandaí e das Mortes, todos afluentes da Bacia do Rio Grande. Uma nova fase de cercamentos já está sendo preparada e deve acontecer ainda em 2020.

 

credivertentes

Fazer o bem
 

O projeto de Responsabilidade Ambiental do Sicoob Credivertentes é uma amostra do poder da união, reforçado com mais intensidade durante o Dia de Cooperar (Dia C), promovido anualmente pelo Sistema Ocemg com mutirões de cidadania em comunidades de todo o país.

O Minas + Vertentes foi lançado justamente durante a mobilização de 2019 num evento que reuniu mais de 200 pessoas em São Tiago: a I Caminhada da Cooperação. Para participar, bastavam a doação de um quilo de alimento não-perecível – destinado à APAE local – e disposição para percorrer 3,5km rumo à Fazenda Santo Antônio, que seria beneficiada com o cercamento de uma nascente.

Pouco depois, outras dez propriedades foram assistidas, para alegria de empreendedores rurais como José Gouvea Filho, de Resende Costa. “A sensação de mudança tomou conta de nós com o projeto. Nossa nascente integra uma Área de Preservação Permanente (APP). Protegida, já consegue verter mais água. É bonito de ver”, diz.

Motivação


Segundo a supervisora de Comunicação e Marketing do Sicoob Credivertentes, Elisa Coelho, depoimentos como esse já soam como grandes prêmios para a instituição, seus colaboradores e seus mais de 25 mil associados. “A filosofia do cooperativismo é transformadora. E cabe a nós colocá-la em prática para transformar vidas, realidades. Nossa felicidade é saber que conseguimos fazer a diferença com total apoio e participação das comunidades onde estamos”, destaca.

O presidente do Conselho de Administração da cooperativa, João Pinto de Oliveira, acredita que esse, aliás, é um diferencial do Minas + Vertentes. “Sermos indicados a um prêmio como o José Costa é mérito de todos. Isto é, da nossa equipe, do suporte técnico, dos cooperados e dos produtores rurais. Desejo que possamos fortalecer ainda mais nossos lençóis freáticos, promover o fortalecimento do Agronegócio, gerar água com mais qualidade, aprimorar o abastecimento de um bem tão precioso para nós e o Meio Ambiente”, comenta.