null Entenda o que é o saque extraordinário do FGTS

14/06/2022 09:39

Ao longo das últimas semanas, os brasileiros começaram a ter acesso ao saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O saque, no valor de R$ 1 mil, foi liberado conforme data de aniversário dos beneficiários.

Este valor estará disponível para saque até o dia 15 de dezembro.

Mas, com o saque extraordinário, surgiram algumas dúvidas. Como saber se tenho direito? Vale a pena sacar? O que fazer com o valor?

Trouxemos algumas respostas e dicas. Dá uma olhada!

 

Como eu descubro se tenho direito ao saque?

Você pode consultar se tem direito ao saque pelo site da Caixa, pelo aplicativo FGTS ou nas agências da Caixa Econômica Federal. Além de consultar se tem direito, você também tem acesso aos valores e datas para receber o dinheiro.

 

Mas afinal, vale a pena sacar?

Aqui a resposta depende muito da sua realidade.

Para os que têm um bom controle financeiro, tirar o dinheiro da conta do FGTS e aplicá-lo em outra opção que renda mais pode ser bem interessante.

O rendimento da conta do FGTS é bem inferior aos investimentos mais simples de renda fixa. Você pode, por exemplo, tirar estes R$ 1 mil e aplicar no RDC do Sicoob Cecres para obter um bom rendimento e a liquidez que se encaixar melhor a sua realidade.

Outra boa opção, a depender de sua realidade, é realizar o saque deste valor para quitação de dívidas – sempre priorizando aquelas que os juros estão mais altos.

Porém, um ponto merece muita atenção: este valor não deve ser sacado para gastos supérfluos, já que o FGTS foi criado para proteger o trabalhador em caso de desemprego repentino ou aposentadoria, garantindo um período de conforto financeiro.

Cuidar deste valor é cuidar, também, do seu futuro!

 

Não quero sacar. Como proceder?

Se você não quiser mexer na segurança do valor do seu FGTS, você consegue informar via aplicativo FGTS ou em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Nestes canais, você informará que não deseja receber o valor e que o mesmo deve ser enviado novamente para sua conta do FGTS.

Mas, fique tranquilo. Se você esquecer ou não avisar por algum motivo, como a conta é criada automaticamente, o valor retornará à conta do FGTS ao final do prazo, em 15 de dezembro.