null Programa Protetor Ambiental realiza aula magna em Maravilha

23/05/2022 10:21

A nova turma, com 25 alunos, participará de encontros semanais com instrutores da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste

O Programa Protetor Ambiental (Proa), turma de Maravilha, teve aula magna no auditório da agência do Sicoob Credial, no Centro de Maravilha (SC). Na ocasião reuniram-se autoridades, familiares e alunos do projeto, a fim de celebrarem o início das atividades. O Sicoob Credial e a Prefeitura de Maravilha são os apoiadores do programa. A aula magna “Identidade: construindo minha história de amor à natureza”, foi ministrada pelo terapeuta Sérgio Ribeiro. A turma é composta por 25 alunos, que participarão de encontros semanais com os instrutores da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste.

O Programa Protetor Ambiental é realizado desde 1999 no Estado, coordenado pela Polícia Militar Ambiental, tendo instrutores profissionais voluntários das áreas socioeconômica e ambiental.  Para o presidente do Sicoob Credial, Hermes Barbieri, este projeto é muito importante para a comunidade. “Programas como o Protetor Ambiental desenvolvem em nossos jovens atitudes éticas, corretas e responsáveis para com o meio ambiente e a sociedade, além de preparar futuras lideranças e, consequentemente, disseminadores de todo este importante conhecimento adquirido”, afirmou.  

Esta é a 24ª turma de Protetores Ambientais que inicia sua jornada, e ao final do ano, se somará aos mais de 650 jovens formados na região do Extremo-Oeste. Serão 180 horas de aulas teóricas e atividades práticas a campo, bem como viagens de estudo, seminários, palestras e eventos diversos.

Conforme explica o sargento PM Gilberto Pilla, o programa tem uma importância fundamental no desenvolvimento intelectual dos jovens por meio da educação ambiental. “Este programa faz com que os jovens compreendam as relações ecológicas entre o ser humano e a própria exploração dos recursos naturais de uma forma ampla e reflexiva, para que possa ser questionada e debatida”. O objetivo é que, ao final do curso, todos estes jovens sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, principalmente das temáticas ambientais, sociais, conceito de família, comunidade regional, liderança, disciplina e do exercício da cidadania.

Fonte: Sicoob Credial – Assessoria de Comunicação.