null Sicoob Fluminense anuncia contemplados – Fundo Especial para Aplicação em Projetos Socioambientais

16/03/2022 10:24

Numa edição especial do “Café Cooperativo”, no qual não faltou muita emoção, o Sicoob Fluminense apresentou oficialmente na terça-feira, 15 de março, os projetos selecionados para a obtenção de recursos junto ao Fundo Especial para Aplicação em Projetos Socioambientais da cooperativa. 

O evento foi no auditório da sede principal do Sicoob Fluminense, em Campos dos Goytacazes, e contou com a participação de representantes das entidades, colaboradores, da assistente social Maria Clara Oliveira, coordenadora do processo de seleção dos projetos, da Presidente do Conselho de Administração, Vera Lúcia Almeida, do Diretor Administrativo-Financeiro, Charles Medina, e do Diretor-Presidente, Neilton Ribeiro da Silva. 

Trata-se de um fundo estatutário, aprovado pelo Conselho de Administração no dia cinco de agosto de 2021. Constituído em Assembleia Geral Ordinária, tem como objetivo apoiar ações desenvolvidas por entidades com foco na educação, cultura, esporte, saúde e inovação, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades nas áreas de atuação da cooperativa.  

O Fundo Especial para Aplicação em Projetos Socioambientais do Sicoob Fluminense é formado por meio de definição, anualmente, com base em dois por cento das sobras líquidas da cooperativa à disposição da assembleia, apuradas após o encerramento do exercício social, até 2025, contando ainda com outras fontes de recursos, tais como doações de empresas para aplicação, correspondendo no mínimo a uma quota parte de contribuição dos associados. 

A administração dos recursos financeiros do Fundo Especial é da Comissão de Projetos Sociais do Sicoob Fluminense, e a entidade beneficiada terá o prazo do ano vigente para a utilização dos recursos recebidos. 

Experiências 

Na primeira parte do evento, uma dinâmica de apresentação pessoal e também de indicação dos trabalhos desenvolvidos pelas instituições presentes emocionou a todos. 

Histórias pessoais que acabaram inclusive sendo motivadoras para a criação de unidades assistenciais, e superação de obstáculos os mais diversos, acabaram se misturando com a exposição de desprendimento e motivação dos responsáveis pelas instituições, o que mostrou a importância do Fundo da cooperativa. 

Muitos relatos tocantes de recuperação e apoio a pessoas em situações de fragilidade social ou enfrentando problemas de saúde deixaram a certeza, unânime, que o Sicoob Fluminense inaugurou uma nova etapa no seu trabalho desenvolvido no campo da responsabilidade social. Os próprios representantes das entidades trocaram experiências para um apoio mútuo no futuro. 

Contemplados 

Os projetos divulgados no “Café Cooperativo" (projeto da cooperativa para a  integração com a sociedade), e que serão contemplados pelo Fundo com um valor individual de R$ 3 mil, foram os seguintes: 

- Campanha Ecológica Abadá Capoeira, da Associação de Capoeira Artes e Culturas Brasileiras do Norte Fluminense. Apresentada pelo mestre Algodão e Leon Ribeiro de Souza, presidente da entidade, visando educação física, integração e educação ecológica, especialmente para jovens; 

- Minibibliotecas de Educação Financeira para Mulheres, da Elas Educação Financeira Ltda., apresentada por Ana Paula Bessa, sócia fundadora, para doação das minibliotecas a instituições diversas; 

- Óleo em Movimento, do Coletivo de Mulheres As Marias da Baixada – Mães Unidas para Vencer o TDAH, apresentada pela presidente Iara Alexandrino, para confecção de sabão artesanal com renda revertida a famílias de extrema pobreza e mães de filhos portadores de deficiência intelectual; 

- Projeto Oncológico, do Instituto Sawanna por Todos, apresentado por Lena Souza, para aquisição de maquinário para a confecção de próteses capilares destinadas a quem está passando por tratamento oncológico; 

- Projeto Carolinas, da ONG Nação Basquete de Rua, apresentado por Lebron Vítor Hugo Ribeiro e Tamillys Lírio, respectivamente presidente e vice da organização, para apoio a mulheres negras da periferia em situação de vulnerabilidade social; e 

- Seminário com Rodrigo Feijão, do Projeto Caneca Jiu Jitsu, apresentado por Maicon Caneca dos Santos, para aprimoramento técnico do esporte e aproximação dos jovens com um nome internacional do Jiu Jitsu. 

Vera Lúcia Almeida, Presidente do Conselho de Administração, disse na oportunidade que “nossos problemas acabam se tornando pequenos diante da grandeza dos trabalhos que estamos vendo aqui. Tenho a certeza de que juntos vamos fazer o bem prevalecer.” 

Para Neilton Ribeiro da Silva, Diretor Presidente do Sicoob Fluminense, “o Fundo Especial para Aplicação em Projetos Socioambientais vai ser a consagração desta instituição. Será ainda um orgulho para os nossos mais de 16 mil associados, pois não adianta sermos grandes se não trabalharmos na direção de algo que valha a pena. Vamos dar continuidade a este modelo, que vai ao encontro do que os defensores do cooperativismo pensam e fazem. Sei que, como pioneiros nesta iniciativa, seremos um espelho para outras cooperativas e instituições. E penso que o que vai ficar para trás será pequeno em relação ao que está por vir.”