Nossa História 

 

Cressem Sede

Idealizada em 1979, conforme Estatuto da Associação dos Servidores Municipais – ASSEM, há 37 anos nascia, em São José dos Campos, a Cooperativa de Crédito dos Servidores Municipais. Entre os objetivos do primeiro Estatuto da Assem, constava a organização de uma Cooperativa de Consumo e a instituição de um sistema de Auxílio Econômico aos Associados em dificuldades (art. 1º, § único). A proposição foi impulsionada por pessoas que vieram da iniciativa privada, conhecedoras dos princípios e práticas cooperativistas – como Nelson Borges, que conhecia bem a Cooperativa de Crédito da Rhodia, criada em 1963. Em 02 de maio de 1984, através da Portaria 53/84 da PMSJC, o Prefeito Robson Riedel Marinho, nomeou a comissão para estudar a viabilidade de implantação da Cooperativa de Crédito, tendo como coordenadores os senhores Hélio Augusto, Vice Prefeito e Secretário SDC – SJCampos, Jorge Cursino, Diretor de Finanças e Nelson Borges, Secretário de Administração.

Em 25 de julho de 1984, é fundada a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Municipais de São José dos Campos. “Na época, como forma de buscar cooperados, apresentamos a ideia de fazer uma “vaquinha”, juntando o dinheiro das mensalidades e aplicando para aumentar o rendimento e poder emprestar aos servidores, com garantia de taxas justas e prazos adequados para melhorar a vida de cada um, um esforço de cooperação mútua, para o bem de todos”, conta Jorge Cursino, primeiro Presidente da cooperativa e ex-diretor de Finanças da Prefeitura. A ideia explicada de forma simples foi tomando corpo. Afinal, naqueles tempos de inflação alta e muitas dificuldades, cooperar era a melhor solução. “Era preciso criar alguma forma de apoiar os servidores, para que eles não caíssem nas armadilhas financeiras que eram oferecidas a todo momento”, completa Cursino. Mesmo com todos os esforços e contínua elevação inflacionária, os valores das “vaquinhas” não eram suficientes para atender as dificuldades dos servidores, razão pela qual o prefeito Robson Marinho  enviou o projeto de lei para a Câmara, concedendo um empréstimo de CR$ 20.000.000  (vinte milhões de cruzeiros), sendo aprovada e sancionada a lei 2.941/85. “O melhor de tudo é que o servidor entendeu a proposta e participou do processo, e graças a isso, hoje temos uma cooperativa forte e eficiente”, ressalta Nelson Borges.

A Cressem se tornou uma das mais importantes cooperativas do país, conquistou diversas premiações por seu desempenho nos campos econômico, financeiro e social, e hoje atua em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, reunindo mais de 12 mil cooperados. A Cressem passou a integrar o maior Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil – Sicoob – organização formada por 366 cooperativas que somam mais de 5.3 milhões de cooperados e uma rede de atendimento com 3.563 postos, distribuídos por todos os Estados da Federação. Surge, então, o Sicoob Cressem, que reforça e amplia a atuação da entidade, tendo por base os princípios cooperativistas e os valores sociais da cooperação e do pertencimento, da responsabilidade social e da justiça financeira. “Desde o início, prezamos pela credibilidade conquistada pela entidade e por uma relação de confiança com o cooperado, participamos dos momentos mais simbólicos e marcantes da vida dos nossos cooperados, das soluções emergenciais até a busca de prosperidade de cada um, da viagem da família e da formatura dos filhos, da conquista da casa própria e apoio social e cultural, sempre com atendimento eficaz e humanizado”, enfatiza Paulo Alciprete, atual Presidente do Conselho de Administração.

Ressaltamos que ao assumirmos a Administração do Sicoob Cressem em junho de 2018, nossa posição no ranking da Central das Cooperativas  era a 16ª colocação. Com perfil de inovação implementado pelo atual Conselho de Administração, em 2019 passamos para o 2º lugar (Cooperativas Clássicas - Grandes) e 1º lugar (Desbravadores - Seguradora). E neste ano em que completamos 37 anos de existência, conquistamos o reconhecimento a nível nacional, recebendo o Troféu Cisne de Ouro, destaque nacional na CNV na modalidade Cartões.

A cooperativa tem hoje um perfil inovador, com sede própria dotada de toda estrutura, tecnologias e acessibilidade, oferecendo aos associados, soluções financeiras disponíveis no sistema econômico (com tarifas justas), e mantendo uma série de programas e serviços típicos da cooperativa em apoio direto aos cooperados, tais como cursos, palestras, vídeos, campanhas sociais, apoio institucional e assistencial “Aqui somos eternos otimistas e queremos ampliar as vantagens dos cooperados disponibilizando produtos, serviços e atendimentos que realmente fazem a diferença”, conta o vice-presidente Sidney de Paulo.