Notícias

null Sicoob recebe executivos em encontro promovido pelo Sistema OCB

29/02/2024 06:43

Iniciativa faz parte do projeto “Conhecer para Cooperar”

O Sicoob recebeu na manhã desta segunda-feira (26), em Brasília, o projeto “Conhecer para Cooperar” liderado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que tem como objetivo apresentar as melhores práticas do cooperativismo financeiro no país, bem como conhecer experiências internacionais, com o intuito de promover um maior entendimento do modelo e estreitar os laços entre o segmento e o poder público.

Ao lado dos representantes da OCB e da diretoria do Sicoob, participaram do encontro integrantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) e do CECO (Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito), além de representantes dos demais sistemas cooperativos e cooperativas

O evento foi aberto pelo presidente do Conselho de Administração do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), Miguel Oliveira, que cumprimentou os presentes e, na oportunidade, falou sobre o movimento do Sicoob e as expectativas do projeto. "Vocês verão o efeito positivo gerado nos indivíduos e empresas que participam do nosso modelo (...) queremos ser um promotor de prosperidade para a sociedade brasileira", afirmou Miguel.

Em seguida, Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Sicoob, apresentou o panorama sobre o cooperativismo financeiro no mundo e no Brasil, inserindo o Sicoob nesse contexto. O executivo explicou a origem do movimento cooperativo financeiro, que surgiu no século XIX, na Alemanha, e deu ênfase ao segmento como um modelo de negócio sustentável. "A orientação de resultado cooperativista se baseia no resultado mínimo, aquele necessário para a sustentação de limites técnicos, e não na maximização da riqueza de acionistas", ressaltou.

Ainda segundo o diretor-presidente do Sicoob, o cooperativismo financeiro é baseado em sete princípios: adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade. “Nós nunca pregamos o cooperativismo como um único modelo de negócio, mas sim como o modelo de negócio que preenche lacunas”, finalizou Almada.

Após as palestras, os participantes do evento conheceram as instalações do Centro Cooperativo Sicoob, acompanhados pelo diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, Ênio Meinen, e demais diretores do CCS.