História do Sicoob Agrocredi

 

Daquele incerto 1992, de um cenário político tumultuado e dos caras-pintadas, surgiu a Agrocredi. Na sede da Cooxupé – Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé – Ltda, iniciamos as atividades com o nome de Cooperativa de Crédito Rural dos Cafeicultores e Agropecuaristas em Guaxupé Ltda, a Agrocredi.

Passados sete anos da fundação e já com 583 cooperados, inauguramos nosso primeiro posto de atendimento fora de Guaxupé em Alfenas, MG.

No ano 2000, já com 950 associados inaugura-se na cidade de Monte Santo de Minas, em MG.

Com o passar dos anos, inauguramos postos de atendimento em Caconde – SP, Muzambinho, Cabo Verde, Poços de Caldas, Nova Resende, Campestre, Botelhos e Serrania, em MG.

Em 2006 passamos a ser parte integrante do Sicoob, adotando a partir de então o nome e marca Sicoob Agrocredi.

Ainda em 2006 ficou definido que qualquer pessoa física ou jurídica poderia se associar ao Sicoob Agrocredi, sendo a partir de então uma cooperativa de livre admissão. Em continuidade às expansões e atendimento à livre admissão, neste mesmo ano inauguramos postos de atendimento nas cidades de São José do Rio Pardo e Tapiratiba, em São Paulo, além de um posto de atendimento em área central de Guaxupé – MG, que também passou a ser o endereço da sede administrativa da cooperativa.

Apesar da crise financeira mundial, em 2008, conquistamos novos associados, finalizando o ano com 9.240 associados. Continuamos, também, a expansão dos postos de atendimento e inauguramos na cidade de Andradas, em MG.

Durante os próximos anos, iniciamos atividades nas cidades de Divisa Nova, Caldas e Santa Rita de Caldas em Minas Gerais e Espírito Santo do Pinhal, Divinolândia e São Sebastião da Grama em São Paulo. Chegando em 2012, quando completamos 20 anos ao marco de 20.000 associados.

Em 2013 e 2014 passamos a atender nas cidades de Ipuiuna e em Minas Gerais e São João da Boa Vista, e no ano de 2016 inauguramos um posto de atendimento reduzido no Shopping da cidade de Poços de Caldas e no ano seguinte outro ponto de atendimento, desta vez em Itobi.

Com a inauguração do posto de atendimento de Águas da Prata, em São Paulo, em 2018, passamos a ter presença em 24 municípios concentrados no Sudoeste de Minas

Gerais e Nordeste de São Paulo, totalizando 26 Postos de Atendimento e 1 Unidade Administrativa, atendendo quase 50 mil associados e administrando mais de R$ 1 bilhão em ativos (dez/2018).

 

Sobre Nós

 

O Sicoob Agrocredi é administrado pelo Conselho de Administração, composto por 9 (nove) membros efetivos, pessoas físicas, todos associados da Cooperativa. São elas:

  • Geraldo Souza Ribeiro Filho – Presidente
  • Irson Ribeiro de Oliveira – Vice-Presidente (conselheiro administrativo dos PAs de Nova Resende e Muzambinho)
  • Amarildo Freitas Pelozo (conselheiro administrativo dos PAs de Alfenas, Divisa Nova e Serrania)
  • João de Deus Tranquillini (conselheiro administrativo dos PAs de Águas da Prata, Andradas, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, SJBV, SJRP e Tapiratiba)
  • José Amauri de Souza (conselheiro administrativo dos PAs de Bandeira do Sul, Caldas, Campestre, Ipuiuna, Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas)
  • Luiz Alberto Andrade (conselheiro administrativo dos PAs de Guaxupé Centro e Guaxupé Cooxupé)
  • Roberto Gomes Castejon (conselheiro administrativo do PA de Monte Santo de Minas)
  • Sandro Elísio de Moraes (conselheiro administrativo dos PAs de Caconde, Divinolãndia e são Sebastião da Grama)
  • Virgolino Adriano Muniz (conselheiro administrativo dos PAs de Botelhos e Cabo Verde)


O Conselho Fiscal está constituído por 3 (três) membros efetivos e 3 (três) suplentes, todos cooperados eleitos pela Assembleia Geral. São eles:

  • Antônio Custódio Ferreira – membro efetivo
  • Paulo Mariotti Flora – membro efetivo
  • Reinaldo Ribeiro Senedese – membro efetivo
  • André Luiz Alves – suplente
  • César Eugenio de Souza – suplente
  • Pedro Luiz Muniz Basíllio – suplente


A Diretoria Executiva, órgão subordinado ao Conselho de Administração é composta por diretores, que podem ser associados ou não, não podendo no entanto fazer parte do Conselho de Administração.

  • Antônio Lourival Junqueira – Diretor Financeiro
  • Enonimo Euclides dos Santos Junior – Diretor de Gestão de Riscos e Capital
  • Mário Sérgio Coragem Sabag – Diretor Operacional
  • Walfrido Antônio Russo Junior – Diretor Administrativo

Governança corporativa é o conjunto de mecanismos e controles, internos e externos, que permitem aos associados definir e assegurar a execução dos objetivos da cooperativa, garantindo a sua continuidade, os princípios cooperativistas ou, simplesmente, a adoção de boas práticas de gestão.

Nesse sentido, a Administração do Sicoob Agrocredi tem na assembleia geral, que é a reunião de todos os associados, o poder maior de decisão.

A gestão da Cooperativa está alicerçada em papéis definidos, com clara separação de funções. Cabem ao Conselho de Administração as decisões estratégicas e à Diretoria Executiva, a gestão dos negócios da Cooperativa no seu dia a dia.

O Sicoob Agrocredi possui uma equipe de controles internos, riscos e compliance, dirigida diretamente pelo Diretor responsável pelo gerenciamento contínuo de riscos, conforme previsto na resolução 4557/17. Essa diretoria visa acompanhar a aderência aos normativos vigentes, seja interno e/ou sistêmico (Sicoob Central Crediminas e Sicoob Confederação), bem como aqueles oriundos da legislação vigente.

Os balanços da Cooperativa são auditados por auditor externo, que emite relatórios, levados ao conhecimento dos Conselhos e da Diretoria. Todos esses processos são acompanhados e fiscalizados pelo Banco Central do Brasil, órgão ao qual cabe a competência de fiscalizar a Cooperativa.

Tendo em vista o risco que envolve a intermediação financeira, a Cooperativa adota ferramentas de gestão. Para exemplificar, na concessão de crédito, o Sicoob Agrocredi adota o Manual de Crédito, aprovado, como muitos outros manuais, pelo Sicoob Confederação e homologado pela Central.

Além do Estatuto Social, são adotados regimentos e regulamentos, entre os quais destacamos o Regimento Interno, o Regimento do Conselho de Administração, o Regimento do Conselho Fiscal, o Regulamento Eleitoral.

A Cooperativa adota procedimentos para cumprir todas as normas contábeis e fiscais, além de ter uma política de remuneração de seus empregados e estagiários dentro de um plano de cargos e salários que contempla a remuneração adequada, a separação de funções e o gerenciamento do desempenho de todo o seu quadro funcional.

Todos esses mecanismos de controle, além de necessários, são fundamentais para levar aos associados e à sociedade em geral a transparência da gestão e de todas as atividades desenvolvidas pela instituição.

O Sicoob Agrocredi, baseado em seu Estatuto Social no que diz respeito ao relacionamento com a Comunidade e promoção à Educação aos associados promove a Palestra do projeto Descubra o Cooperativismo Financeiro.

O projeto tem por objetivo disseminar a cultura Cooperativista em várias frentes e, para a primeira parte deste projeto quando fomos escolher o tema, nos lembramos do nosso começo, enquanto cooperativa voltada para os produtores rurais e, então, escolhemos seguir este caminho.

Falando ainda de Cooperativismo, não podemos deixar de citar nossos direcionadores estratégicos: Missão, Visão e Propósito. Que nada mais são de promover soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio da cooperação. Ser referência em cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas e comunidade e de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade. Abaixo link de nossas palestras até o momento:

Encontre o Ponto de de Atendimento Sicoob Agrocredi mais próximo de você.

 

PA 01 – Guaxupé / MG (Cooxupé)

 

PA 02 – Serrania / MG

 

PA 03 – Monte Santo de Minas / MG

 

PA 04 – Cabo Verde / MG

 

PA 05 – Caconde / SP

 

PA 06 – Andradas / MG

 

PA 07 – Nova Resende / MG

 

PA 08 – Espírito Santo do Pinhal / SP

 

PA 09 – Alfenas / MG

 

PA 10 – São Sebastião da Grama / SP

 

PA 11 – São José do Rio Pardo / SP

 

PA 14 – Santa Rita de Caldas / MG

 

PA 15 – Divinolândia / SP

 

PA 16 – Botelhos / MG

 

PA 17 – Campestre / MG

 

PA 18 – Ipuiuna / MG

 

PA 19 – Divisa Nova / MG

 

PA 20 – Guaxupé / MG (Centro)

 

PA 21 – São João da Boa Vista / SP

 

PA 22 – Itobi / SP

 

PA 23 – Águas da Prata / SP

 

PA 24 – Bandeira do Sul / MG

 

PA 25 – Muzambinho / MG

 

PA 26 – Poços de Caldas / MG (Shopping)

 

PA 27 – Poços de Caldas / MG (Centro)

 

PA 28 – Caldas / MG

 

PA 47 – Tapiratiba / SP

Aproveite as ofertas de bem-imóveis à venda. Todos localizados em nossas cidades de atuação. Segue abaixo informações básicas. Para maiores detalhes, entre em contato pelo (35) 3559-2737.

Bem Imóvel em Alfenas/MG:

Clique para visualizar a localização

  • Trata-se de um imóvel situado na Zona Urbana, no município de Alfenas/MG, na LOTEAMENTO NOVA FAMA, com 15,00 metros de frente, 60,00 metros de frente a fundo e área total de 900,00 metros quadrados. O referido imóvel possui fácil acesso esta bem localizado no condomínio de chácaras denominado “Nova Fama”, distante da cidade de Alfenas com 11 km de estrada não pavimentada. Trata-se de um terreno de topografia levemente em declive e sem qualquer benfeitoria. 

 

Bem Imóvel em Caconde/SP:

Clique para visualizar a localização

  • Um terreno com área de 27.600,00m², imóvel atualmente inserido no perímetro urbano, originário da Chácara dos Cristais, situado na Rua Cel. Tito Leonel e fundos, atualmente com frente para a Rua Adolpho Ferreira Pena, localizado no município e comarca de Caconde-SP.

 

Bem Imóvel em São Sebastião da Grama/SP:

Clique para visualizar a localização

  • Imóvel comercial situado na Rua José dos Santos com área total de 489,32m² e área construída de 191,05m².

 

Bem Imóvel em São José do Rio Pardo/SP:

Clique para visualizar a localização

  • Trata-se de um imóvel situado na Zona Urbana, no município de São José do Rio Pardo/SP, na Rua das Rosas área total de 200m².

 

Bem Imóvel em Tapiratiba/SP:

Clique para visualizar a localização

  • Trata-se de um imóvel situado na Zona Urbana, no município de Tapiratiba/SP, na Rua Thomaz Jose Dias, área total de 1.040,25 m² e área total construída de 236m².

Unidade Administrativa

Rua Capitão Joaquim Norberto, 105 – Centro, Guaxupé, MG
Telefone: (35) 3559-2700 | E-mail: ouvidoria@agrocredi.com.br