Notícias

null Cooperar Para Transformar: Sicoob premia professores dedicados à educação cooperativista

11/10/2023 11:40

Outubro 2023 - O Sicoob, instituição financeira cooperativa, divulgou os vencedores do Prêmio Cooperar Para Transformar, uma iniciativa desenvolvida pela instituição com o objetivo de reconhecer e homenagear pessoas que, por meio da cultura e educação cooperativista, estão impulsionando o desenvolvimento sustentável das comunidades onde as cooperativas do Sicoob atuam.

Uma das categorias destacadas deste prêmio é o Educador Transformador, destinado a educadores da rede pública e privada de ensino, assim como de organizações da sociedade civil, que implementaram com sucesso o Programa Cooperativa Mirim ou o Programa Financinhas nas Escolas em suas respectivas instituições. Esses programas são vistos como ferramentas essenciais para cultivar valores cooperativos desde cedo, preparando as futuras gerações para um envolvimento consciente e ativo em suas comunidades.

Em 2022, o Sicoob encerrou o ano com mais de 800 cooperados mirins, distribuídos entre 28 cooperativas mirins, presentes em mais de 20 municípios pelo Brasil. Já o Programa Financinhas nas Escolas impactou mais de 3 mil crianças e envolveu mais de 40 escolas participantes.

Para celebrar essa conquista notável e em homenagem ao Dia do Professor, o Instituto Sicoob organizou um evento especial. No dia 13 de outubro, os dez educadores premiados terão a oportunidade de participar presencialmente de uma sessão de diálogo coletivo e uma palestra com o renomado antropólogo e pedagogo, José Pacheco. Essa troca de ideias e experiências tem como objetivo aprofundar ainda mais a compreensão do papel da educação cooperativista na formação das próximas gerações.

A palestra será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Sicoob, permitindo conectar virtualmente educadores, alunos, pais e entusiastas da educação cooperativa. Assim, o evento não apenas celebra as conquistas dos educadores premiados, mas também se torna uma plataforma para promover o diálogo, a colaboração e o avanço contínuo da educação cooperativista em todo o país. Para assistir a transmissão, acesse o canal: https://www.youtube.com/@sicoob