Notícias

null Como se sair bem em uma entrevista de emprego

02/12/2022 15:21

Fazer entrevista de emprego sempre dá aquele frio na barriga e o nervosismo pode atrapalhar, ainda mais quando é pra uma vaga que você tanto quer. Além disso, uma entrevista bem-sucedida pode abrir muitas portas na empresa e valorizar muito o seu lado profissional.

Pensando nisso, trouxemos dicas da Supervisora de Atração e Seleção do Sicoob, Marta Fernanda Pinheiro de Oliveira, para se sair bem em uma entrevista de emprego. Confira a entrevista:

 

1. Como se preparar para uma entrevista?

O controle emocional é fundamental nesse momento. As informações curriculares a pessoa recrutadora já possui e esse é o momento de você encantar trazendo o entusiasmo que você tem pela sua profissão e toda a expertise que você adquiriu durante a sua trajetória pessoal e profissional. É preciso ser objetivo, com bom encadeamento de ideias e capacidade de síntese para tirar o melhor proveito dessa oportunidade.

“Principal dica: Seja você mesmo e não tente demonstrar aquilo que você não é. A autenticidade é sempre uma grande aliada nos processos seletivos.”

Em relação ao traje, não existe uma resposta pronta. Com base na pesquisa sobre a cultura, você consegue se nortear para esse primeiro momento.

Seja pontual, independente se a entrevista é presencial ou on-line e evite imprevistos.

 

2. O que você acha que é importante saber para se preparar?

Buscar informações sobre a empresa nos canais de comunicação para conhecer o segmento, posicionamento da marca, business, a cultura e o propósito. A questão de fit cultural é algo fundamental para que o match “empresa e pessoa” seja saudável e duradouro. Outro ponto importante é analisar bem a descrição do cargo proposto na divulgação da vaga, as nomenclaturas podem variar de empresa para empresa. Então, fique bem atento ao escopo do cargo. A escolha deve ser uma via de mão dupla na relação de contratante e contratado e tudo isso influencia bastante na análise.

 

3. Emocionalmente, o que você sugere para que o candidato consiga ficar tranquilo e desempenhar uma boa conversa?

Na véspera, reduza os fatores de estresse, faça exercícios de respiração e, o principal, pratique o que vai falar. A segurança sobre o que se fala sempre reduz um pouco a ansiedade e o “frio na barriga”.

 

4. Questões que são interessantes levar para o entrevistador?

●     Conhecer o histórico da empresa e crescimento do negócio, bem como aprofundar nos aspectos culturais.

●     Questionar sobre os desafios da empresa e do cargo.

●     Entender sobre possibilidades de crescimento e desenvolvimento do colaborador (programas de mobilidade interna, planos de sucessão) e programas de reconhecimento.

●     Pacote de benefícios.

Tudo isso gera insumos para uma avaliação mais aprofundada e tomada de decisão futura, se for o caso.

 

Esperamos que tenha gostado das dicas. ;)