No ano de 2010, o Sicoob São Miguel percebeu uma necessidade por materiais educativos extracurriculares, visando debater e levar conhecimento sobre temas relevantes para suas formações. Através desta percepção surgiu o Sicoobito.

Elaborado em forma de gibi, o Sicoobito busca atingir um público jovem e abrangente, desde os seis até os treze anos de idade, visando ensinar valores sobre cidadania através dos seus personagens, trabalhando sempre com o tema da cooperação. Em cada agência, os profissionais elaboram um levantamento do número de exemplares necessários para atender a demanda, apresentam o material aos gestores e professores para, posteriormente, visitar em sala de aula as crianças, distribuir os gibis e conversar sobre o propósito do projeto e seus conteúdos temáticos. Assim, o Sicoobito visa proporcionar aprendizado e informação para o desenvolvimento das crianças, cumprindo os princípios cooperativos de interesse pela comunidade, pela educação, formação e informação aos alunos, trazendo visibilidade e fortalecendo o relacionamento com a comunidade.  

Histórico dos anos de distribuição:

2010: 14.300 exemplares distribuídos;

2011: 21.000 exemplares distribuídos;

2012: 25.000 exemplares distribuídos;

2013: 30.000 exemplares distribuídos;

2014: 30.000 exemplares distribuídos;

2015: 30.000 exemplares distribuídos;

2016: 50.000 exemplares distribuídos;

2017: 80.000 exemplares distribuídos;

2018: 100.000 exemplares distribuídos;

2019: 130.000 exemplares distribuídos;

2020: 145.000 exemplares distribuídos.

2022: 124.000 exemplares distribuídos.