Sicoob Roraima

 

O Sicoob Roraima é uma cooperativa de crédito cujo objetivo é administrar os recursos financeiros dos associados, proporcionando maior rentabilidade a todos. Integrante do Sistema Sicoob, ao longo de 20 anos de existência em Boa Vista, a cooperativa conquistou mais de 3.126 cooperados. E nos anos de 2012 e 2013 foi reconhecida com o status de cooperativa mais eficiente da Região Norte.

Inicialmente pensada para profissionais da área da saúde, desde maio de 2016 é uma cooperativa de livre admissão de associados. Com a mudança, o Sicoob Roraima pôde crescer e contribuir ainda mais com o desenvolvimento de seus associados.

O Sicoob Roraima busca ainda seguir o propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade com a missão de buscar soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio de cooperação.

Entre os benefícios em se associar ao Sicoob Roraima está a assessoria personalizada; a distribuição de sobras (resultados) entre os associados; o direito a voto para decidir os rumos da sua cooperativa; taxas, tarifas e juros adequados ao perfil do associado; produtos do mercado desenvolvidos para atender as suas necessidades e compromisso com o futuro do associado.

As ações da cooperativa também estão ligadas à Política Institucional de Responsabilidade Sociocultural. Tal política apresenta princípios e diretrizes que norteiam as ações socioambientais do Sicoob, tanto nos negócios, como na relação com as partes interessadas. Além disso, visa contribuir para a concretização do cooperativismo junto com o desenvolvimento sustentável. As ações socioambientais do Sicoob são produtos do empenho na prevenção e no gerenciamento de riscos em relação aos impactos socioambientais.

Seguimos os 7 princípios do cooperativismo:

1. Adesão voluntária e livre;

2. Gestão democrática;

3. Participação econômica;

4. Autonomia e independência;

5. Educação, formação e informação;

6. Intercooperação;

7. Interesse pela comunidade.

Tais diretrizes têm se destacado nos últimos anos por sua contribuição para a expansão do mercado de crédito no país. Crescendo a taxas maiores do que a média dos demais segmentos, sua participação no mercado tem aumentado de forma consistente, beneficiando principalmente as micro, pequenas e médias empresas, além das pessoas físicas e produtores rurais.