Cooperado(a),

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Perguntas e Respostas da União das Cooperativas

Uma Cooperativa de Crédito fundada em 1985, com sede em São Paulo/SP e 8 Postos de Atendimento distribuídos no Estado de SP para atender empregados e ex-empregados da SABESP e das Empresas de Saneamento Ambiental e de Energia incluindo as suas filiais, entre outros previstos em seu Estatuto Social.

Uma Cooperativa de Crédito de Livre Admissão fundada em 1993, com sede em Taubaté/SP e 25 Postos de Atendimento distribuídos no Estado de SP, resultante da união histórica de 3 Cooperativas Coirmãs com Sedes nos municípios de Taubaté, Pindamonhangaba e Araras.

O Sicoob Cecres contabilizou resultado negativo referente ao exercício social de 2022 e estabeleceu um plano de ação para compensação desse resultado com a projeção de sobras futuras, porém com dificuldades para gerar os resultados planejados e com a eminência de um novo resultado negativo em 2023, decidiu se unir ao Sicoob Mantiqueira. Essa foi uma estratégia para fortalecer ambas as entidades, expandir a atuação no mercado e melhorar a oferta de produtos e serviços aos cooperados, além de buscar uma maior eficiência operacional.

Para mais informações, procure o seu gerente de relacionamento ou encaminhe suas dúvidas para diretoria.5032@sicoob.com.br

Incorporação é o processo pelo qual uma cooperativa absorve outra, consolidando-as em uma única entidade legal. Esse processo visa otimizar recursos, expandir a base de associados e melhorar a capacidade de atendimento e a oferta de produtos e serviços.

A decisão de incorporação foi tomada pelos Conselhos de Administração de ambas as cooperativas e aprovada pelos Cooperados do Sicoob Mantiqueira e Delegados do Sicoob Cecres em Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, após análise do estudo e relatório apresentado pela Comissão Mista e Auditoria de Due Dilligence, seguindo os trâmites legais e regulamentares do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.

Uma Comissão Mista é um grupo formado por representantes das duas cooperativas envolvidas na incorporação. Sua função é coordenar e supervisionar o processo de união, garantindo que seja realizado de forma transparente e eficiente. Estuda minuciosamente diversos temas relativo as cooperativas envolvidas, elabora e apresenta para a Assembleia Geral Extraordinária Conjunta um relatório com os resultados das análises e recomendações.

Representando o Sicoob Cecres: Taís Di Giorno, Camila Loverbeck Walter Leme e Cristiano Celso, representando o Sicoob Mantiqueira: Evandro José Grachet, Rafael Katayama e Ricardo Silva Vieira dos Santos.


Estes membros foram aprovados em Assembleias Gerais Extraordinárias realizadas individualmente pelo Sicoob Mantiqueira e Sicoob Cecres. Destaque especial para a carta de renuncia apresentada pela Taís Di Giorno após o seu pedido de demissão como Diretora Presidente do Sicoob Cecres e consequentemente a carta de renuncia apresentada pelo Rafael Katayama visando o equilíbrio quantitativo de representantes na Comissão Mista.

A auditoria de Due Diligence, ou diligência prévia, é um processo de investigação e avaliação minuciosa que é realizado durante o processo de incorporação de Cooperativas com o objetivo de entender todos os aspectos relevantes e os potenciais riscos associados à transação proposta.
Durante uma Due Diligence, avalia-se diversos fatores, incluindo aspectos financeiros, legais, operacionais e relacionados a riscos, conformidade e estratégicos.
Essa auditoria é crucial para que as partes envolvidas possam tomar decisões informadas, identificando oportunidades e riscos inerentes à transação. Essa auditoria também avalia a carteira de crédito, qualidade dos ativos, gestão de riscos e fundos de reserva.

É uma reunião extraordinária que reúne os cooperados de ambas as cooperativas para discutir e votar assuntos específicos, como a aprovação da incorporação. Neste caso, é o momento em que os cooperados têm a oportunidade de expressar seu voto e influenciar o resultado da proposta de união. Lembrando que no caso do Sicoob Cecres os o cooperados foram representados por delegados neste ato, conforme Estatuto Social.

No cooperativismo, o resultado financeiro da cooperativa é conhecido como Sobras, sendo que as Sobras Brutas do Sicoob Mantiqueira no exercício de 2023 foram de R$ 8.308.406,79 e após destinação de 30% para Reserva Legal (R$ 3.323.362,70) e 5% para o FATES (R$ 415.420,34), restou R$ 4.569.623,70 como Sobras Líquidas à disposição dos Cooperados para deliberação em AGO.


Destaque especial para o pagamento de R$ 14.461.896,14 ocorrido em dezembro de 2023, referente a remuneração de Juros ao Capital dos Cooperados correspondente a 100% da Taxa Selic. 

O Sicoob Cecres contabilizou perdas no resultado de 2022 e 2023, para mais informações, procure o seu Gerente de Relacionamento ou encaminhe suas dúvidas para diretoria.5032@sicoob.com.br

Conforme aprovação assemblear, o resultado negativo oriundo da cooperativa incorporada (Sicoob Cecres) será acumulado até a data da efetiva homologação da incorporação pelo Banco Central do Brasil, prevista para o dia 01/04/2024. Portanto os saldos negativos dos exercícios sociais de 2022 e 2023, serão somados ao resultado acumulado de 2024 até a data da homologação e serão a base para aplicação do deságio no saldo de capital social dos cooperados ativos e desligados no exercício de 2023 e 2024.

Após a decisão da Assembleia Geral Extraordinária Conjunta ocorrida em 28/12/2023, que aprovou a incorporação do Sicoob Cecres pelo Sicoob Mantiqueira, o ato assemblear passa por homologação do Banco Central do Brasil, previsto para ocorrer até 31/03/2024, com isso, a união das duas cooperativas ocorrerá a partir do dia 01/04/2024 (data previamente acordada entre as Cooperativas Mantiqueira e Cecres, Central Sicoob UniMais Rio, Centro Cooperativo Sicoob e Banco Central do Brasil).

As principais vantagens da união das duas cooperativas de crédito para os cooperados incluem:
Maior Eficiência Operacional;
Expansão da Rede de Atendimento;
Ampliação do Portfólio de Produtos e Serviços;
Aumento da Solidez Financeira;
Melhor Capacidade de Empréstimo;
Desenvolvimento Comunitário;
Fortalecimento da Governança;
Maior Poder de Negociação; entre outros.

Após a homologação do Banco Central, a governança da cooperativa terá a seguinte composição:

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Presidente: Sérgio Luiz Teixeira Martins Peres
1º Vice-Presidente: Dr. Roberto José Petindá Moreira
2º Vice-Presidente: Dr. José Luiz Castro de Mello Cesar
Conselheiros:
Alberico Pereira Filho
Donizeti Rambaldi
Felipe Magalhães Bastos
João Carlos Gonçalves Bibbo
José Augusto Darcie
Simone Maria da Matta Pinelli Fortes
Valmir Basílio do Nascimento

CONSELHO FISCAL
Conselheiros efetivos:
Francisco Geraldo Azevedo Carvalho
Silvio Luiz Pimentel
Luiz Roberto Biaggio
Conselheiro suplente:
Marcos Elias Mercadante

DIRETORIA EXECUTIVA
Diretor Superintendente: Rogério Sunti
Diretor Adjunto Administrativo: Evandro José Grachet

Antes da Homologação da Incorporação (Até 31/03/2024)
5032 - SICOOB MANTIQUEIRA - COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO
 3213 - COOPERATIVA DE CRÉDITO CECRES - SICOOB CECRES

Após Homologação da Incorporação (Após 01/04/2024)
5032 - SICOOB MANTIQUEIRA - COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO

O resultado negativo no cooperativismo é conhecido como Perdas, portanto, sim, a cooperativa Sicoob Cecres contabilizou perdas nos exercícios de 2022 e 2023.  Para mais informações, procure o seu gerente de relacionamento ou encaminhe suas dúvidas para diretoria.5032@sicoob.com.br

Diversos fatores prejudicaram o desempenho da cooperativa, principalmente nos últimos dois anos, com destaque para o alto investimento realizado no projeto de abertura do quadro social para livre admissão, não conseguindo as aprovações necessárias para sequenciamento. Destaque também para a decisão da cooperativa que direcionou os esforços da equipe comercial para operar com Pessoas Jurídicas, o que levou o Sicoob Cecres a enfrentar forte inadimplência com consequentes provisionamentos, que se intensificaram com a chegada da pandemia do COVID-19.

"Provisão" é um termo contábil que se refere ao reconhecimento de uma despesa ou dívida que se espera ocorrer, mas que tem o valor ou o prazo ainda incertos. No contexto de uma cooperativa de crédito, provisões são comumente feitas para cobrir potenciais perdas em operações de crédito e processos judiciais. Por exemplo, se um percentual dos empréstimos está em atraso e pode não ser recuperado, a cooperativa fará uma provisão para essas perdas, o que significa que ela reconhecerá essa perda potencial em seus registros financeiros. Isso é uma prática contábil prudente e uma exigência regulatória, assegurando que a instituição mantenha uma representação justa de sua saúde financeira.


As provisões são importantes para seguir o princípio contábil da prudência, garantindo que as perdas sejam reconhecidas assim que razoavelmente estimadas, e não apenas quando se realizam, mantendo a saúde financeira da empresa alinhada com a realidade econômica esperada.

Após a homologação da incorporação pelo Banco Central do Brasil as perdas (resultado negativo) acumuladas historicamente pelo Sicoob Cecres até a data da homologação, serão a base para definição do percentual de deságio a ser aplicado linearmente nos saldos de capital social dos cooperados ativos e desligados nos anos de 2023 e 2024, conforme recomendação da Comissão Mista aprovada pelos cooperados do Sicoob Mantiqueira e delegados do Sicoob Cecres em Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, realizada em 28/12/2023.

As perdas (resultado negativo) acumuladas historicamente pelo Sicoob Cecres até a data da homologação serão liquidadas mediante deságio nos saldos de capital social dos cooperados ativos e desligados nos anos de 2023 e 2024, conforme recomendação da Comissão Mista aprovada pelos cooperados do Sicoob Mantiqueira e delegados do Sicoob Cecres em Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, realizada em 28/12/2023.

O Fundo de Reserva do Sicoob Cecres foi utilizado integralmente em 2023 para amortizar as perdas do exercício social de 2022. Atualmente a cooperativa possui valores advindos de saldos de capital social a devolver contabilizados a mais de 5 anos e será utilizado para amortização do prejuízo atual antes da aplicação do deságio.

Para mais informações, procure o seu gerente de relacionamento ou encaminhe suas dúvidas para diretoria.5032@sicoob.com.br

Absolutamente não! Normalmente, a expressão "estar quebrada" refere-se a uma condição financeira na qual uma entidade não consegue cumprir suas obrigações financeiras, isto é, está incapaz de pagar suas dívidas. No caso do Sicoob Cecres, a estratégia de união com o Sicoob Mantiqueira representa uma ação deliberada para fortalecer a cooperativa, aproveitando a robustez financeira da cooperativa incorporadora para aprimorar a situação da cooperativa incorporada, o que não é necessariamente um indicativo de insolvência.

Para evitar a reincidência de dificuldades financeiras, várias medidas serão adotadas após a incorporação pelo Sicoob Mantiqueira, dentre elas:
Reestruturação Organizacional;
Gestão de Riscos Aperfeiçoada;
Controles Internos Robustos;
Planejamento Financeiro;
Monitoramento Contínuo;
Fortalecimento da Governança;
Capacitação e Desenvolvimento de Talentos;
Comunicação Transparente;
Diversificação de Produtos e Serviços; e
Análise constante das condições de Mercado.


Essas medidas ajudarão a criar uma base sólida para o futuro e assegurarão que a cooperativa não apenas sobreviva, mas prospere em um ambiente competitivo.

Considerando as perdas contabilizadas no exercício, não foi possível a remuneração do Capital Social em 2023.

Sim, os cooperados que continuarem trabalhando com a cooperativa terão facilidade em recuperar o valor aplicado de deságio em seu saldo de capital social, pois as projeções de sobras das duas cooperativas juntas são exponenciais, consequentemente viabilizando também o possível pagamento de juros ao capital.

Procure o gerente de sua conta que lhe apresentará as eventuais obrigações a serem regularizadas previamente e auxiliará na formalização da solicitação. 


Para os cooperados oriundos do Sicoob Cecres, recomendamos fortemente que continuem trabalhando com a cooperativa, pois todas as projeções futuras são muito positivas e permitirão a rápida recuperação do eventual deságio aplicado em seu saldo de capital social.

Cooperativas quando se unem, ficam exponencialmente mais fortes.

O cooperado tem pleno direito de sair de sua cooperativa quando lhe convier, obviamente que regularizando previamente as suas obrigações e respeitando as disposições estatutárias.

Porém, para o cooperado oriundo do Sicoob Cecres, sair nos próximos meses, representará a impossibilidade de recuperação do eventual deságio aplicado em seu saldo de capital social com os resultados futuros projetados para a nova cooperativa, inclusive a possível reversão das grandes provisões financeiras para algumas ações judiciais realizadas por deliberação assemblear, que em caso de êxito para a cooperativa serão devolvidas na mesma proporção dos deságios realizados, desde que o associado continue ativo na cooperativa.

Considerando que em 2022 a cooperativa já havia contabilizado perdas, as novas perdas auferidas no encerramento do exercício de 2023, proíbem a cooperativa de seguir com o plano de compensação com resultados futuros, considerando ainda a ausência de fundo de reserva suficiente para compensar o saldo acumulado do prejuízo, caso a cooperativa não fosse incorporada, provavelmente teria que fazer uma chamada de capital junto aos seus cooperados, rateando o prejuízo.

Cogestão é um modelo de gestão colaborativa em que duas ou mais partes compartilham a responsabilidade e a autoridade pela administração e tomada de decisões em uma cooperativa de crédito. Na cogestão, implantada no Sicoob Cecres por decisão do conselho de administração da Central Sicoob UniMais Rio (entidade de Supervisão Auxiliar), as duas cogestoras nomeadas colaboram ativamente, contribuindo com suas habilidades, conhecimentos e recursos para alcançar objetivos comuns. A ideia é que, ao compartilhar o controle e as decisões, as partes envolvidas possam beneficiar-se de diferentes perspectivas, melhorar a eficiência, aumentar o comprometimento e a responsabilização, e alcançar resultados mais eficazes e sustentáveis.

Foram nomeadas como cogestoras representando a Central Sicoob UniMais Rio as Sras. Graziele Lopes Marques e Gisele de Lima Pavão que e tem a responsabilidade de assinar os atos de gestão da cooperativa em conjunto com a Diretoria Executiva do Sicoob Cecres ou responsáveis com outorga de poderes.

O Conselho de Administração da Central Sicoob UniMais Rio representado pelos Presidentes dos Conselhos de Administração das Cooperativas filiadas.

Dois membros atuais do Conselho de Administração do Sicoob Cecres, farão parte da nova composição do Conselho de Administração do Sicoob Mantiqueira após a homologação da incorporação e de suas indicações pelo Banco Central do Brasil, sendo eles:
João Carlos Gonçalves Bibbo; e
José Augusto Darcie.


Fato importante é que após a homologação, os cooperados do Sicoob Cecres passam a participar com direito a voto das Assembleias Gerais da Cooperativa, deixando de ser representados por delegados.

A união entre o Sicoob Cecres e o Sicoob Mantiqueira foi motivada por uma combinação de fatores estratégicos, financeiros e operacionais, visando fortalecer ambas as entidades no mercado competitivo das cooperativas de crédito e demais instituições financeiras.

Dentre os principais motivos, podemos destacar:
Sinergia Operacional;
Expansão Geográfica;
Fortalecimento Financeiro;
Diversificação de Produtos e Serviços;
Melhoria na Competitividade;
Visão e Valores Compartilhados;
Governança e Gestão.

O Planejamento Estratégico perseguido pelo Sicoob Mantiqueira para 2024, aponta orçamentariamente sobras no valor de aproximadamente R$ 26 Milhões para o ano, suficiente inclusive para remunerar o Capital Social dos Cooperados no máximo permitido pela legislação vigente.

As perdas acumulados pelo Sicoob Cecres serão compensadas por uma redução proporcional no valor do capital social que os cooperados possuem na entidade. Em outras palavras, o valor que os cooperados têm investido como capital social na cooperativa será ajustado para baixo, refletindo a necessidade de cobrir as perdas financeiras da cooperativa.


Aqui estão os pontos chave desse processo:
- Absorção de Perdas: O saldo negativo ou as perdas acumuladas da cooperativa precisam ser cobertas para que a entidade possa restaurar sua saúde financeira. Isso é feito reduzindo o capital social registrado, ou seja, o montante que os cooperados contribuíram para o capital da cooperativa.


- Deságio no Capital Social: O deságio é aplicado ao capital social dos cooperados, o que efetivamente diminui o valor do capital social por cooperado na contabilidade da cooperativa. Isso é feito para refletir o custo das perdas que precisam ser cobertas.


- Impacto para os Cooperados: Para os cooperados, isso significa que o valor de suas participações na cooperativa será reduzido. Embora isso não envolva uma transferência direta de fundos dos cooperados para a cooperativa, representa um decréscimo no valor dos ativos dos cooperados na cooperativa.


- Ajuste Contábil: Essa operação é um ajuste contábil necessário para alinhar o valor do capital social com a realidade financeira da cooperativa após as perdas. Isso não necessariamente implica em movimentação de caixa, mas ajusta os registros contábeis para mostrar a situação real do patrimônio dos cooperados na cooperativa.

O cálculo do deságio será calculado como segue:
- Determinação do Montante Total de Perdas: Primeiramente, será necessário estabelecer o montante total das perdas acumuladas até a data da homologação da incorporação pelo Banco Central do Brasil, o qual será identificado no balanço financeiro da cooperativa;


- Avaliação do Capital Social Total: Em seguida, será avaliado o valor total do capital social subscrito e integralizado pelos cooperados incluindo os que foram desligados da cooperativa no ano de 2023 e 2024;


- Cálculo do Percentual de Deságio: O percentual de deságio é calculado com base na proporção que as perdas representam em relação ao total do capital social. Por exemplo, se as perdas correspondem a 10% do capital social total, esse será o percentual de deságio aplicado.


- Aplicação do Deságio ao Capital de Cada Cooperado: O deságio é então aplicado proporcionalmente ao capital social de cada cooperado, reduzindo o valor de suas participações na cooperativa de acordo com o percentual de deságio calculado;


- Ajuste Contábil: O resultado desse cálculo é registrado nos livros contábeis da cooperativa, refletindo a diminuição no capital social e ajustando o patrimônio líquido da cooperativa para refletir a nova realidade financeira.

Mudará o número de sua agência e o número de sua conta corrente. Em breve você receberá um comunicado do Sicoob informando seus novos dados bancários. Suas senhas de acesso (8 dígitos) e efetivação (4 dígitos) pelo app e demais canais de atendimento não mudarão. 

Mudará o número de sua agência e o número de sua conta corrente. Em breve você receberá um comunicado do Sicoob informando seus novos dados bancários. Sua chave de acesso e suas senhas de acesso (8 dígitos) e efetivação (6 dígitos) pelo app e demais canais de atendimento não mudarão. 

O cooperado deverá entrar em seu atual app ou Internet Banking Sicoob e adicionar sua nova conta. Lembrando que o número da agência será 5032 e o novo número de conta corrente que foi enviado por e-mail e sms conforme o seu cadastro conosco.

Suas senhas de acesso (8 dígitos) e efetivação (4 dígitos) pelo app e demais canais de atendimento permanece as mesmas. 

O cooperado deverá entrar em seu atual app ou Internet Banking Sicoob e adicionar sua nova conta.

Sua chave de acesso e suas senhas de acesso (8 dígitos) e efetivação (6 dígitos) pelo app e demais canais de atendimento permanece as mesmas. 

O que muda e o que não muda no PIX
A partir de 01/04/2024 as chaves PIX permanecerão as mesmas, pois elas são importadas de forma automática para o Sicoob Mantiqueira e passam operar normalmente.
 
Para quem utiliza QR Code PIX – Chave Aleatória
No caso de QR Code PIX (chave aleatória) utilizados em plataformas de vendas e aplicativos, será necessário criar um QRCODE PIX de chave aleatória novo e cadastrar na plataformas que utilizam, deste modo, irá continuar recebendo os benefícios aqui no Sicoob.
 
Para quem utiliza chave PIX aleatórias na máquina Sipag
Se você compartilha o QR CODE do PIX de chave aleatória, será necessário alterar nas plataformas que você compartilha essa informação.
Após a incorporação que acontecerá em 01/04/2024, deverá cadastrar uma nova chave aleatória vinculada ao novo número de agência e conta corrente, está alteração poderá ser realizada diretamente em sua SIPAG (maquininha). Caso não tenha recebido as informações do novo número de sua nova conta corrente, fale com nosso atendimento: Telefone / Whats App (11) 2192-9111 para São Paulo e regiões metropolitanas ou 0800 771 9111 demais localidades.

As demais chaves fixas (telefone, CPF/CNPJ e e-mail) serão incorporadas normalmente sem impactos para os cooperados.
 

Se você compartilha o QR CODE do PIX de chave aleatória, será necessário alterar nas plataformas que você compartilha essa informação.
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Seu cartão de crédito ou débito permanecerão os mesmos, assim como suas respectivas senhas. Você continuará usando-o normalmente.

Deverá informar os seus novos dados bancários, ou seja, seu novo número de agência que será 5032 e novo número de conta corrente.

Lembrando que, seu novo número de agência que será 5032 e novo número de conta corrente que foi enviado para o seu e-mail e mensagem de sms conforme o seu cadastro conosco.

Será necessário retificar sua Declaração de Imposto de Renda informando os novos dados bancários.

Lembrando que, seu novo número de agência que será 5032 e novo número de conta corrente que foi enviado para o seu e-mail e mensagem de sms conforme o seu cadastro conosco.

Nada muda com relação a seus contratos, ou seja, taxas, prazos e datas de vencimento, permanecem inalterados, conforme contratado com a cooperativa de origem.

No Sicoob Mantiqueira a taxa de cheque especial para pessoa física é 8,00% a.m. com 10 (dez) dias sem juros.

Para saber mais informações, fale com o seu gerente de relacionamento.

No Sicoob Mantiqueira a taxa de cheque especial para pessoa jurídica é 7,50% a.m. com 10 (dez) dias sem juros.

Para saber mais informações, fale com o seu gerente de relacionamento.

Com o seu gerente de relacionamento ou através da central de dúvidas organizada pela cooperativa, que poderá ser acionada pelo e-mail diretoria.5032@sicoob.com.br ou telefone/whatsapp (11) 2192-9111 para São Paulo e regiões metropolitanas ou 0800 771 9111 demais localidades.