Em uma noite marcada por boas risadas, solidariedade e o fortalecimento do cooperativismo, a cidade de Pitangui recebeu, no dia 10 de julho, a peça “Acredite, um espírito baixou em mim”, no H Space. Com plateia cheia — cerca de 560 pessoas — o espetáculo fez parte do projeto Coop Encena, uma iniciativa do Sistema Ocemg em parceria com as cooperativas Sicoob Credpit, Sicoob Credicoop e COAPI, que busca democratizar o acesso à cultura e promover impacto social nas comunidades mineiras.
A peça, que está em cartaz há impressionantes 27 anos, já é tradição no Coop Encena, projeto que completa 21 anos em 2025 levando teatro, lazer e cidadania a diversas cidades de Minas Gerais. Em Pitangui, o evento teve um brilho especial: além do espetáculo teatral, foram arrecadados 1.172 kg de alimentos não perecíveis, destinados a duas entidades: a Fundação Padre Américo e a Fazendinha, que atuam na assistência social e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Um palco para a solidariedade
Para a analista de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Cláudia Melo, o resultado do evento em Pitangui foi expressivo e reforça o propósito do projeto.
“O Coop Encena é uma iniciativa de levar cultura e lazer através do teatro para as cidades mineiras em parceria com as cooperativas. Tivemos essa grande oportunidade de trazer o projeto para Pitangui com as cooperativas parceiras, e foi sensacional. Um público participativo, engajado e solidário. É muito gratificante poder proporcionar cultura e ainda arrecadar alimentos para quem mais precisa”, destaca Cláudia.
Instituições beneficiadas
A Fundação Padre Américo, que atualmente acolhe 40 pessoas, sendo 25 mulheres e 15 homens, recebeu parte das doações com alegria e gratidão.
“O teatro foi uma iniciativa muito boa, trouxe alegria, cultura e vai nos ajudar bastante. Olha quanto alimento foi recolhido, isso vai nos deixar tranquilos por um bom tempo. Estamos sempre precisando, e estas ações evitam que a gente passe necessidade. Sempre tem mãos unidas que nos ajudam”, afirmou Cibila Aguiar, diretora administrativa da instituição.
A Sociedade Vida e Renascer – SOVIR – conhecida por Fazendinha — que atua há 26 anos no acolhimento e tratamento de dependentes químicos do sexo masculino, em regime de internato — foi outra entidade beneficiada. A presidente da instituição, Vera Cançado, fez questão de agradecer a todos os envolvidos.
“Esta ajuda vai contribuir imensamente. A Fazendinha existe porque há pessoas boas e generosas. Não temos verbas do governo, sobrevivemos de doações e da confiança da comunidade. E, de maneira muito especial, agradeço ao Sicoob Credicoop, Sicoob Credpit e COAPI”, enfatizou.
Cooperativismo que transforma
Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credpit, Antônio José de Freitas (Procópio), eventos como esse mostram a força do cooperativismo quando se une à cultura e à responsabilidade social.
“Acreditamos que o teatro é uma das formas mais ricas de expressão cultural e de aproximação entre as pessoas. A arte emociona, educa e transforma. E, quando aliamos isso à solidariedade, como fizemos com a arrecadação de alimentos, estamos cumprindo nosso papel como cooperativa cidadã. É gratificante ver a comunidade envolvida, se divertindo e, ao mesmo tempo, ajudando a quem precisa. O cooperativismo é isso: união, propósito e transformação social.”
Sucesso de público
O sucesso do evento reafirma o compromisso das cooperativas com o desenvolvimento das comunidades onde atuam — não apenas por meio de soluções financeiras, mas com iniciativas culturais e sociais que deixam um legado de cidadania, empatia e valorização da vida.