Nossa história

Uma Cooperativa é feita por pessoas. E a história do Sicoob Credivertentes começou com exatamente 22. Em agosto de 1986, no interior mineiro, 22 nomes apareceram como assinaturas na ata de fundação da então Cooperativa de Crédito Rural Campos das Vertentes Ltda, com sede em São Tiago.

Dez meses depois, em junho de 1987, começou a funcionar efetivamente e nunca mais fechou as portas. Ao contrário: abriu várias delas. Em março de 1991, inaugurou a primeira agência fora da cidade-sede de Minas Gerais, no distrito de Mercês de Água Limpa. Já no início de 2018, ultrapassou os limites do Campo das Vertentes e instalou um Ponto de Atendimento em plena área central de Belo Horizonte. Outra expansão marcou a jornada do Sicoob Credivertentes: em 2020, via Conta Digital, a instituição alcançou todo o país. Assim, onde quer que você esteja, pode abrir sua conta com a gente – e fazer parte da transformação.

Quer conhecer nossa história completa? Acesse nosso livro gratuito clicando aqui.
 

Nossos números


Nossas iniciativas

PROJETOS EDITORIAIS

Cooperar é agir em conjunto. É pensar em economia e desenvolvimento por e para as pessoas. Por isso, o Sicoob Credivertentes mantém projetos próprios voltados à preservação da memória popular com o boletim Sabores & Saberes; à inspiração com histórias de vida, negócios e comunidades na revista Vertentes Cultural; a informações sistêmicas e financeiras com o Caderno Informativo. Tudo isso além de livros diversos, incluindo biográficos, todos gratuitos. 
 


PROJETOS DE APERFEIÇOAMENTO

Já não há mais dúvidas: o Agro, de fato, não para. E o Sicoob Credivertentes quer ser força para se movimento muito além do Crédito. Desde 2007, a cooperativa é aliada ao Senar na realização do programa Gestão com Qualidade no Campo (GQC); e à Faemg na promoção do Balde Cheio. O primeiro já capacitou 260 produtores (que se tornaram empresários rurais) em 11 comunidades do Campo das Vertentes. Já o segundo amplificou desempenhos e mudou histórias de 80 pecuaristas leiteiros em 12 cidades ou distritos. 
 


PROJETOS SÓCIO-AMBIENTAIS

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua, em julho de 1969. De lá, o americano descreveria a Terra como uma enorme “ervilha azul”. A cor, aliás, é predominante em qualquer representação do planeta, que tem 71% de sua superfície tomada por água. Só 0,3%, porém, é potável. Para fazer sua parte e proteger essa relíquia, o Sicoob Credivertentes lançou em 2019 o projeto Minas + Vertentes. A iniciativa própria integrou o Dia de Cooperar (Dia C) e é voltada ao resgate e à preservação de nascentes locais. Como? Via cercamento planejado e gratuito, com acompanhamento técnico, desses espaços.

Em 2020, o projeto foi indicado ao Prêmio José Costa, idealizado pelo Diário do Comércio em parceria com a Fundação Dom Cabral, que “antecipa reflexões críticas para o desenvolvimento econômico-social de Minas Gerais e, ao mesmo tempo, reconhece as melhores práticas”.
 


AÇÕES SOCIAIS

Já falamos sobre o Dia C? A data, promovida pelo Sistema Ocemg, integra cooperativas em prol do bem-comum e incentiva mobilizações transformadoras. O Sicoob Credivertentes integra as ações todos os anos e, ao longo das edições, inova. Depois de realizar Ruas do Lazer em diferentes municípios, se uniu à Associação de Apoio ao Paciente com Câncer (Asapac) regional, entregando à instituição um carro 0km para transporte de assistidos, suporte financeiro para a realização de obras na Casa de Apoio que os acolhe; e mais de 10 mil litros de leite em 2016 e 2018. Já o Albergue Santo Antônio, em São João del-Rei; a Associação Municipal de Apoio ao Idoso, em Prados; e o Maria Maria, em Barbacena, foram abraçados em 2017, com doação de recursos. 

Durante o lançamento do Minas + Vertentes, com uma Caminhada Ecológica, 260kg alimentos foram arrecadados e entregues à Apae de São Tiago.  
 


Diga SIM à Cooperação