A informação ainda é a melhor forma de se proteger contra criminosos. Conheça os principais golpes e não entre numa roubada.

 

Roubo ou furto de celular

Como é:

Imagine que você está na rua, respondendo uma mensagem no celular, quando de repente alguém rouba seu aparelho. O celular guarda informações importantes e valiosas sobre nossa vida e dados que podem ser utilizados para aplicar golpes, então, proteja-os! Se antes, ao ter um celular roubado, o problema se restringia à perda do aparelho, atualmente passar por essa situação pode significar graves prejuízos financeiros.
Por mais que o App Sicoob seja seguro e confiável, é fundamental que você adote alguns cuidados para manter sua conta bancária protegida caso tenha o celular roubado.
Siga essas dicas e evite que suas informações pessoais e financeiras sejam usadas por pessoas mal-intencionadas.

 

 

Proteja-se:

  • Jamais salve ou anote suas senhas no próprio celular. Deixar uma senha salva elimina toda a segurança proporcionada por um sistema protegido.
  • Jamais compartilhe suas senhas por aplicativos de mensagens ou as guarde em bloco de notas, pois muitos aparelhos têm recursos que permitem pesquisar tudo o que já foi transmitido, dando acesso à senha ao criminoso.
  • Evite usar a mesma senha em contas ou app diferentes.
  • Evite andar na rua usando o celular e tenha cuidado ao volante sempre que usar aplicativos como Waze ou Google Maps.
  • Ative o bloqueio de tela com senha diferente das demais.
  • Sempre use “duplo fator de autenticação” nas plataformas que você utiliza.
  • Nunca use a opção “salvar senha” em navegadores e sites.
  • Mantenha o IMEI do seu aparelho anotado em casa ou em algum lugar seguro.
  • Apague mensagens e fotos com dados sensíveis.
Foi vítima? Saiba como você deve agir:
  • Avise imediatamente sua cooperativa ou ligue 0800 724 4420 (opção 5) e peça para desabilitar o acesso à sua conta. Somente ela pode impedir que seu dispositivo seja utilizado caso o criminoso descubra suas senhas.
  • Caso faça uso de carteira digital (Apple Pay, Samsung Pay ou Google Pay) no seu cartão de crédito, ela também deve ser bloqueada.
  • Caso possua relacionamento com outras instituições financeiras, avise-as imediatamente.
  • Envie um comando para apagar os dados do seu aparelho remotamente (recurso disponível para Android e iOS).
  • Avise sua operadora e solicite o bloqueio da linha e do IMEI do aparelho.
  • Faça um B.O. na delegacia mais próxima ou pela internet.
  • Avise seus familiares e amigos.
 

Como é:

Imagine que você está na rua, respondendo uma mensagem no celular, quando de repente alguém rouba seu aparelho. O celular guarda informações importantes e valiosas sobre nossa vida e dados que podem ser utilizados para aplicar golpes, então, proteja-os! Se antes, ao ter um celular roubado, o problema se restringia à perda do aparelho, atualmente passar por essa situação pode significar graves prejuízos financeiros.
Por mais que o App Sicoob seja seguro e confiável, é fundamental que você adote alguns cuidados para manter sua conta bancária protegida caso tenha o celular roubado.
Siga essas dicas e evite que suas informações pessoais e financeiras sejam usadas por pessoas mal-intencionadas.

 

Proteja-se:
  • Jamais salve ou anote suas senhas no próprio celular. Deixar uma senha salva elimina toda a segurança proporcionada por um sistema protegido.
  • Jamais compartilhe suas senhas por aplicativos de mensagens ou as guarde em bloco de notas, pois muitos aparelhos têm recursos que permitem pesquisar tudo o que já foi transmitido, dando acesso à senha ao criminoso.
  • Evite usar a mesma senha em contas ou app diferentes.
  • Evite andar na rua usando o celular e tenha cuidado ao volante sempre que usar aplicativos como Waze ou Google Maps.
  • Ative o bloqueio de tela com senha diferente das demais.
  • Sempre use “duplo fator de autenticação” nas plataformas que você utiliza.
  • Nunca use a opção “salvar senha” em navegadores e sites.
  • Mantenha o IMEI do seu aparelho anotado em casa ou em algum lugar seguro.
  • Apague mensagens e fotos com dados sensíveis.
Foi vítima? Saiba como você deve agir:
  • Avise imediatamente sua cooperativa ou ligue 0800 724 4420 (opção 5) e peça para desabilitar o acesso à sua conta. Somente ela pode impedir que seu dispositivo seja utilizado caso o criminoso descubra suas senhas.
  • Caso faça uso de carteira digital (Apple Pay, Samsung Pay ou Google Pay) no seu cartão de crédito, ela também deve ser bloqueada.
  • Caso possua relacionamento com outras instituições financeiras, avise-as imediatamente.
  • Envie um comando para apagar os dados do seu aparelho remotamente (recurso disponível para Android e iOS).
  • Avise sua operadora e solicite o bloqueio da linha e do IMEI do aparelho.
  • Faça um B.O. na delegacia mais próxima ou pela internet.
  • Avise seus familiares e amigos.

Como é:

Criatividade é o que não falta para os criminosos. Eles sempre inventam novas maneiras para extorquir dinheiro das vítimas, muitas vezes apelando para as nossas emoções. O golpe do falso sequestro é um dos mais “tradicionais” da categoria.

A vítima recebe um telefonema de um número desconhecido, informando que um parente próximo está em poder de sequestradores (o que é mentira), algumas vezes chama você de mãe ou pai, e então os criminosos solicitam o pagamento de resgate imediato através de transferência ou depósito. Após contatar a vítima, os golpistas passam informações bancárias de conta corrente para a qual a transferência ou o depósito devem ser realizados.

Proteja-se:

  • Não fale o nome da pessoa que poderia ter sido sequestrada. Dessa forma você evita passar para os criminosos informações que eles podem usar para deixar o golpe mais realista.
  • Desconfie de ligações comunicando sequestros. Peça para alguém ligar para a pessoa que estaria sendo sequestrada, sem deixar que os criminosos percebam.
  • Não passe nenhuma informação pessoal sua ou de seus familiares, não diga, por exemplo, onde mora, o seu nome, quanto ganha, quanto tem na sua conta bancária ou onde tem conta.
  • Se conseguir, anote os dados bancários fornecidos pelo golpista e avise a polícias.

Golpe "bença tia"

Um falso parente telefona para a vítima e muitas vezes quando a vítima atende o telefone o criminoso diz “bença tia”, como se fosse da família. O criminoso cria e conta uma história e solicita um "empréstimo", uma ajuda imediata para arcar com despesas de uma eventualidade inesperada.
Assim, o criminoso passa informações bancárias para o envio do recurso, para que a transferência seja realizada.

  • Não fale o nome da pessoa que poderia ser seu provável parente, dessa forma você evita passar para os criminosos informações que eles podem usar para deixar o golpe mais realista.
  • Desconfie de ligações solicitando ajuda financeira. Sempre ligue para a suposta pessoa de outro telefone ou peça a alguém para ligar e confirmar.

Como é:

Um falso parente telefona para a vítima e muitas vezes quando a vítima atende o telefone o criminoso diz “bença tia”, como se fosse da família. O criminoso cria e conta uma história e solicita um "empréstimo", uma ajuda imediata para arcar com despesas de uma eventualidade inesperada.
Assim, o criminoso passa informações bancárias para o envio do recurso, para que a transferência seja realizada.

Proteja-se:

  • Não fale o nome da pessoa que poderia ser seu provável parente, dessa forma você evita passar para os criminosos informações que eles podem usar para deixar o golpe mais realista.
  • Desconfie de ligações solicitando ajuda financeira. Sempre ligue para a suposta pessoa de outro telefone ou peça a alguém para ligar e confirmar.

É um golpe complexo e difícil de detectar, por isso você precisa seguir cada orientação para evitar e se proteger.
Consiste em um site criado com o intuito de se passar por um leiloeiro, promovendo supostos leilões de veículos, imóveis, maquinários etc., com preços geralmente abaixo do mercado, atraindo a atenção de pessoas que navegam e buscam um bom negócio. Além da falsa venda e do falso leilão realizados, também roubam dados dos consumidores.
Nestes casos, a página falsa aparenta ser apenas mais uma opção oficial e legítima dentre tantas outras de leilões online, com uma diferença importante: o produto nunca será entregue.

Por se tratar de um leilão, existe a pressão do tempo contra a vítima. A pessoa não pode demorar muito para decidir, ela precisa dar o lance e comprar rápido, antes que outro o faça. Ao dar o lance, a vítima é vencedora do suposto leilão e precisa realizar o pagamento, no entanto, quando o criminoso identifica que o pagamento foi de fato realizado, bloqueia os contatos e a vítima não consegue mais falar com a suposta “empresa”.

Proteja-se:

  • Desconfie de preços muito abaixo do praticado no mercado, mesmo que se trate de um leilão.
  • Não realize depósitos para terceiros, sejam eles “representantes comerciais” ou “parceiros do leiloeiro”.
  • Sites de leilões brasileiros sempre terminam com: ".com.br", porque precisam estar hospedados no Brasil. Já os leilões falsos, normalmente usam o final “.com” e, para enganar, eles colocam: “.com/br”, porque são hospedados no exterior.
  • Nunca faça cadastros em sites de leilões antes de pesquisar sobre sua reputação e idoneidade.
  • Na dúvida, nunca envie dados bancários ou documentos pessoais.
  • Antes de comprar, analise o site da Aleibras – Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (www.aleibras.org.br/leilao-seguro) ou visite o site www.leilaoseguro.org.br e confira uma lista bem completa dos leilões que você pode confiar.
  • Confirme no site do Detran se o leilão está sendo processado na plataforma do leiloeiro designado pelo órgão.

Como é:

Consiste no recebimento de um e-mail, falso, informando sobre um suposto desconto. Assim, os fraudadores solicitam que a vítima desconsidere o pagamento do DDA e realize o pagamento do boleto enviado por e-mail, que substitui o DDA. Dessa forma, os recursos são desviados para outra pessoa. A quitação da obrigação prevista no DDA não será realizada e, assim, a dívida permanecerá.
O DDA é o boleto de forma eletrônica, assim qualquer correção ou alteração no boleto refletirá no DDA.

Proteja-se:

Se você aderiu ao DDA, se receber um boleto para pagamento por e-mail desconfie e confirme junto ao beneficiário a legitimidade do documento antes de efetuar qualquer pagamento.

Como é:

O fraudador liga para o cliente se passando por um falso funcionário e questiona sobre uma suposta compra no cartão. O criminoso, então, pede as senhas para supostamente bloquear o cartão, solicita que corte o cartão ao meio e informa que mandará um motoboy para recolher o cartão para "perícia".
Atenção: O Sicoob não envia motoboys ou funcionários para recolher seu cartão, mesmo quando ele precisa ser substituído devido a transações suspeitas ou não, e também não pede celulares ou digitação de senha.

Proteja-se:

  • As instituições financeiras nunca recolhem os cartões dos clientes, mesmo que eles estejam vencidos ou bloqueados.
  • Ao se desfazer de um cartão, corte o chip ao meio.
  • Nenhum atendente do Sicoob solicita informações sensíveis por telefone.
  • Nunca informe seus dados bancários e senhas por telefone.
  • Se alguém ou alguma empresa se oferecer para buscar o seu cartão, cuidado, pode ser golpe.
  • Se não for mais usar o cartão, danifique o chip (corte-o em algumas partes), pois assim seu reuso é evitado.

Como é:

Os criminosos utilizam documentos de identificação de outras pessoas para confeccionar um documento falso com os dados da vítima, mas com a foto deles. Assim eles abrem contas, realizam operações de crédito (como empréstimos e financiamentos), solicitam cartões de crédito etc.
A maioria dos golpes acontece com o uso de documentos roubados, furtados ou extraviados.

Proteja-se:

  • Se você foi vítima de uma dessas situações, a primeira atitude a ser tomada é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.).
  • Sempre que tiver um documento roubado ou furtado, deve-se registrar um B.O. - Boletim de Ocorrência Policial para se resguardar de problemas futuros.

Como é:

Malware é a abreviação de “software malicioso” (em inglês, malicious software) e se refere a um tipo de programa de computador desenvolvido para infectar o computador de um usuário legítimo e prejudicá-lo de diversas formas.
Uma nova página inicial surgiu sem sua permissão? Há uma barra de ferramenta ou atualizações que brotaram em seu navegador? Tentou acessar um site e foi redirecionado para outro? Suas ferramentas de proteção foram desativadas? Contatos de e-mails e redes sociais avisaram que você mandou conteúdo estranho? Se sim, provavelmente você carrega um malware.
Se a velocidade, tanto em navegadores na internet quanto na execução de programas, ficar visivelmente debilitada repentinamente, é outro sinal. Um malware costuma interferir no desempenho por usar parte do potencial de sua máquina para outros fins. Isso também causa travamentos.

Proteja-se:

  • Uma das maneiras mais conhecidas de propagar malware é por e-mail, pois ele pode ser disfarçado como uma mensagem de uma empresa conhecida, por exemplo, um banco; ou um e-mail pessoal de um amigo. Por isso, fique atento a e-mails que pedem suas senhas ou e-mails que parecem vir de amigos, mas que têm somente uma mensagem como “Veja só que legal este site!”, seguido de um link.
  • Ao receber um e-mail suspeito, com erros de português, links de ofertas incríveis ou imagens de celebridades, não clique no link. Delete o e-mail.
  • Procure ter sempre as versões mais atuais do seu navegador e sistema operacional para contar com mecanismos de segurança aprimorados.
  • Evite realizar movimentações utilizando conexões wi-fi de locais públicos.
  • Mantenha seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, e verifique se o antivírus está instalado, atualizado e ativo.
  • Não clique em links recebidos por e-mail, SMS, WhatsApp e demais sistemas de mensageria de desconhecidos.
  • Não instale aplicativos de fontes não confiáveis ou dos quais você não necessita.

Como é:

Phishing é uma técnica usada por fraudadores para roubo de informações pessoais, via e-mail, SMS, telefonemas, redes sociais etc. Ao clicar no link recebido, você é direcionado para um site falso, muito parecido com o verdadeiro. Porém, quando você informa seus dados, o fraudador os copia sem você perceber.
Fraudadores fingem que são do banco e enviam links orientando você a clicar para solucionar falsas irregularidades na sua conta corrente, cartão, alguma compra ou transação.
Eles também alegam que você está prestes a perder seus pontos em programas desse tipo ou ainda se passam por lojas, enviando links com ofertas de produtos com descontos excessivos ou brindes.
No phishing, o criminoso virtual envia e-mails fraudulentos que buscam induzir o destinatário a abrir um anexo com malware ou clicar em um link malicioso.
Smishing é uma variação do phishing, mas que se diferencia pelo meio de abordagem: o texto chega por mensagem de SMS no telefone que terá um link malicioso, que leva as vítimas a um formulário usado para roubar as informações.

Proteja-se:

  • Atenção ao receber mensagens de SMS que informam sobre bloqueio de acesso ou que pedem atualização de dados pessoais.
  • Alguns conteúdos possuem erros de português e tentam te convencer a clicar no link e informar seus dados.
  • Outro ponto de atenção é que grande parte dos SMS falsos vem de números particulares e não de empresas.
  • Não abra links de SMS suspeitos e nunca informe seus dados bancários e senhas.

Como é:

O fraudador, se passando por empregado da Central de Suporte ou da cooperativa, induz o cooperado, por telefone, a realizar uma atualização de segurança e solicita à vítima que acesse uma falsa aplicação do internet banking, na qual o cooperado informa todos os dados de acesso à conta, incluindo a senha.
De posse dos dados capturados, o fraudador acessa o App Sicoob do seu celular para cadastrá-lo na conta do cooperado e, ainda na ligação telefônica, solicita ao cooperado que acesse o App Sicoob para realizar a leitura do QR Code de liberação de dispositivo. Uma vez liberado o celular do fraudador, ele passa a efetuar transações financeiras até o limite disponível do cooperado.

Proteja-se:

  • O Sicoob não solicita atualização do internet banking por telefone, envio de QR Code ou links em mensagens de texto.
  • Nunca faça transferências, TEDs, DOCs ou pagamentos em sua conta corrente para fazer um teste após suposta atualização do internet banking.
  • Sempre confira todas as informações contidas na tela do celular após leitura do QR Code.

Como é:

Existem dois tipos de golpes comuns pelo whatsapp.

  • No primeiro, o fraudador cadastra indevidamente o número de telefone do usuário em outro dispositivo e, após esse processo, um SMS contendo um código de liberação de acesso é enviado para o celular da vítima. Por meio da engenharia social, a vítima é induzida a fornecer esse código ao criminoso e, em seguida, a sua conta de WhatsApp é bloqueada. Nisso, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da vítima pedindo dinheiro no nome dela.
  • Outra modalidade de clonagem de contas do WhatsApp tem como alvo pessoas que publicam anúncios em sites de vendas e disponibilizam um número de celular. Com a informação, os autores do golpe enviam uma mensagem se passando pela empresa que hospeda o anúncio, alertando a vítima sobre uma suposta necessidade de manter o anúncio ativo com o envio de um código.

    Na verdade, o código é para instalação do WhatsApp e, caso a pessoa o informe, seu acesso ao aplicativo é cancelado e a conta é transferida para o outro aparelho. Assim, mesmo com número diferente, os cibercriminosos terão acesso ao histórico de mensagens da vítima para ajudá-los a aplicar os golpes.
     
    A dica para se proteger é ativar a verificação em duas etapas do WhatsApp. É muito fácil:
     
    1 - Acesse as CONFIGURAÇÕES ou AJUSTES do WhatsApp, em seguida clique em CONTA e CONFIRMAÇÃO/VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS.
     

     
    2 - Forneça seu endereço de e-mail e em seguida cadastre um PIN de 6 dígitos. Periodicamente o WhatsApp irá solicitá-lo.
     

     
    Fique atento! Se alguém te mandar mensagem pedindo dinheiro emprestado, desconfie! Sempre ligue por outro canal e confirme se é a pessoa, de fato.

Um terceiro tipo de golpe é por meio da criação de uma conta fake no WhatsApp: os criminosos criam um perfil fake no WhatsApp, com a foto de um usuário, mas com um número de telefone diferente. O golpista já possui os dados pessoais da vítima, assim como os contatos no aplicativo.
Utilizando o perfil fake, o fraudador inicia uma conversa com os amigos e familiares do usuário, alegando alguma situação de emergência, e solicita transferência de valores ou pagamento de boletos.

Proteja-se:

  • Desconfie de pessoas pedindo dinheiro ou seus dados por aplicativos de mensagem. Geralmente os golpistas apelam para alguma urgência falsa e pedem depósitos e transferências via Pix para contas de terceiros ou então para pagar alguma conta. Por isso, não faça transferências ou pagamentos por solicitação feita apenas por mensagem, principalmente se o destinatário for uma terceira pessoa. Faça uma chamada de vídeo para confirmar a solicitação.
  • Não deixe público o seu número de telefone pessoal em redes sociais.
  • Desconfie de contas com fotos de conhecidos, mas números diferentes.
  • Caso reconheça uma conta falsa no WhatsApp, denuncie como spam. Vá até as configurações do contato, selecione "Denunciar contato" e escolha entre "Denunciar e bloquear" ou somente "Denunciar". Em seguida, através do e-mail do aplicativo (support@whatsapp.com), informe o ocorrido.
  • É fundamental a comunicação imediata da clonagem ou da existência de um perfil falso para o maior número de conhecidos, para que eles não façam transferências ou pagamentos solicitados em seu nome e assim não se tornem outras vítimas.
  • Caso algum contato tenha realizado transferências ou pagamentos solicitados pelos criminosos, oriente-o a registrar um boletim de ocorrência e a comunicar imediatamente o Banco de origem dos recursos para tentativa de recuperação do valor.

Como é:

O golpe faz com que você sinta que tem uma mão invisível mexendo no seu celular, por isso o nome “mão fantasma”. Neste tipo de golpe, os criminosos conseguem acesso ao seu celular de forma remota.

Funciona assim: você recebe uma mensagem por SMS, e-mail ou por WhatsApp, de uma pessoa que se diz ser funcionário do Sicoob, informando que é necessário atualizar o aplicativo.

Para isso, eles pedem que você clique no link enviado, no qual será instalado um aplicativo capaz de acessar seu celular de forma remota. É nesse momento que os hackers conseguem entrar em seu celular.

Eles conseguem acessar qualquer coisa no aparelho, como configurações, aplicativos e fazer login na conta do banco, principalmente se a sua senha fica salva em algum bloco de notas, por exemplo. Assim, em tempo real, começam a movimentar o seu dinheiro com transferências para contas de terceiros, pagam boletos e solicitam empréstimos.

Proteja-se:

  • Use a autenticação em duas etapas nos principais aplicativos.
  • Analise as mensagens que receber e não acredite em tudo que lê ou escuta na internet, principalmente em mensagens com códigos ou links que você não sabe porque está recebendo.
  • Sempre cheque as informações com sua cooperativa de relacionamento. Se receber alguma ligação ou mensagem, não faça nada. Desligue e, depois, ligue de outro aparelho para o número oficial do Sicoob e confirme a informação.
  • Só baixe aplicativos em fontes confiáveis. Além dos links maliciosos, os golpistas costumam solicitar que você instale um aplicativo com a desculpa de melhorar a segurança. Na verdade, esse app funcionará como a porta de entrada para os golpistas.

Como é:

Golpistas fingem ser da Central de Atendimento do Sicoob e simulam o número de telefone por meio de recursos tecnológicos, como gravações e menus para aumentar a sua confiança. A partir dessa abordagem, solicitam senhas, atualização de sistemas ou liberação de equipamentos ou realização de transferências.

Proteja-se:

  • O Sicoob nunca solicita atualização ou cadastramento de módulo de segurança em computadores, celulares ou senhas e nem a instalação de softwares ou componentes em navegadores via telefone. Por isso, nunca passe essas informações pra ninguém.
  • E lembre-se: o telefone da Central de Atendimento do Sicoob é um número para você ligar. O Sicoob não realiza ligações a partir desse número.

Como é:

Spoofing é um tipo de ataque em que um golpista liga para um telefone fixo se passando por funcionário do Sicoob, informando alguma irregularidade com sua conta ou com alguma transação suspeita, e informa que para regularizar você precisa ligar na Central de Atendimento do Sicoob. Durante a ligação, ele orienta você a ligar na Central de Atendimento, mas quando você desliga para fazer outra ligação, os fraudadores permanecem na linha. Após isso, simulam um atendimento e pedem para você digitar a sua senha no teclado do telefone e dados pessoais, além de números de cartões, códigos de segurança etc.

Proteja-se:

Se receber contato em nome do Sicoob solicitando para ligar na Central de Atendimento, ligue para um dos nossos números de contato oficiais, a partir de outro aparelho, de preferência usando o celular ou aplicativos móveis. Assim você evita que o golpista “prenda” a sua linha telefônica fixa.

Fraude em vendas à distância

Como é:

As vendas por link de pagamento ou em Loja Virtual podem alavancar um negócio, mas exigem maior cuidado.

Fraudadores podem estar em posse de cartões comprometidos e buscar estabelecimentos comerciais para realizar compras com estes cartões. O real portador do cartão, não participando da compra, poderá contestá-la em seu banco e o prejuízo financeiro recair sobre o comerciante que vendeu os produtos.

 

Proteja-se:

  • Certificando-se de que o portador do cartão seja mesmo o comprador. Uma boa dica é buscar realizar cadastro para obter o máximo de informações necessárias.
  • Atenção na entrega. Sempre que possível, formalize a entrega do produto ou serviço com a identificação e assinatura do portador do cartão utilizado no pagamento.
  • Em caso de suspeita, não libere a mercadoria/produto ou serviço. Entre em contato com a Central de Atendimento para apurar os indícios e realizar vendas de maneira segura.
 

Como é:

As vendas por link de pagamento ou em Loja Virtual podem alavancar um negócio, mas exigem maior cuidado.

Fraudadores podem estar em posse de cartões comprometidos e buscar estabelecimentos comerciais para realizar compras com estes cartões. O real portador do cartão, não participando da compra, poderá contestá-la em seu banco e o prejuízo financeiro recair sobre o comerciante que vendeu os produtos.

 

Proteja-se:

  • Certificando-se de que o portador do cartão seja mesmo o comprador. Uma boa dica é buscar realizar cadastro para obter o máximo de informações necessárias.
  • Atenção na entrega. Sempre que possível, formalize a entrega do produto ou serviço com a identificação e assinatura do portador do cartão utilizado no pagamento.
  • Em caso de suspeita, não libere a mercadoria/produto ou serviço. Entre em contato com a Central de Atendimento para apurar os indícios e realizar vendas de maneira segura.