null Crise hídrica no Brasil amplia procura por Painéis Solares

30/08/2021 10:47

Neste segundo semestre de 2021, muitos estudiosos do setor econômico têm abordado o aumento do custo de energia como tema. A pergunta tem sido “quais são os impactos que isso gera na economia do país”. Contudo, alguns colunistas apresentam a energia solar como ótima solução para reduzir custos e manter desempenho de empresas e agronegócio. Esse é o caso do Jornalista Renato Igor, da NSC TV e da CBN que escreveu a matéria deste link.

Falta de chuvas é fator responsável

Chegamos no período de estiagem em grande parte do país, e os reservatórios de água das principais hidrelétricas do país sofreram esvaziamento. Esse fato dificulta e encarece a produção de energia, isso acontece por conta da escassez de chuva.

Outro fator que gerou essa falta de chuva, foi o impacto sofrido pelo fenômeno meteorológico conhecido El Niño. Esse fenômeno provoca um aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico e dificulta o desenvolvimento de chuvas no país.

Em entrevista ao Correio Brasiliense, o meteorologista Marcelo Seluchi do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o nível de chuvas no país vem diminuindo ano após ano, batendo recordes em 2021.

O que dizem os empresários

Em pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 90% de 572 empresários consultados mostram preocupação com as contas de energia. Dentre as principais questões levantadas por empresários estão: o aumento de custo da fatura que resulta em baixa de lucros, o racionamento de energia que desencadeia perda de produção e o transtorno da instabilidade e interrupção do fornecimento de energia que pode parar produções e até danificar maquinários.

Resposta a escassez de chuvas

Bom, para muitos o tema energia solar se relaciona apenas a casas arquitetônicas e alto custo. Mas não, esse é um conceito errado que se tem sobre essa solução de energia. A energia solar tem recebido cada vez mais incentivos e o valor de aquisição vem reduzindo consideravelmente.
Os setores do agronegócio, do comércio e da indústria têm buscado cada vez mais a solução fotovoltaica. O retorno do investimento é rápido e a economia gerada reduz custos de energia entre 50% até 95% do valor.


Fatos sobre energia solar a serem considerados

• Retorno financeiro: o projeto se paga dentro de poucos anos;

• Fácil instalação, agilizando o emprego da energia solar e a redução de custo da fatura;

• Durabilidade dos painéis com manutenções simples é de até 25 anos, e mesmo após esse período, o desempenho cai cerca de apenas 20%;

• Valorização do imóvel na venda;

• Valorização de marca da empresa, tendo em vista que iniciativas sustentáveis são vistas com bons olhos pela comunidade;

• Para o agronegócio, a aquisição de painéis solares facilita a chegada de energia a regiões mais afastadas e alimenta a carga de ferramentas e maquinários elétricos da produção rural.

Benefícios fiscais e incentivos

Para solucionar a crise do alto custo de energia, instituições governamentais criam incentivos para aquisição do modelo de produção fotovoltaica. O BNDES, por exemplo, vem flexibilizando regras e financiando o desenvolvimento de empresas por meio de juros subsidiados.

Além disso, também tem o fato de que é possível abater valores na conta de energia. Quando o painel solar produz mais energia do que o consumo, a concessionária de energia elétrica abate o valor na nota. Essa é uma ótima solução para a energia consumida no período noturno.
 
O que Credisulca e energia solar tem em comum?

Ambas estão aqui para facilitar sua vida financeira. Por se tratar de uma cooperativa de crédito, você tem incontáveis benefícios econômicos ao contar com nossos serviços.

Se os painéis solares facilitam a economia na sua fatura de energia, a Credisulca está aqui para facilitar a aquisição desse modelo de energia. Inclusive, o crédito para esse tipo de serviço tem aquisição facilitada.

Aderir essa solução com nossa cooperativa é investir em grandes retornos financeiros para você e o seu negócio. 

Faça parte!

Sobre o Sicoob Credisulca

Formado por cooperativas financeiras, além de empresas de apoio especializadas, o Sicoob conta com mais de 3 mil pontos de atendimento, 6 milhões de cooperados e um portfólio completo de produtos e serviços financeiros, com preços bem mais justos que os encontrados no mercado financeiro convencional. Aqui, quem se associa não é apenas um cliente, é um cooperado e participa de um círculo virtuoso de prosperidade socioeconômica.