A Unidade de Desenvolvimento Cooperativo da Sicoob Credip atua no planejamento e na execução de ações e programas sociais a fim de disseminar, fortalecer e construir a cultura cooperativista, tendo como público principal os cooperados e comunidades que integram a área de atuação da Cooperativa.

O setor também promove a educação e formação dos conselheiros administrativos e fiscais, representantes eleitos (delegados), e dos funcionários da Instituição, de forma que estes possam contribuir para o seu desenvolvimento, da Cooperativa e das comunidades. Além disso, a Unidade também apoia os serviços de Governança Cooperativa, como realização de pré-assembleias e de assembleias gerais.

Os profissionais que compõem a Unidade desenvolvem atividades técnicas e orientam, em sua área de conhecimento, diversos níveis organizacionais da Sicoob Credip, proporcionando subsídios para cumprimento do propósito e missão da Cooperativa.

Confira algumas das principais atividades desenvolvidas pela área de Desenvolvimento Cooperativo:
 

O interesse pela comunidade, um dos pilares do cooperativismo, pauta as ações de promoção e inclusão social desenvolvidas pela Cooperativa. Há 12 anos, a Sicoob Credip tem destinado parte do seu resultado ao apoio de projetos sociais voltados às áreas de educação, esporte, cultura, lazer, inclusão digital, responsabilidade social e ambiental, nas cidades onde atua.

Para serem contemplados, todos os projetos precisam passar pelo processo de inscrição, aberto uma vez ao ano. Depois é feita uma análise técnica, e por último, uma avaliação pelos gerentes dos pontos de atendimento e dos delegados da Cooperativa, que com base no conhecimento a respeito da idoneidade da instituição e da relevância social do projeto, aprovam ou não as iniciativas.

Em 2023, a Sicoob Credip disponibilizou R$ 2,5 milhões para apoiar projetos sociais. Desse total, foram aplicados mais de R$ 2 milhões que beneficiaram 130 iniciativas em 40 localidades de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.


Acesse o Edital e a tabela de distribuição dos recursos para Projetos Sociais 2024 da Sicoob Credip clicando aqui.
Acesse o Formulário de Inscrição de Projetos Sociais 2024 da Sicoob Credip clicando aqui.
 

 

 

O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa de todo o Sistema Cooperativo e tem como objetivo desenvolver de forma voluntária ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas.

A Sicoob Credip participa ativamente da iniciativa com a realização de ações que são idealizadas e desenvolvidas pelos colaboradores de forma voluntária nas localidades onde a Cooperativa atua. Essa cooperação tem transformado e feito a diferença na vida de milhares de pessoas e comunidades.

 

 

A Sicoob Credip investe na educação, promovendo cursos, palestras, aulas e capacitações visando a formação de seus cooperados, colaboradores e dirigentes acerca dos assuntos: educação financeira e cooperativismo. Um dos papéis da Cooperativa é difundir a cultura e os princípios cooperativistas objetivando contribuir com o desenvolvimento social e econômico da sociedade.

 

- Educação Financeira

Preocupada com a “saúde financeira” dos associados, desde de 2014, a Sicoob Credip promove cursos de educação financeira aos seus cooperados. O foco é oferecer conhecimento e conscientizá-los sobre assuntos como crédito, endividamento, orçamento, investimento, consumo consciente e planejamento financeiro.

Em 2023, foram realizadas 180 ações que atingiram direta e indiretamente mais de 26 mil pessoas em diversas localidades de abrangência da Cooperativa.


 


- Cooperativismo

Desenvolver a consciência cooperativista, contribuindo para o fortalecimento da sociedade cooperativa é a proposta do curso de cooperativismo. Na capacitação os participantes aprendem sobre contextos históricos e valores, princípios do cooperativismo, forma de gestão, papel dos Conselhos de Administração e Fiscal, o funcionamento do Sistema Sicoob e a Sicoob Credip.

No ano de 2023, 176 capacitações foram ministradas alcançando a participação total de 15.829 mil pessoas nos três estados onde a Sicoob Credip atua.



- Integração de Cooperados

O programa Integração de Cooperados, desenvolvido desde 2014 pela Sicoob Credip, tem como objetivo recepcionar os novos cooperados, apresentando o funcionamento da Cooperativa, do Sistema Sicoob, cooperativismo e também as ações de responsabilidade social desenvolvidas. 

O curso é realizado pelo menos uma vez ao ano em todos os pontos de atendimento da Sicoob Credip.