NOSSA HISTÓRIA
O Sicoob Credimata

Iniciou em setembro de 2008, em uma Reunião Ordinária da UAR 2 realizada em Leopoldina em que foi levantado em plenário o assunto sobre aglutinação de cooperativas de crédito. 


Tema este já em outros ambientes inerentes ao segmento muito debatido. Naquela oportunidade se ensaiou sobre a possibilidade desse acontecimento entre as cooperativas de crédito de Além Paraíba, Leopoldina, São João Nepomuceno e Volta Grande. 
Terminada a reunião, entre os administradores esta ideia não ficou latente. Passaram alguns dias e logo se originou movimentos, conversas e reuniões. Muito se discutiu buscando a viabilidade do projeto, sob orientação e condução do SICOOB CENTRAL CREDIMINAS. Passado este tempo de estudos a aglutinação se materializou em 30 de abril de 2009. Consolidado o processo, dirigentes, colaboradores e associados entraram num processo de transição. Conhecendo novas realidades buscando adaptar-se ao novo. 


No contexto da época prevaleceram instâncias denominadas de Unidade Regional num total de quatro. Estas regionais representavam as áreas de atuação de cada uma das cooperativas aglutinadas. Cada regional tinha sua representatividade na Diretoria e Conselho de Administração. 
Foi implementado à época um Centro Administrativo em Volta Grande, município sede da cooperativa incorporadora – já possuía a “Livre Admissão”, com apoio à Contabilidade, Compensação, Departamento Pessoal, dentre outros, permanecendo o setor de crédito nas ex-sedes – das cooperativas incorporadas. 


Buscando e primando melhoria nos processos, em fevereiro de 2014, fez-se a centralização do setor de crédito em Leopoldina, oportunidade de ganho de negócios e celeridade nas liberações. 
Além de sua sede, a Cooperativa possui ainda 22 (vinte e duas) agências, localizadas nos municípios mineiros de: Além Paraíba, Bicas, Cataguases, Descoberto, Itamarati de Minas, Juiz de Fora - Benfica, Juiz de Fora - Centro, Juiz de Fora – Moinho, Laranjal, Leopoldina, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Palma, Pirapetinga, Recreio, Rio Novo, Rochedo de Minas, Santo Antônio do Aventureiro, São João Nepomuceno, Senador Cortes e no município de Sapucaia e Teresópolis no Rio de Janeiro.

Credibilidade

Meta sistêmica, visando a manutenção da confiança irrestrita do cooperado quando da realização de suas operações financeiras

União

Fundamental para a existência e a perenidade do sistema

Equidade

Baseada no princípio cooperativista da democracia

Pertencimento

Baseado no orgulho de ser proprietário do empreendimento cooperativo

Cooperativismo

Cooperativismo significa a colaboração entre pessoas com um interesse em comum. A ideia surgiu após a Revolução Industrial, quando a população começou a ficar insatisfeita com as altas taxas de desemprego e os baixos salários. O cenário motivou os trabalhadores a se unirem em busca de melhores condições para o exercício das suas atividades, que incluíam desde a redução nos custos de produção até a aquisição de novos equipamentos.

No entanto, foi apenas em 1844 que o termo cooperativa surgiu. A primeira cooperativa foi criada na cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra.

Um grupo composto por 27 homems e uma mulher se uniu para montar seu próprio armazém, já que, separadamente, essas pessoas não tinham condições de comprar a quantidade básica de alimentos para sobreviver.

A proposta era simples: comprar alimentos em grande quantidade para conseguir preços menores. Todos os itens seriam divididos igualitariamente entre o grupo. E assim nasceu a Sociedade dos Probos de Rochdale, que em 4 anos multiplicou seu capital social de 28 para 152 mil libras.

O termo cooperativismo, contudo, só foi criado oficialmente em 1948, em um congresso do segmento realizado em Praga. Na época, sua definição era: “Será considerada como cooperativa, seja qual for a constituição legal, toda a associação de pessoas que tenha por fim a melhoria econômica e social de seus membros pela exploração de uma empresa baseada na ajuda mínima e que observa os Princípios de Rochdale”.

Desde então, já são mais de 3 milhões de cooperativas no mundo. Existe até o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho e com objetivo de divulgar esse modelo organizacional.

Conselho Sicoob Credimata

Adalberto de Souza Lima - Presidente

Conselheiros:
Antônio Martins Fortes Neto;
Carlos Eduardo de Almeida Junqueira;
Ermínio César Mendonça;
José Anderson Coutinho Soares;
José Dilson Reis Ferraz;
Lafayette Marcos Luiz da Cunha;
Márcio Américo Lima Verardo;
Pedro Henrique Junqueira Reis.

Efetivos:
Marisa Meirelles Pereira Rocha;
Narciso Detoni Júnior;
Neemias Vargas de Oliveira.

Suplentes:
Elias Lamim Mattos;
Maria José Matos Quintão;
Rosemay Teperino Abreu.

Diretor de Negócios: Ricardo Machado da Silveira
Diretor Financeiro: Ernesto Sebastião de Mendonça
Diretor Operacional: Bruno Rafael Rodrigues de Souza
Diretora de Gestão de Riscos: Beatriz Neto Francklin Barbosa