Conheça nossa Cooperativa

 

HISTÓRIA – Cooperativa de Crédito Rural dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda, foi fundada por um grupo de 25 (vinte e cinco) produtores rurais, que buscavam juntamente com a COOCAFÉ (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha Ltda - Cooperativa de Produção), alternativas para a solução de problemas enfrentados junto às instituições financeiras, em virtude dos grandes volumes financeiros movimentados com a comercialização do café, considerada o núcleo econômico da região. Assim sendo, em 09 de maio de 1988 foi fundada a CREDICAF, que teve início de funcionamento em 11 de outubro daquele mesmo ano.


Os 25 associados fundadores da CREDICAF eram oriundos da COOCAFÉ, sendo que a participação da cooperativa de produção na fundação da CREDICAF foi vital. Ter uma cooperativa de crédito foi uma idealização da COOCAFÉ que na época ofereceu todo apoio logístico, mobiliário e até mesmo de funcionários.


No campo das conquistas do nosso Sistema, a maior delas foi a criação do BANCOOB – Banco Cooperativo do Brasil, no ano de 1997. O BANCOOB nasceu da necessidade de as cooperativas de  crédito se livrarem das taxas extorsivas que os bancos comerciais cobravam pela prestação de serviços, sendo que esses custos, praticamente inviabilizavam a existência e o crescimento do Cooperativismo de Crédito no Brasil. Com o BANCOOB, vieram também muitos produtos e serviços, facilitando ainda mais a vida dos associados e comunidade.


A partir de 1998 iniciou-se o processo de expansão da cooperativa com abertura do primeiro Posto de Atendimento Cooperativo (PA) na cidade de Durandé, logo depois vieram os outros: Martins Soares, Mutum, Conceição de Ipanema, Ipanema, Pocrane, Chalé, Taparuba e Juiz de Fora.


Com o intuito de estender os benefícios da Cooperativa de Crédito a outros segmentos além do rural, em 2005 a Cooperativa deixou de ser uma Cooperativa exclusivamente de Crédito Rural tornando-se uma Cooperativa de livre admissão de associados, outra grande conquista, pois, assim passou a atender a comunidade em geral. Naquele ano a razão social da cooperativa mudou para Cooperativa de Crédito do Leste de Minas Ltda.

Em 2012 o Sicoob Credicaf inaugurou sua sede própria na cidade de Lajinha, onde está instalada a agência sede e o Centro Administrativo (CAD). Naquele mesmo ano a razão social da cooperativa foi alterada mais uma vez para Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Leste de Minas Ltda.


Ser uma instituição financeira cooperativa é um dos principais diferenciais do Sicoob Credicaf em relação ao mercado financeiro tradicional. Nosso desafio é continuar trabalhando para consolidar cada vez mais o sistema cooperativo, e trazer desenvolvimentos econômico e social aos associados e a comunidade.

 

CONSELHOS E DIRETORIA

 CONSELHO ADMINISTRATIVO

 João Batista Bartoli de Noronha - Presidente

 Fernando Romeiro de Cerqueira - Vice-Presidente

 Célio Vieira da Fonseca - Conselheiro vogal

 Eunice Tavares da Silva Colombo - Conselheira vogal

 Antônio Luiz de Oliveira Júnior - Conselheiro vogal

 

CONSELHO FISCAL

 Efetivo

 Marli de Melo Regli Silva

 João Batista da Silva                    

 Rodrigo da Silva Ferreira

 Suplentes

 Felipe Eduardo Hermsdorff de Freitas Souza        

 Maria de Lourdes Huebra

 

DIRETORIA EXECUTIVA

 Wilian Berbert Tomaz - Diretor de Negócios

 Gleydson Antunes da Costa - Diretor de Gestão de Risco

 Orlando Carvalho Cezar - Diretor Operacional

 

CONTADORA

 Aline Fabiana dos Santos Teixeira Domingos - CRC/MG 081.759

 

REGISTROS E AUTORIZAÇÕES

 Data de Constituição: 09/05/1988

 Início das Atividades:11/08/1988

 Autorização do BACEN: 879

 Registro na JUCEMG: 3140000319-3

 Registro na OCEMG/OCB: 652

 Data para Autorização da Livre Admissão: 11/03/2006

 RAZÃO SOCIAL

 Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do leste de Minas Ltda - Sicoob Credicaf

 Av. Dr. Rubens Boechat de Oliveira, 310 - Centro - Lajinha/MG

 CEP: 36980-000 - Tel.: (33) 3344-1490

 Email: lajinha@sicoobcredicaf.com.br