CONTATOS ASSESSORIA DE IMPRENSA - CENTRAL SICOOB UNI

 

Pedro Paulo Couto

E-mail: pedrop.couto@sicoob.com.br

* Obs.: O contato acima é para uso exclusivo de veículos de comunicação (jornais, portais online, revistas, canais de TV etc) que queiram entrar em contato com a Central Sicoob Uni. Para outras solicitações, entre em contato por meio de um dos nossos canais de atendimento.

 

 

Assessoria de Imprensa Nacional do Sicoob

A Assessoria de Imprensa Nacional do Sicoob conta com um canal exclusivo para atendimento a jornalistas de todo o Brasil. Dúvidas, solicitações de pauta e entrevistas podem ser encaminhadas para os e-mails abaixo:

E-mail: jornalismo@sicoob.com.br

E-mail: sicoob.imprensa@approach.com.br

Telefone institucional:  (61) 98161-3130

* Obs.: Os contatos acima são destinados exclusivamente à imprensa (jornais, portais, revistas, emissoras de TV, etc.). Para demais assuntos, utilize nossos canais oficiais de atendimento ao público.

Releases

null Sicoob cria a primeira cooperativa mirim em uma unidade da APAE

Projeto pioneiro em Londrina leva cooperativismo e educação financeira para alunos com deficiência; a iniciativa se soma às ações de inclusão em outras APAEs do país

Setembro de 2025 – Uma iniciativa pioneira do Sicoob em Londrina (PR) resultou na criação da primeira cooperativa mirim instalada em uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Brasil. Fundada em 13 de novembro de 2024, a cooperativa "Mãos que Transformam" conta com 19 associados, todos alunos da instituição.

A cooperativa mirim tem por objetivo ensinar os valores do cooperativismo e promover educação financeira e empreendedora. A versão piloto do projeto em Londrina tem gerado impactos positivos ao promover a inclusão e estimular a autonomia dos alunos. A iniciativa contribui para o desenvolvimento de habilidades, como trabalho em equipe, tomada de decisão e responsabilidade, além de fortalecer valores como solidariedade e ajuda mútua. A equipe pedagógica da APAE relata que após a criação do projeto os estudantes demonstraram maior autoestima e senso de pertencimento.

A ideia de levar os princípios do cooperativismo para pessoas com deficiencias especiais nasceu da inquietação de um jovem aprendiz do Sicoob, que indagou a viabilidade de levar o programa a uma APAE. Segundo Emanuelle de Moraes, gerente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob, a proposta foi levada adiante com o apoio do Instituto Sicoob e da APAE. “Começamos a trabalhar para concretizar a iniciativa e foi necessário um cuidadoso trabalho de adaptação da metodologia pedagógica para atender alunos com deficiência intelectual, múltipla e autismo. Para garantir uma linguagem inclusiva, uma consultoria especializada também foi contratada”, explica Emanuelle.

Programa Financinhas nas Escolas

Executado na APAE de Londrina desde 2023, o programa Financinhas demonstra como a continuidade das iniciativas fortalece a educação inclusiva e possibilita a expansão de metodologias para novas realidades.

A experiência em Londrina se soma a outras iniciativas do Sicoob focadas na educação inclusiva. Na APAE de Taquarituba (SP), por exemplo, o programa Financinhas nas Escolas tem levado a educação financeira a alunos com deficiência por meio de metodologias lúdicas e acessíveis. Com jogos e atividades práticas, os estudantes aprendem sobre finanças de forma divertida, enquanto desenvolvem habilidades sociais e fortalecem valores como cooperação e responsabilidade social.

“Ambas as iniciativas demonstram como a educação financeira e os princípios do cooperativismo podem ser ferramentas poderosas para promover a inclusão e o desenvolvimento integral de estudantes com deficiência”, conclui.