Sicoob União MT/MS

A busca por igualdade financeira e justiça social sempre esteve presente na história do Sicoob União MT/MS. 

Com um desenvolvimento progressivo na região, o Sicoob União MT/MS baseia sua atuação prezando pelos princípios, valores e propósito do sistema cooperativista, que incluem a promoção da justiça financeira e prosperidade, estímulo a soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio de cooperação. Entre seus valores estão o respeito e valorização das pessoas, ética e integridade, excelência e eficiência.

Para descobrir se sua cidade conta com uma agência do Sicoob União MT/MS e quais são os benefícios para quem é cooperado, continue lendo o texto.  


Sicoob União MT/MS: o que é?

O Sicoob é uma cooperativa de crédito, que funciona como uma associação de pessoas que se ajudam mutuamente. Oferece os mesmos serviços que um banco, porém, sem visar o lucro da instituição, oferecendo soluções financeiras sustentáveis.

As cooperativas de crédito trazem inúmeras vantagens aos cooperados, entre elas o fato de serem os donos da instituição financeira, o que também funciona como um propulsor do desenvolvimento econômico dos associados, pois todos possuem o direito de participar de sua gestão, por meio de participação efetiva nas Assembleias Gerais (ordinárias ou extraordinárias).

Conheça aqui um pouco da história da cooperativa e as cidades que fazem parte do Sicoob União MT/MS.


Breve história do Sicoob União MT/MS 

O Sicoob União MT/MS nasceu da união das cooperativas Sicoob Coopertec, Sicoob Credijud e Sicoob Federal em 01 de outubro de 2016. Abaixo estão discriminados os principais indicadores numéricos, com data-base de junho de 2016, um pouco antes da união das cooperativas participantes:


Coopertec

A Coopertec nasceu do sonho de um grupo de servidores da antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT), que queria ter uma instituição financeira que os atendesse plenamente. O sonho se tornou realidade em 7 de maio de 1992, quando foi constituída a cooperativa, com 135 (cento e trinta e cinco) sócios fundadores.

O primeiro Conselho de Administração foi composto por: Antônio Carlos Vilanova (Presidente), Alessandro Marcondes Alves (Vice-Presidente), Antônio Vitorino de Morais (Secretário), Josdyr Vilhagra (efetivo), José Luiz Leite (efetivo), Sônia Regina Guimarães Fonseca (efetiva), Ricardo Venâncio de Amorim (efetivo), Wilson José da Silva (suplente) e Lúcia Maria Rosa de Souza (suplente).

O sucesso consolidado pela instituição também carrega o nome do Prof. Wilson José da Silva, que presidiu a Coopertec por 17 (dezessete) anos. Durante a sua gestão, em 1999, a Coopertec aderiu ao Bancoob e, com a criação do Sistema Sicoob, passou a ser chamada Sicoob Coopertec, tornando-se, então, referência e modelo nacional, contando com a satisfação dos sócios pelo atendimento diferenciado.

Em 2016, a Coopertec deu início a uma nova e ainda mais pujante fase, unindo-se às cooperativas Credijud e Federal para se transformar no Sicoob União MT/MS, com ótimas perspectivas de crescimento. 


Federal

Na capital do Estado de Mato Grosso, cidade de Cuiabá, um grupo de 22 (vinte e dois) policiais federais, inconformados com as agruras que sofriam quando pleiteavam melhor atendimento e condições creditícias na instituição financeira em que recebiam seus vencimentos, resolveu constituir sua própria instituição financeira e, assim, em 30 de março de 1993, reunidos em Assembleia Geral de Constituição, criaram a Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores da Polícia Federal lotados no Estado de Mato Grosso - Coopef.

Dois anos depois, em 1995, já com recursos ociosos, buscou-se ampliar o quadro social, com a alteração do Estatuto para abrigar os policiais da Policia Rodoviária Federal, sendo que, no dia 18 de abril do ano de 1996, com apoio dos dirigentes daquele órgão e dos representantes classistas, houve a inauguração do primeiro PAC, instalado na sede da Polícia Rodoviária Federal. 

Em 2016, a Federal uniu-se às cooperativas Credijud e Coopertec para se transformar no Sicoob União MT/MS, com o intuito de colaborar com o fomento dos valores e princípios que regem o sistema cooperativista em prol das comunidades em que se encontram inseridas. 


Credijud

A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso - Credijud, localizada, quando da sua instalação, no interior das dependências do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (ilustração 02), foi idealizada por Gildeci Oliveira da Costa, que trabalhou como servidor efetivo no cargo de Técnico Judiciário do Poder Judiciário de Mato Grosso no período de 20/04/1983 à 13/02/2017 (data do seu falecimento).

A fundação da Credijud se deu em setembro de 1998, recebeu a carta-patente do Banco Central do Brasil em novembro de 1998 e, em 18 de agosto de 1999, efetivamente entrou em funcionamento, com dois funcionários e uma gerente, em um espaço de 30m², cedido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. 

O ano de 2016 foi permeado de negociações e reuniões entre as cooperativas Credijud, Coopertec e Federal, que resultou na Assembleia Geral Extraordinária – AGE de incorporação, realizada em 1° de outubro de 2016, a qual gerou a Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento União dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - Sicoob União MT/MS, que já nasceu como uma das maiores forças do cooperativismo de crédito da região Centro-Oeste, com mais de seis mil associados e cerca de 100 colaboradores e área de atuação em 22 municípios nos dois Estados – MT e MS.


Algumas das características da cooperativa Sicoob União MT/MS

A governança é dual, ou seja, o Conselho de Administração planeja e a Diretoria executa as ações planejadas, conforme preceitua a Lei Complementar n. 130/2009, sendo o modelo incentivado pelo Banco Central do Brasil, já que, nesse formato de governança, há segregações de funções. A Diretoria Executiva é contratada do mercado, não faz parte do quadro de funcionários da cooperativa e tem um mandato definido no estatuto;

A partir do ano de 2019, a cooperativa adotou a representação por Delegado; assim, cada núcleo (agência) possui um Delegado, podendo uma agência ter mais de um núcleo, a depender do número de cooperados.

O Delegado representa os associados de seu núcleo na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária. Antes da realização de uma Assembleia Geral, ocorrem as Assembleias de Núcleo, nas quais os cooperados apreciam e deliberam sobre os assuntos relacionados à sua cooperativa, os quais serão tratados na Assembleia Geral, ocasião em que se leva o voto do delegado, previamente homologado pelos cooperados quando das Assembleias de Núcleo.

São direitos dos associados, além dos previstos no estatuto social da cooperativa:

I.  Votar e ser votado para Delegado de Núcleo:

II. Propor ao Delegado de Núcleo quaisquer assuntos de interesse da cooperativa para serem explanados na Reunião de Núcleo, bem como nas Assembleias Gerais. 

O Sicoob União MT/MS possui, atualmente, 12 agências, 3 Escritórios de Negócios que, em breve, implantarão agências nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e, ainda, 01 PA Digital, cuja agência virtual foi formada por cooperados que se associaram por meio do aplicativo “Faça Parte”.

Agência

Nº de Sócios

Tribunal de Justiça/MT

1.290

Shopping Popular/MT

1.123

Federal/MT

1.984

IFMT

2.932

Campo Novo/MT

1.981

Nova Mutum/MT

1.889

UFMT

1.418

Via Park/MS

1.016

Araputanga/MT

1.233

Campo Grande/MS

840

Trivelato/MT

525

Sidrolândia/MS

1.000

PA Digital

2.715

Escritório Salto do Céu/MT

104

Escritório Costa Rica/MT

411

Escritório Chapadão do Sul/MS

185

Total de Cooperados

20.646

Dados Dez/2021


Benefícios de ser um cooperado do Sicoob União MT/MS

Ao ser associado do Sicoob União MT/MS, o cooperado tem muitas vantagens, dentre elas a participação nas sobras/resultados da cooperativa, o que faz a economia regional circular, fomentando o desenvolvimento da comunidade em que o Sicoob está inserido.

Com o Sicoob União MT/MS, os cooperados também podem ter a oportunidade de realizar sonhos e impulsionar o próprio crescimento.

Destacam-se algumas vantagens de ser um cooperado:

  • Ter os mesmos serviços que um banco oferece, no entanto, sem taxas absurdas e com o atendimento diferenciado, pois o cooperado é o próprio dono do negócio;

  • Possuir diversidade de serviços: contas-correntes, cartões de crédito, investimentos, previdências privadas, seguros, consórcios, empréstimos e financiamentos, serviços de mobile bank, entre outros;

  • Proporcionar maior controle do próprio dinheiro;

  • Permitir a participação nos resultados/sobras da cooperativa;

  • Permitir o acesso facilitado a crédito como, por exemplo, o crédito consignado


Interesse pela Comunidade

Visando resgatar a aproximação entre a Administração e os cooperados, o Conselho de Administração, em 29/10/2020, criou o Núcleo de Educação, Formação e Informação, cujos alguns dos objetivos estão abaixo elencados:

  • Estimular maior participação dos sócios na cooperativa;

  • Resgatar/reforçar o sentimento de pertencimento;

  • Melhorar a comunicação entre os associados e a equipe de colaboradores, diretoria e conselhos;

  • Capacitar cooperados, conselhos, diretoria e delegados, promovendo, assim, a política de sucessão da cooperativa;

  • Capacitar os cooperados quanto ao uso das ferramentas de tecnologia colocadas à sua disposição pelo sistema Sicoob;

  • Criar mecanismos que permitem o envio de propostas dos sócios antes das assembleias gerais;

  • Para a capacitação dos cooperados, a principal ferramenta, nesse período de pandemia, está sendo a Universidade Sicoob com diversos cursos como: Educação Financeira, Cooperativismo, Cooperativas de Crédito, Governança Corporativa, entre outros, que são realizados por meio do aplicativo Moob clique aqui e saiba como funciona esse aplicativo. 


Como se tornar um cooperado Sicoob União MT/MS?

Para se tornar um cooperado do Sicoob União MT/MS, basta comparecer à unidade mais próxima da sua residência, com seus documentos pessoais e comprovante de residência e renda.

Pelo app, também é possível abrir sua própria conta a qualquer hora, diretamente pelo celular ou tablet, sem precisar se deslocar até uma agência do Sicoob União MT/MS. Para isso, basta baixar o aplicativo do Sicoob no Google Play ou App Store. 

Cooperado você é o dono do Sicoob União MT/MS, participe democraticamente das decisões e dos resultados financeiros, pois esses resultados são reinvestidos no desenvolvimento regional, em um círculo virtuoso de prosperidade socioeconômica.

Estatuto Social - Sicoob União MT/MS - Clique aqui

Relatório Anual 2021 - Sicoob União MT/MS

Pacote de tarifas - Clique aqui


UNIDADE ADMINISTRATIVA

Rua D, no 91, Residencial Concadoro, Araés
CEP 78005-815 - Cuiabá-MT
(65) 3901-7030
sicoob.uniaomtms@sicoob.com.br


UNIDADE COMERCIAL

Rua J, nº 6, Residencial Concadoro, Araés
CEP 78005-810 - Cuiabá-MT
(65) 3027-8320
sicoob.uniaomtms@sicoob.com.br


AGÊNCIAS MATO GROSSO (MT)


Agência Tribunal de Justiça

Av. Historiador Rubens de Mendonça, Anexo ao Tribunal de Justiça, Centro Político
CEP: 78000-000 - Cuiabá-MT
(65) 3901-7100


Agência Shopping Popular

Av. Manoel José de Arruda, Anexo ao Shopping Popular, Dom Aquino 
CEP: 78015-000 - Cuiabá-MT
(65) 3645-3305   


Agência Federal (Av. do CPA)

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1047, Araés
CEP: 78005-725 - Cuiabá-MT
(65) 3901-7040


Agência IFMT

Av. Marechal Deodoro, 1419, Centro Norte,
CEP: 78005-100 - Cuiabá - MT
(65)3319-4600


Agência Campo Novo do Parecis

Av. Paraná, 600, Centro
CEP: 78360-000 - Campo Novo do Parecis-MT
(65) 3382-5950


Agência Nova Mutum/MT

Av. Mutum, 181, Centro
CEP: 78450-000 - Nova Mutum-MT 
(65) 3371-1100


Agência UFMT

Av. Fernando Corrêa da Costa, 3414, Jardim Shangri-Lá
CEP: 78070-200 - Cuiabá, MT
(65) 3618-3800


Agência Araputanga

Av. Castelo Branco, 420, Centro
CEP: 78260-000 - Araputanga - MT
(65) 3261-5400


Agência Santa Rita do Trivelato

Rua Arará, 2034, Centro
CEP: 78453-000 - Santa Rita do Trivelato - MT
(65) 3529-6427


Agência Salto do Céu

Av Pedro Pedrossian, Nº 12, QD, 24

CEP: 78270‑000 - Salto do Céu - MT

(65) 9  9950-1886

Escritório São José do Rio Claro

Avenida Argentina, 363, Cep: 78435-000

 


AGÊNCIAS CAMPO GRANDE (MS)


Via Park

Rua Caliandra, 357, Vivendas do Bosque
CEP: 79021-160 - Campo Grande - MS
(67) 3047-0101


Sidrolândia

Av. Dorvalino dos Santos, 510, Centro 
CEP: 79170-000 - Sidrolândia - MS
(67)3272-7750


Escritório Costa Rica 

Av. José Ferreira da Costa, 914 A, Centro

CEP: 79550-000, Costa Rica - MS,

(67) 9 8147-0607


Escritório Chapadão do Sul

Av. 8, n° 541S, Centro
Cep: 79560-000 - Chapadão do Sul - MS
(67) 3562-8417 / 3562-8416