null Estratégias para quitar as dívidas do cartão de crédito

09/01/2024 16:00

Saiba como dar o primeiro passo para se livrar das dívidas do cartão de crédito

Você já passou por um momento de dificuldade financeira ou se viu gastando mais do que deveria no cartão de crédito? Às vezes acabamos nos descuidando e passando do limite –literalmente!–, e é aí que os problemas aparecem. Muitas pessoas, para tentar resolver esse problema, decidem parcelar uma alta fatura do cartão, o que pode complicar ainda mais o processo de cumprir o pagamento e encerrar a dívida.

Pensando nisso, queremos te dar algumas estratégias para começar o novo ano com o pé direito, se organizando para quitar suas dívidas de crédito e começar do 0, com tranquilidade e responsabilidade. 

Siga conosco e veja nossas dicas:

  • Faça um orçamento

Coloque no papel todas as dívidas que você precisa quitar e sua renda total de cada mês, ou um valor aproximado. Anote também os seus gastos mensais, dos quais não pode abrir mão, como as contas de luz, água e alimentação.

  • Crie uma lista de prioridades

Agora, coloque em ordem de prioridade as dívidas mais antigas ou com os juros mais altos. São essas as que você deverá quitar no menor tempo possível.

  • Estabeleça um limite

Não vale a pena comprometer toda a sua renda com o pagamento da dívida de crédito, se isso significar se privar de necessidades básicas. Observe com atenção o seu orçamento e estabeleça um valor máximo que você consegue dispor. É claro que, inicialmente, você poderá precisar fazer algumas escolhas e deixar alguns gastos para depois, mas não é preciso passar necessidades para quitar sua dívida.

  • Faça uma renda extra

Caso seja preciso, tente fazer uma renda extra, oferecendo algum serviço ou vendendo algum produto. Caso isso não seja possível, já é uma boa ajuda se conseguir direcionar para a dívida as pequenas economias que fizer durante o mês.

  • Evite se endividar novamente

De agora em diante, fique atento para não se deixar endividar novamente. Evite pagar apenas o mínimo da fatura, prefira sempre pagar o valor total, mesmo que isso signifique algum aperto no mês seguinte; também evite ter mais de um cartão de crédito, pois isso pode confundir você e fazê-lo gastar mais do que pretendia; caso perceba que está gastando mais do que ganha, tente diminuir o limite do cartão de crédito; por último, dê preferência a pagamentos à vista, sempre que possível.

Aqui no blog, já demos uma outra dica muito valiosa: a construção de uma reserva de emergência. Em muitas situações, essa reserva pode servir como um bote salva-vidas em momentos de crise financeira. Quando você conseguir se livrar das dívidas de crédito, considere começar o mais rápido possível a construir a sua reserva de emergência. Ela pode ser a sua salvação na hora do aperto!

Venha conhecer os serviços que a Sicoob pode lhe oferecer. Temos as melhores opções de crédito para o seu negócio.