Você sabe o que é uma cooperativa? - Sicoob Creditábil
null Você sabe o que é uma cooperativa?

Entenda o que é uma sociedade cooperativa e descubra a melhor solução para o seu empreendimento
Muitas vezes, quando uma pessoa pretende começar um negócio próprio, mas não tem o capital inicial necessário, ela é obrigada a recorrer a instituições financeiras para obter esse crédito. O problema é que, frequentemente, essas instituições acabam não ajudando, porque veem uma baixa expectativa de retorno (confira aqui as principais diferenças entre bancos e cooperativas). É aí que entram as cooperativas.
Uma sociedade cooperativa é uma associação sem fins lucrativos entre trabalhadores de uma mesma atividade econômica. Esses grupos se formam com o objetivo de prestar serviços de qualidade aos seus membros e obter vantagens no mercado.
Na prática, aquele empreendedor que não conseguiu obter crédito nas instituições financeiras tradicionais poderia associar-se a uma cooperativa para ter acesso aos recursos necessários ao seu negócio, como a isenção de alguns impostos (por não visar lucro), empréstimo a juros baixos, cursos de capacitação e até a compra em grupo de materiais, o que diluiria gastos com o transporte, por exemplo, tornando a operação mais econômica. As organizações desse tipo operam de acordo com a Lei nº 5.764, de 1971, que institui a Política Nacional de Cooperativismo.
O Brasil possui mais de 4.600 cooperativas registradas na Organização Cooperativas do Brasil (OCB), somando mais de 20 milhões de cooperados e mais de 524 mil pessoas empregadas nos 7 ramos abarcados pelo cooperativismo: agropecuária; transporte; crédito; trabalho, produção de bens e serviço; saúde e infraestrutura. São números impressionantes, e que provam o valor e a relevância desse modelo para a economia do país.
O sucesso desse modelo de negócio, que já dura tantas décadas, está nos 7 princípios que o regem:
- Adesão livre e voluntária;
- Gestão democrática;
- Participação econômica;
- Autonomia e independência;
- Educação, formação e informação;
- Intercooperação;
- Interesse pela comunidade.
Esses princípios garantem que toda a administração de uma cooperativa seja feita de forma coletiva e democrática, ouvindo as necessidades e opiniões de todos os participantes e escolhendo, assim, os melhores caminhos. É uma forma mais livre de conduzir seu próprio negócio e contar com o apoio de quem sabe exatamente quais são as suas necessidades e objetivos, porque atua no mesmo ramo. As cooperativas são abertas à participação de qualquer pessoa que se identifique com o propósito e a atuação da organização escolhida.
O Sicoob é um sistema de cooperativas bancárias, ou seja, de crédito, que oferece as melhores soluções financeiras para seus cooperados. Hoje, somamos mais de 7,5 milhões de pessoas em centenas de cooperativas em todos os estados do Brasil.
Ficou interessado? Se quiser aprender mais, aqui você vai entender melhor o que é integralização para uma cooperativa financeira. Para tirar todas as suas dúvidas, nossa melhor dica é procurar nossos canais de comunicação, pois estamos prontos para atendê-lo. Venha fazer parte desta rede de soluções!