Como construir uma reserva de emergência - Sicoob Creditábil
null Como construir uma reserva de emergência

Construa uma reserva de emergência e viva com tranquilidade, sabendo que você sempre terá o necessário para lidar com as crises inesperadas.
Uma reserva de emergência, como o próprio nome diz, é uma quantia de dinheiro que é mantida com o objetivo de lidar com gastos imprevistos e emergências, como a perda do emprego ou uma questão de saúde. A melhor parte de manter uma reserva de emergência é ter sempre uma rede de segurança para lidar com situações inesperadas, o que permite uma tranquilidade maior no dia a dia. Ter uma reserva pode evitar a necessidade de recorrer a empréstimos e de se prender em dívidas futuras.
Se você ainda não está habituado a fazer reservas financeiras, ou tem dúvidas sobre a melhor forma de administrar suas finanças, acesse este conteúdo, que te auxiliará a trilhar as primeiras etapas. Agora, se você já se sente preparado para dar o próximo passo em busca da independência financeira, continue lendo e confira alguns pontos importantes para criar uma reserva de emergência:
1. Primeiramente, procure quitar todas as dívidas em aberto. Se você tem empréstimos a quitar ou parcelas do cartão de crédito atrasadas, por exemplo, é importante deixar suas finanças livres de amarras, para que esse pontapé inicial seja mais tranquilo.
2. Seja realista ao planejar o quanto irá direcionar para a reserva, principalmente nos meses iniciais. Esse investimento não pode complicar o fim do mês! Você pode começar com valores menores e, à medida que for se adaptando, aumentar o valor reservado.
3. Não espere o fim do mês para reservar o que sobrou, porque nunca sobra. Defina o valor da reserva como mais um gasto fixo, que você irá descontar da renda mensal assim como desconta a conta de luz, por exemplo.
Quando se acostumar com essa prática, calcule um valor padrão para os meses seguintes, até alcançar, no menor tempo que conseguir, um valor que seja o suficiente para cobrir de três a seis meses de despesas essenciais, como aluguel ou parcela do imóvel, contas de água, luz, telefone, internet, plano de saúde e até alimentação. É essa reserva que te dará segurança para lidar com gastos inesperados.
Tenha em mente que esta reserva deve ser armazenada em uma conta de fácil acesso, justamente para facilitar a sua vida quando alguma emergência acontecer. Para isso, você pode contar com a Conta Poupança da Sicoob!