Relacionamento com a Comunidade

 Já dizia o ditado popular “ninguém vai a lugar nenhum sozinho”. Pensando dessa forma e seguindo os princípios do Cooperativismo: Educar, Formar e Informar e trabalhar para o desenvolvimento sustentável das suas comunidades, respectivamente, o Sicoob Crediriodoce preza por parcerias com instituições que geram resultados e investimentos locais. 

Empresários

Se é para falar de parceria, o Sebrae é sinônimo de boas ações. Há anos, as duas instituições realizam eventos tradicionais que marcam o calendário de eventos. Entre os projetos desenvolvidos por meio dessa parceria está o Atendimento Continuado. O programa é uma capacitação que consiste em consultorias in loco e Workshops com foco na melhoria da gestão e melhoria nos processos das empresas. No total são 8 visitas, sendo 5 voltadas para finanças e 3 para marketing, além dos workshops em conjunto. 

 

Campo

Outra forte parceria é entre o Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares. São mais de 10 anos pensando na Gestão com Qualidade em Campo (GQC), projeto que busca atender à demanda dos produtores que desejam investir em gestão e qualidade nas propriedades rurais, ajudando a planejar e a colocar em prática ações que permitam reduzir custos e buscar eficiência na condução do negócio.

A união que gera resultados

O Cooperativismo deixou de ser apenas uma alternativa, e se tornou uma filosofia de vida, no qual objetivos alcançados vão além de números positivos. Diante disso, atuando intensamente no 6º Princípio cooperativista, por meio da Intercooperação, as cooperativas praticam a ajuda mútua, não somente entre associados, mas também com toda comunidade.

Em Governador Valadares, este princípio é colocado em prática por meio do Elo Cooperativista Social (ECOOS), formado pelas cooperativas: Agropecuária Vale do Rio Doce, Sicoob AC Credi, Sicoob Crediriodoce, Unicred e Unimed, que juntas, promovem atividades voltadas para as comunidades no meio em que estão inseridas.

Cooperação sem Fronteiras

 

De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores, existem hoje cerca de 2,5 milhões de brasileiros morando fora do país, a maioria deles nos Estados Unidos. Ainda segundo o Ministério, boa parte dos brasileiros procuram os países da América do Norte para trabalhar e melhorar as condições de vida.

Pensando nessas pessoas que buscam por uma vida melhor e atravessam fronteiras mundo a fora, entrelaçando com o propósito do Sicoob Crediriodoce de realizar sonhos através de soluções sustentáveis, foi lançado o projeto Cooperação Sem Fronteiras.

É difícil hoje em dia encontrar algum brasileiro principalmente na região Leste de Minas Gerais, que não tenha algum familiar ou conhecido que atravessou a fronteira do país para trabalhar e tentar realizar seus sonhos dessa maneira. Em contra partida é fácil encontrar quem já morou fora do país por anos e retornou sem nenhum projeto ou plano de ação para colocar em prática todo esforço e os recursos conquistados, deixando em muitas das vezes tudo ir literalmente pelo ralo.

“É aí que entra em ação o Projeto Cooperação Sem Fronteiras. A ideia é levar as informações pontuais e adequadas aos diversos públicos, para que os recursos conquistados fora do Brasil sejam investidos de forma correta e estruturada, buscando gerar uma rentabilidade sólida para quem ficou batalhando por tanto tempo longe de seu maior patrimônio, que são os familiares e amigos. ”, explica Rodrigo Aquino, representante da Organização do Quadro Social (OQS) da Crediriodoce.

Para saber tudo que a Crediriodoce faz para as Comunidades que atua, acompanhe as “Notícias”.

Para falar com o Setor de Organização do Quadro Social (OQS), ligue (33) 2101-2523 ou no WhatsApp: (33) 98428-1301.