
Colaboradores da Sicoob Credip em Rondônia se mobilizaram em duas importantes ações voluntárias do Dia de Cooperar (Dia C) no dia 25 de março. Enquanto os profissionais de Nova Brasilândia do Oeste promoveram uma campanha de doação de sangue, os de Alvorada D'Oeste se engajaram na conscientização da comunidade sobre a importância da prevenção e combate à dengue.
Os voluntários de Nova Brasilândia do Oeste mobilizaram a comunidade local para doar sangue e salvar vidas. A campanha, que contou com o apoio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), resultou na coleta de 147 bolsas de sangue. Com isso, os estoques do banco de sangue da Fhemeron foram reforçados, ajudando a suprir a demanda de pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas.
“A ação foi um sucesso, mesmo com as fortes chuvas que caíram no dia, tivemos uma participação muito grande da população, inclusive da zona rural. Ficamos muito felizes e agradecidos com a adesão da comunidade. Foram quase 200 pessoas que compareceram e dessas, 147 estavam aptas e fizeram a doação”, disse a voluntária Mayara Caroline de Oliveira.
Doando sangue pela primeira vez, Vanessa Balieiro da Silva, uma das voluntárias na ação, conta que a experiência foi gratificante. “Sempre tive vontade de doar, mas o medo e o receio me impediam. Dessa vez, encarei o medo em prol do próximo, afinal em apenas 10 minutos fazemos a doação que pode salvar muitas vidas”, ressaltou Vanessa.
Já em Alvorada D'Oeste, onde foram registrados diversos casos de dengue, os colaboradores da Sicoob Credip realizaram ações de conscientização da comunidade sobre a importância da prevenção e combate à doença. Para isso, foi realizado um Pit Stop na cidade, com a distribuição de material informativo e orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

De acordo com Jaqueline Naiara Camer, uma das participantes da ação, o projeto também incluiu a realização de entrevistas em uma rádio local com o secretário de saúde do município e o responsável pela Funasa para levar informações sobre a doença e a importância da prevenção.
“Durante a entrevista, o secretário abordou a situação das doenças transmitidas pelo mosquito, mencionando os casos registrados e o atendimento médico oferecido à população. Já o representante da Funasa explicou o funcionamento das atividades realizadas pelo órgão no município e orientou a comunidade a colocar o lixo em frente às suas casas, caso houvesse acúmulo nos quintais, para que a prefeitura pudesse retirá-lo. Além disso, nosso projeto terá uma próxima etapa que consistirá na visita a alguns bairros da cidade em conjunto com a equipe da Funasa e agentes de saúde, para fornecer mais informações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito”, destacou a voluntária.
O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa realizada durante todo o ano pelos profissionais da Sicoob Credip nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, com o objetivo de promover ações voluntárias de responsabilidade social em diversas áreas.
A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo são mais de 110 mil cooperados, 46 pontos de atendimento físicos, 1 digital, e um crescimento acima da média.