Assessoria de Imprensa Nacional do Sicoob

(61) 3217-5793

E-mail: jornalismo@sicoob.com.br

(11) 97662-5502 

E-mail: sicoob.imprensa@approach.com.br

 

* Obs.: Os contatos acima são para uso exclusivo de veículos de comunicação (jornais, portais online, revistas, canais de TV etc) que queiram entrar em contato com o Sicoob. Para outras solicitações, entre em contato por meio de um dos nossos canais de atendimento.

Releases

null Sicoob marca presença na 11ª Semana Nacional de Educação Financeira

Evento ocorre até 19 de maio. Serão apresentadas ações sobre educação financeira, riscos cibernéticos e prevenção a fraudes

Maio de 2024 – O Sicoob, instituição financeira cooperativa com mais de 8 milhões de cooperados, participará, mais uma vez, da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), que ocorre até o dia 19 de maio.

"Nesta edição da Semana ENEF, que se estende ao longo de sete dias, serão promovidas iniciativas focadas mitigar riscos financeiros, promoção do combate e a prevenção a fraudes e segurança da informação.

Em 2023, o evento impactou diretamente 89 mil pessoas e alcançou mais de 2,5 milhões de cidadãos. "Para este ano, estamos comprometidos em participar ativamente da Semana ENEF, com o objetivo de promover uma cultura de responsabilidade financeira e segurança. Planejamos expandir ainda mais nosso impacto através de iniciativas concretas de educação financeira, capacitando um número ainda maior de pessoas em toda a sociedade. Acreditamos que ao proporcionar acesso a conhecimentos financeiros sólidos, podemos ajudar as pessoas a cultivar uma relação mais saudável e consciente com seu dinheiro. Essa missão é um dos pilares fundamentais do cooperativismo financeiro e do Sicoob", Luiz Edson Feltrim, superintendente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob. 

Este ano, além do tema central "Proteção Financeira", o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) complementou o tema com o termo "Solidariedade aos irmãos do Rio Grande do Sul", recomendando aos organizadores dos eventos que incentivem a prática de doações aos habitantes do Rio Grande do Sul, que foram afetados pelas chuvas intensas. Os cursos, palestras, eventos online e ações gratuitas têm como objetivo disseminar e aumentar o conhecimento em educação financeira, tanto para jovens quanto para adultos, buscando capacitar os participantes com habilidades e conhecimentos essenciais para uma gestão financeira sólida e responsável.

Inscrições e agenda
As pessoas físicas interessadas em participar da Semana Nacional de Educação Financeira podem acessar o link: https://semanaenef.gov.br/ e consultar as iniciativas que serão realizadas na aba “Agenda”. 

A FBEF é formado pelos seguintes órgãos e entidades públicas: Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central do Brasil (BC), Superintendência de Seguros Privados (Susep), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência (Sprev), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon) e Ministério da Educação (MEC).

Campanha de doações emergenciais SOS Rio Grande do Sul 
O Instituto Sicoob, em parceria com o Coopera e as cooperativas do Sicoob Central SC/RS e Sicoob Central Unicoob, realizam até 31 de maio a Campanha de Doações Emergenciais SOS Rio Grande do Sul, com o objetivo de arrecadar doações em dinheiro destinadas à aquisição de alimentos e materiais, a fim de colaborar no atendimento à população afetada pelos fortes ventos e chuvas no estado gaúcho. Além disso, o Sicoob adotou uma série de iniciativas emergenciais, que visam proporcionar alívio e apoio durante este período desafiador.

As medidas incluem a prorrogação do pagamento das parcelas de crédito rural por um período de 180 dias, a criação de linhas de crédito emergenciais adaptadas às necessidades de cada localidade afetada direta ou indiretamente, a suspensão da cobrança de créditos vencidos, o parcelamento sem juros das faturas dos cartões de crédito, além da isenção de aluguel e taxas de desconto nas máquinas de cartões (Sipag), entre outras.