Assessoria de Imprensa Nacional do Sicoob

(61) 3217-5793

E-mail: jornalismo@sicoob.com.br

(11) 97662-5502 

E-mail: sicoob.imprensa@approach.com.br

 

* Obs.: Os contatos acima são para uso exclusivo de veículos de comunicação (jornais, portais online, revistas, canais de TV etc) que queiram entrar em contato com o Sicoob. Para outras solicitações, entre em contato por meio de um dos nossos canais de atendimento.

Releases

null Esporte, música e novela: Sicoob une três paixões nacionais e impulsiona a mensagem do cooperativismo financeiro

Presença no Brasileirão, na novela ‘Terra & Paixão’ e parceria com Jorge & Mateus prometem elevar a marca Sicoob a um patamar diferenciado 

Setembro de 2023 - Instituição financeira cooperativa: você já ouviu essa expressão? Se ainda não, a partir de um grande trabalho realizado pelo Sicoob, provavelmente passará a ouvir. Isso porque a marca deu início a um projeto que se faz presente em três paixões nacionais: esporte, música e teledramaturgia. Três plataformas que podem explicar de maneira fácil o que é o cooperativismo financeiro e suas diferenças em relação ao sistema bancário tradicional, ao mesmo tempo que expandem e aproximam a marca dos brasileiros. 

Nas últimas semanas, a maior ação foi ao ar durante o horário nobre na televisão brasileira: o Sicoob inseriu sua marca na trama da novela ‘Terra & Paixão’, da Rede Globo. A instituição se envolveu diretamente com a história: na trama, a cidade fictícia de Nova Primavera apresenta diversos personagens com dificuldades financeiras e desafios para lidar com um banco local. É nesse momento que entra em cena o cooperativismo financeiro. Nas primeiras inserções, a personagem Lucinda, interpretada por Débora Falabella, explica como funciona a dinâmica e contata o Sicoob que, assim como na vida real, percebe as dificuldades da região e decide levar uma agência  para o município, oferecendo aos moradores produtos e serviços financeiros com taxas e condições mais justas, além do desenvolvimento social e econômico para toda a comunidade. Além disso, tem um olhar mais próximo para a situação de cada cooperado – que, no contexto do cooperativismo, é também dono da cooperativa.  

Contando ainda como novas inserções previstas para irem ao ar nos próximos meses, o Sicoob estima que, ao todo, as ações possam impactar mais de 180 milhões de pessoas, um alcance inédito para o cooperativismo financeiro.  Ranny Chrystian Galli, gerente de Comunicação e Marketing do Sicoob explica que a intenção era inserir naturalmente a instituição na trama, com o objetivo de fornecer soluções financeiras à comunidade e demonstrar que é possível ter uma relação saudável e positiva com o dinheiro.  

“Terra & Paixão leva ao horário nobre discussões muito interessantes, destacando a força do agronegócio e do cooperativismo. Não podíamos ficar de fora”, diz o executivo. “Queremos demonstrar que, no setor financeiro, por ser dono, o cooperado tem participação nos resultados, direito a voto para decidir os rumos da cooperativa, além de contar com um relacionamento muito mais próximo com a instituição, podendo resolver diversas situações que porventura atinjam sua trajetória financeira”, diz.  

A plataforma de música  

Com uma base de mais de 7,4 milhões de cooperados, a estratégia de marketing do Sicoob não se limitou somente à teledramaturgia. Para expandir sua influência e alcançar um público mais amplo, a instituição também estabeleceu uma parceria com Jorge & Mateus, dupla sertaneja de maior sucesso no Brasil. “A música sertaneja, principalmente o estilo da dupla J&M, é amada pelos brasileiros, ainda mais pelos mais jovens. Sabemos da força de contar dois artistas desse porte ao nosso lado e, por isso, os escolhemos como nossos parceiros”, afirma o executivo. 

Uma das curiosidades é que o relacionamento se iniciou justamente porque Mateus é um cooperado de longa data e conhece os diferenciais e benefícios do cooperativismo financeiro. “A ideia é incorporarmos a história em uma ação comercial na qual ele convence o Jorge a se tornar um cooperado, assim como outros milhares de brasileiros. Além disso, a música desempenha um papel fundamental na criação de uma conexão emocional com o nosso público. Por isso, decidimos aproveitar essa oportunidade para firmar uma parceria com a dupla musical para desenvolver uma assinatura sonora exclusiva, que será incorporada em todas as nossas ações publicitárias, com objetivo de elevar o nosso nível de conhecimento e consideração da marca”, completa Ranny. 

Apoio ao esporte  

Uma plataforma que desempenha um papel fundamental no crescimento da marca Sicoob é, sem dúvida, o esporte. Há anos, a instituição tem sido uma grande apoiadora de diversas modalidades, incluindo aquela que é a maior paixão dos brasileiros: o futebol. 

Presente em diversas camisas de times em campo, por meio de apoio e patrocínio de suas cooperativas centrais e singulares, o Sicoob também tem sua marca exibida nas placas de publicidade do Campeonato Brasileiro. “O Brasileirão é o torneio mais disputado do país, não se limitando apenas à disputa pelo título. Há vagas para a Libertadores, a Sul-Americana e fuga do rebaixamento, o que significa que cada jogo traz uma emoção única, e estamos presentes em todos esses confrontos esportivos, posicionando estrategicamente a nossa marca para captar a atenção dos torcedores que estão nos estádios e daqueles que assistem de suas casas”, fala o executivo.  

De acordo com o Sicoob, o futebol possui uma relação intrínseca com o cooperativismo: ambos demostram que apenas equipes unidas por um mesmo propósito alcançam a vitória e conseguem obter bons resultados em suas trajetórias. “O futebol, assim como o cooperativismo, potencializa valores como cooperação, equidade, união e pertencimento. Acreditamos que, por meio do esporte, conseguimos enfatizar o significado da união e da soma de esforços. Além disso, é uma atração que tem uma das maiores relevâncias midiáticas do Brasil, com um poder de alcance capaz conquistar a confiança do telespectador.  É uma ótima oportunidade para levarmos a nossa mensagem a um público ainda maior”, comenta Ranny Galli. 

Com todas essas ações, a instituição financeira cooperativa está desempenhando um papel de destaque ao simplificar e comunicar os princípios do cooperativismo financeiro para todo o Brasil. “Nossos investimentos inovadores e criativos evidenciam que estamos trilhando um caminho promissor em direção a um futuro financeiro mais inclusivo, democrático e cooperativo para o país”, finaliza.    

E como o cooperativismo funciona? 

O Sicoob é um dos maiores representantes do cooperativismo financeiro, um dos ramos do cooperativismo que visa somar forças e conectar pessoas para alcançar a justiça financeira, operando principalmente pelo meio da cooperação para se atingir um propósito em comum. No Brasil, essa abordagem transforma a vida de milhares de pessoas, desde Pessoas Físicas até micro, pequenas, médias e grandes empresas, além do setor agrícola. 

Entre 2023 e 2024, pretende liberar mais de R$ 52 bilhões em crédito rural para fomentar o agronegócio brasileiro, 33% a mais do que no período anterior. No ano passado, foram emprestados mais de R$ 4,3 bilhões para micro e pequenas empresas, auxiliando no desenvolvimento econômico brasileiro. 

Apenas em 2022, os cooperados do Sicoob economizaram cerca de R$ 20,9 bilhões em tarifas e taxas, apenas por optarem por fazer negócios com a cooperativa financeira.  

Com mais de 4,5 mil agências – e a perspectiva de abrir mais 170 até o final deste ano, o Sicoob trabalha com princípios que incluem a gestão democrática, participação econômica dos cooperados, educação, formação e informação, bem como o interesse pelas comunidades onde atua. Atualmente, possui mais de 7,4 milhões de cooperados em sua carteira.