O Sicoob Credi Comigo

 

A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Comigo Ltda. – Credi-Comigo, atualmente conhecida como Sicoob Credi Comigo, foi fundada em 20 de agosto de 1984, tendo por objetivo a inclusão e financeira dos seus associados, que hoje já passam de 2.100.

A ideia básica inicial era fomentar o cooperativismo de economia e crédito mútuo, nos termos da legislação vigente, entre os funcionários da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano Ltda. – COMIGO, atualmente conhecida como Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano – COMIGO, através de contribuições mensais que passaram a constituir um fundo revertido aos associados na forma de empréstimos, a taxas de juros atrativas e menores do que o mercado normalmente pratica.

O Sicoob Credi Comigo é uma cooperativa de crédito fechada, ou seja, ela atende exclusivamente funcionários da COMIGO, Sicoob Credi-Rural e Associação Atlética Comigo, que residam na área de atuação e concordem com o Estatuto Social da Cooperativa. A instituição não tem fins lucrativos e sua gestão é democrática por pertencer aos cooperados.

Em julho de 2006, passou a se chamar Sicoob Credi Comigo quando filiou-se junto ao Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), que surgiu da necessidade das cooperativas de crédito de se unirem com o objetivo comum de oferecer produtos e serviços financeiros em condições melhores que aquelas oferecidas pelo mercado financeiro tradicional, proporcionar resultados melhores e operar com maior segurança para os cooperados, em bases sólidas e democráticas. Com a filiação, a cooperativa passou a oferecer um portfólio de produtos e serviços mais completos aos seus cooperados.

Em 2007, foi criado o Posto de Atendimento ao Cooperado no parque industrial da COMIGO, onde o associado encontra atendimento personalizado e todos os produtos da cooperativa.

Nossas ações também estão ligadas à Política Institucional de Responsabilidade Sociocultural. Tal política apresenta princípios e diretrizes que norteiam as ações socioambientais do Sicoob, tanto nos negócios, como na relação com as partes interessadas. Além disso, visa contribuir para a concretização do cooperativismo junto com o desenvolvimento sustentável. As ações socioambientais do Sicoob são produtos do empenho na prevenção e no gerenciamento de riscos em relação aos impactos socioambientais.

Seguimos os 7 princípios do cooperativismo:
1 – adesão livre e voluntária;
2 – gestão democrática;
3 – participação econômica;
4 – autonomia e independência;
5 – educação, formação e informação;
6 – intercooperação;
7 – interesse pela comunidade.

Tais diretrizes têm se destacado nos últimos anos por sua contribuição para a expansão do mercado de crédito no país. Crescendo a taxas maiores do que a média dos demais segmentos, sua participação no mercado tem aumentado de forma consistente, beneficiando principalmente as micro, pequenas e médias empresas, além das pessoas físicas e produtores rurais.