Nossa História

1.997, esse foi o ano que marcou o início do Cooperativismo de Crédito na região Centro Nordeste Mineiro. Integrantes da ACIG - Associação Comercial e Industrial de Guanhães participaram de palestras sobre o Cooperativismo de Crédito. Vieram a Guanhães expositores do SEBRAE/MG e da CECREMGE - Central das Cooperativas de Crédito do Estado de Minas Gerais, hoje SICOOB Cecremge.

Movidos por decepções com a atuação de tradicionais Bancos na cidade de Guanhães, que deixavam a desejar no atendimento e fechavam agências sem maiores explicações. Vislumbraram a possibilidade de trazer para a região o sonho cooperativista, no particular o cooperativismo de crédito. Encontraram no empreendedorismo e na contagiante empolgação a parceria ideal para levar adiante o ideário cooperativista.

Assim, numa reunião do qual participaram lideranças de diversos segmentos da sociedade local e da região, a semente do Cooperativismo foi plantada. Aprovou-se um marco regulatório, o estatuto, obteve-se a credibilidade necessária, especialmente para obter a licença do Banco Central do Brasil para atuar no mercado de crédito e a receber e movimentar contas de depósitos.

Indicou-se então um Conselho de Administração, um Conselho Fiscal e uma Diretoria. O empresário Astrogildo Generoso Corrêa manifestou-se disposto a enfrentar o desafio de presidir a nova instituição, contando com o apoio dos demais conselheiros, José Afonso de Almeida e José Vicente da Silva, tradicionais comerciantes, pessoas de conduta ilibadas e conhecidas na região que integraram a primeira diretoria executiva. Deste modo, no dia 10 de janeiro de 1997 foi fundada a Cooperativa de Crédito. Começava-se então a história do maior e mais corajoso empreendimento do Centro Nordeste Mineiro, a partir de Guanhães, com o nome de Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções do Centro Nordeste Mineiro Ltda., e a sigla CREDICENM.

A trajetória da CREDICENM tem em 2010 um marco importantíssimo. Teve aprovado pelo Banco Central do Brasil seu projeto de “transformação” para atuar como cooperativa de “livre admissão” de associados. Isto retirou qualquer limitação para adesão de associados, ou seja, abriu possibilidade para que pessoas físicas de qualquer atividade econômica e empresas de qualquer segmento produtivo e de serviços pudessem se associar. Tal mudança foi acompanhada de mudança de diretoria e implementação de um novo estilo de governança cooperativista que se consolidará em 2013.

Nos dias de hoje a CREDICENM se intitula SICOOB Credicenm. Continua com identidade própria, atuando, a partir de Guanhães-MG, em mais 12 localidades do Centro Nordeste Mineiro.

O Sistema SICOOB, do qual é associada, é uma grande organização de Cooperativas de Crédito que atua em todo o Brasil. São instituições financeiras que respondem por uma vasta rede de atendimento resultantes da integração sistêmica de várias Cooperativas de Crédito. Os cooperados SICOOB tem dessa forma a melhor maneira de serem atendidos em suas necessidades financeiras.