Sicoob Crediauc abre inscrições do Fundo Social 2025 - Sicoob Crediauc
null Sicoob Crediauc abre inscrições do Fundo Social 2025

Cerca de R$350 mil São 10 eixos temáticos para enquadramentos de projetos sociais
Estão abertas as inscrições para o Fundo Social 2025 do Sicoob Crediauc. A iniciativa está voltada para apoio e desenvolvimento de entidades sociais e comunitárias na área de atuação da Cooperativa.
Para 2025, O Sicoob Crediauc vai disponibilizar cerca de R$ 350 mil, valor equivalente a 1,00% (um por cento) da base de cálculo das destinações da Cooperativa referentes ao ano anterior.
As inscrições iniciam nesta quinta-feira, dia 17, com data limite até 15 de junho. O depósito dos recursos para as entidades que tiverem seus projetos aprovados deverá ser feito até o dia 14 de agosto de 2025. Toda entidade contemplada terá até o dia 30 de novembro do corrente ano para fazer a prestação de contas junto à Cooperativa.
Os recursos financeiros do Fundo Social destinam-se a atender Entidades com projetos que se enquadrem nos eixos temáticos, sendo eles: Educacional, Cultural, Esportivo, Ambiental, Segurança, Saúde, Assistência Social, Ações Emergenciais, Inovação Social e Projetos Internos Coletivos (de iniciativa dos funcionários da cooperativa).
Segundo o Coordenador do Fundo Social e 2º vice-presidente do Sicoob Crediauc, Igor Dal Bello, "O valor total é destinado e dividido entre as 32 agências de maneira que possamos atender o máximo de pessoas possíveis. O interesse da cooperativa é ter diversidade de projetos inscritos." Disse.
Dal Bello também destacou que o objetivo é atender projetos que impactem na vida das pessoas, seja na promoção de saúde, bem-estar, desenvolvimento, área pedagógica, esporte, inovação, entre outras. "No último ano, foram mais de 300 mil pessoas impactadas com mais de 215 projetos apoiados. A Cooperativa retribui o que as comunidades e cooperados geraram de resultado; não é doação, é retorno sobre a confiança no Sicoob Crediauc."
O coordenador ainda ressalta que, em caso de dúvidas, as entidades podem entrar em contato com as agências. “Nossas equipes estão prontas para ajudar as entidades interessadas no Fundo Social para que todos consigam cumprir os requisitos e prazos estabelecidos.” Finaliza Igor.
Conforme o Regulamento, os projetos são avaliados pela Comissão Avaliadora do Fundo Social que se reserva o direito de aprovar e ajustar a divisão dos valores. Tal medida visa assegurar que os recursos sejam direcionados de forma otimizada, maximizando o impacto positivo nas iniciativas sociais apoiadas.
O presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, falou sobre os impactos do Fundo Social nas comunidades e que o recurso é proveniente da movimentação e relacionamento que o cooperado tem na Instituição.
"Esse 1% é uma parte que estamos retribuindo à sociedade, pois é o cooperado que gera o resultado cooperativo. Nosso objetivo é beneficiar o máximo de pessoas possíveis, sendo diretamente pelas entidades e indiretamente as pessoas que estão ligadas às entidades ou serão impactadas pelos projetos."
Camillo também destacou que o Fundo Social cumpre o sétimo princípio do cooperativismo, que dispõe sobre o Interesse pela Comunidade. "Não basta somente interesse, a Crediauc ajuda e está presente. Resultado disso é os feedbacks de agradecimento enviadas pelas entidades já beneficiadas pois conseguiram adquirir materiais ou equipamentos”
O presidente enfatiza que são muitas entidades solicitando os recursos do Fundo Social. “Muitas vezes o valor não é tão expressivo para cada entidade para que possamos possibilitar a aprovação de mais projetos dentro dos eixos temáticos, mas todo recurso destinado é bem aceito e deixa a entidade satisfeita. O Sicoob Crediauc pretende beneficiar mais comunidades com o Fundo Social e para que isso seja cada vez maior é importante que mais pessoas façam negócio com a Cooperativa, gerando mais resultado para ser revertido à sociedade." Finaliza o presidente.
Nos últimos quatro anos, o programa atendeu mais de 600 entidades, destinando mais de 1,5 milhão de reais. A divulgação dos projetos aprovados será feita em até 30 dias após o último prazo de inscrição dos projetos, com divulgação no site oficial do Sicoob Crediauc. O Fundo Social do Sicoob Crediauc é um exemplo claro de como a cooperação e o investimento social podem transformar realidades e promover um desenvolvimento mais justo e sustentável.
Acesse o Regulamento e saiba mais.
Inscreva-se clicando aqui.
Sobre o Sicoob Crediauc
Formado por cooperativas financeiras, além de empresas de apoio especializadas, o Sicoob conta com mais de 3 mil pontos de atendimento, 6 milhões de cooperados e um portfólio completo de produtos e serviços financeiros, com preços bem mais justos que os encontrados no mercado financeiro convencional. Aqui, quem se associa não é apenas um cliente, é um cooperado e participa de um círculo virtuoso de prosperidade socioeconômica.