O Sicoob Credi-Rural

 

O Sicoob Credi-Rural iniciou suas atividades em 1989. Hoje, contamos com mais de 11,5 mil associados e 16 agências distribuídas em Goiás. Nacionalmente, estamos entre as maiores cooperativas do sistema Sicoob, sendo destaque também em Goiás. Somamos crescimento sustentável e consistente.

Alinhados ao propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade, somos auditados, fiscalizados e normatizados pelas autoridades monetárias do Brasil – como o Banco Central. Enquanto cooperativa, fazemos parte do maior sistema brasileiro (Sicoob) e contamos com o Fundo Garantidor do Cooperativismo (FGCoop).

Nossas ações também estão ligadas à Política Institucional de Responsabilidade Sociocultural. Tal política apresenta princípios e diretrizes que norteiam as ações socioambientais do Sicoob, tanto nos negócios, como na relação com as partes interessadas. Além disso, visa contribuir para a concretização do cooperativismo junto com o desenvolvimento sustentável. As ações socioambientais do Sicoob são produtos do empenho na prevenção e no gerenciamento de riscos em relação aos impactos socioambientais.

Mais vantagens

Entre os benefícios de se associar ao Sicoob Credi-Rural, destacam-se: assessoria personalizada e horário diferenciado (das 8 às 18h); distribuição de sobras (resultados) com os associados; o direito a voto para decidir os rumos da cooperativa; taxas, tarifas e juros adequados ao perfil do cooperado; produtos do mercado desenvolvidos para atender as suas necessidades e compromisso com o futuro do associado.

No Sicoob Credi-Rural, a modalidade de restituição de capital por idade permite ao cooperado com 65 anos de idade, ou Pessoa Jurídica com mais de 20 anos na cooperativa, solicitar 80% do capital social e permanecer na instituição. Assim, o associado recebe, em 5 parcelas anuais iguais e sucessivas, parte do valor integralizado, e os outros 20% continuam sendo remunerados na cooperativa. Após essa primeira solicitação, o cooperado pode requerer, 2 anos depois da primeira demanda, 50% no residual, mais o capital acumulado no Sicoob Credi-Rural.

7 princípios do cooperativismo

1 – Adesão livre e voluntária: o Sicoob Credi-Rural é uma cooperativa de livre admissão, dessa forma, podem se associar pessoas de diferentes segmentos profissionais.

 2 – Gestão democrática: cada um dos associados do Sicoob Credi-Rural vota e, juntos, tomam as decisões relacionadas à gestão da cooperativa, determinando em Assembleia, inclusive, quem serão os dirigentes.

 3 – Participação econômica: ao final de cada exercício, o Sicoob Credi-Rural (em conjunto com os associados), delibera a respeito da divisão dos resultados com cada cooperado. Os valores são chamados de “sobras”.