null Sicoob Coopvale promove Concurso Cultural no Santa Mônica Centro Educacional

10/11/2021 10:44

Foto: Cristiane e Louise, voluntárias do Instituto Sicoob, ao lado da Diretora de Ensino Márcia Verinaud.

Educar transforma e cooperar também, através da educação e da cooperação podemos construir um mundo melhor para todos. Com esses ideais, o Sicoob Coopvale apresentou ao Santa Mônica Centro Educacional a proposta do Concurso Cultural “Cooperativismo: uma forma de viver”, criado pelo Instituto Sicoob.

O Concurso foi idealizado para difundir o conceito de cooperação para estudantes do Ensino Fundamental I de escolas públicas e privadas. A ideia é trabalhar o cooperativismo para desenvolver cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, que entendam a importância de juntos construir uma sociedade na qual ninguém é considerado inferior, independentemente de sua condição física, idade, etnia, gênero, situação econômica ou religião.

O Santa Mônica Centro Educacional abraçou essa proposta e em parceria com a cooperativa Sicoob Coopvale está promovendo o Concurso Cultural em suas turmas do 3° e 5° ano do Ensino Fundamental. Ao todo foram 13 unidades educacionais participantes e o tema foi explorado em sala de aula pelos professores para que os alunos pudessem fazer as atividades propostas: para as crianças do 3° ano, um desenho que represente o cooperativismo, e uma redação para os alunos do 5° ano.

Os trabalhos elaborados pelos estudantes do Santa Mônica Centro Educacional e da Escola Tia Neuma Gonçalves, unidade assistencial que é mantida pela instituição na comunidade da Mangueira, já foram avaliados pelos professores e agora seguem para Comissão de Avaliação criada pela cooperativa para premiar os três melhores trabalhos de cada categoria. Dessa forma, os seis vencedores do concurso ganharão um kit escolar do Sicoob Coopvale.

Além disso, os trabalhos selecionados podem continuar concorrendo a premiação na esfera regional, feita pela Central Sicoob Rio, que também vai premiar os três melhores trabalhos de cada categoria, produzidos por alunos das escolas participantes do concurso no estado do Rio de Janeiro. Nessa etapa, o prêmio será um tablet para as crianças e os seus professores ganharão R$ 1.000,00. 

Posteriormente, ainda há a premiação nacional, feita pelo Instituto Sicoob, que selecionará os melhores trabalhos encaminhados por cada Central do Sicoob, ou seja, estudantes do Rio de Janeiro competem com estudantes de todo o Brasil. Nessa premiação, cada aluno ganhará um notebook e seu professor ganhará um curso de até R$ 3.000,00, em instituição juridicamente legalizada e com validação da Comissão Avaliadora. Inclusive, o Colégio dos alunos premiados receberá um Datashow e caixa de som.

No entanto, apesar dos prêmios serem incentivadores, a Diretora de Ensino, Márcia Verinaud, reforça a relevância da participação no concurso pelo aprendizado adquirido, independentemente de os trabalhos serem premiados. Ela diz: “Participar do concurso foi muito importante, pois foi mais uma maneira da gente levar uma reflexão para as crianças sobre cooperativismo, que é um assunto que já trabalhamos de forma transdisciplinar no material didático, mas através do concurso aprofundamos mais o tema.”

Márcia também ressalta sua percepção de que o cooperativismo pode ser aplicado em todos os momentos da vida e que o espírito cooperativo se faz mais importante nesse momento híbrido de pandemia. Ela acredita que os projetos do Instituto Sicoob para disseminar educação financeira e cooperativista renderão bons frutos. “O concurso foi muito significativo, vemos como o início de uma parceria pela qual futuramente podemos explorar mais esse universo cooperativista para educar e inspirar as crianças a se tornarem cidadãos mais conscientes de sua responsabilidade social e com o meio ambiente”, comenta a Diretora de Ensino. 

Na última edição do Concurso Cultural do Instituto Sicoob, realizada em 2019, o tema foi sobre o consumo consciente e o capitalismo. Participaram quase 760 escolas de 15 estados, mais o Distrito Federal, o que envolveu mais de 60 mil alunos. Ao todo, desde o início do programa, em 2011, o Instituto Sicoob movimentou mais de 175 mil estudantes.