Como
Funciona

  • O que é um consórcio?
  • Como funciona um consórcio?
  • Como adquirir um consórcio?
  • Quais são as principais vantagens de adquirir um consórcio?
  • Como funciona contemplação por sorteio?
  • Como funciona o lance para contemplação?
  • Depois que sou sorteado, continuo pagando o consórcio?
  • O dinheiro do consórcio cai na minha conta?
  • As parcelas do consórcio podem sofrer ajustes?
  • Posso alterar o valor do crédito do consórcio?
  • Posso comprar mais de um consórcio?
  • Posso vender o meu consórcio?
  • O que acontece se eu deixar de pagar minhas parcelas do consórcio?
  • Se eu cancelar o consórcio, recebo o dinheiro de volta?

Consórcio é cooperação! Um investimento planejado, em que um grupo de pessoas físicas e jurídicas se unem e contribuem periodicamente para viabilizar a aquisição de bens móveis, imóveis ou de serviços para cada uma delas.

Ao contrário do financiamento normal, em que você pega o dinheiro emprestado e depois paga com juros, no consórcio, você paga periodicamente e recebe o dinheiro depois para comprar o bem à vista.

Todos os meses, acontece um sorteio, no qual uma pessoa do grupo é selecionada para utilizar o valor do crédito contratado, independentemente de quanto contribuiu até o momento. Se você não quer esperar até o final do consórcio para receber, pode dar lances, como em um leilão, e quem ofertar o valor maior em termos percentuais, considerando o valor contratado, leva o crédito.

Os grupos são formados por uma quantidade limitada de participantes. A duração de cada grupo possui prazo determinado e é finalizado após o pagamento da última parcela.

Para adquirir um consórcio, solicite uma simulação aqui pelo site, ou procure a agência do Sicoob mais próxima e informe o bem ou serviço que deseja adquirir, o valor do crédito que você precisa e a sua renda mensal.

Um de nossos atendentes vai mostrar para você as opções de planos disponíveis, com parcelas que caibam no seu bolso, para você escolher.

Para garantir sua vaga em um grupo, você precisará comprar uma cota pagando a primeira parcela. No caso de formação de um grupo novo, o próximo pagamento será efetuado somente no mês seguinte ao que será realizado o primeiro sorteio, na assembleia de inauguração do grupo.

Caso o grupo já tenha sido inaugurado e algumas assembleias já tenham acontecido, para participar, você pode adquirir uma cota vaga, ou comprar a cota de um participante que queira vendê-la. A transferência de titularidade de cota deve ter a autorização da administradora e deve ser realizada de acordo com as regras do contrato.

  • Não tem taxa de juros. Você vai pagar somente uma taxa de administração pelo serviço contratado, que se divide por todo o período.
  • É um investimento planejado, de baixo risco e muito seguro, já que todo o processo é fiscalizado.
  • Com essa opção, fica mais fácil economizar e realizar o seu objetivo, pois existem parcelas a pagar e o dinheiro fica sob responsabilidade da administradora. Por que se descapitalizar e perder rendimento de aplicações quando você pode optar por essa alternativa?

Todo mês, uma ou mais pessoas são sorteadas para pegar o dinheiro antecipadamente e comprar o seu bem, onde quiser. O número de sorteados por ocasião, assim como a periodicidade do sorteio, varia de acordo com o que foi estabelecido em contrato. Todos que estiverem com as parcelas em dia têm as mesmas chances de serem sorteados.

Os sorteios são realizados através da extração da Loteria Federal imediatamente anterior à data da assembleia do grupo.

Se você não quer esperar até o final do consórcio para receber o dinheiro, pode dar lances, como um leilão. Quem ofertar o maior valor em termos percentuais, considerando o valor contratado, leva a carta de crédito.

O lance só é uma possibilidade quando existir disponibilidade de recursos financeiros no grupo após subtrair o valor das contemplações por sorteio. Se seu lance for o vencedor, mas não tenha recursos disponíveis para contemplá-lo, não é necessário pagar o valor ofertado.

Caso ocorra empate, será contemplado quem ofertou o percentual mais próximo da cota sorteada. Dependendo da disponibilidade de recursos do grupo, há chances de contemplação de mais de uma cota por lance.

Existem duas modalidades possíveis:

  • Lance livre: o integrante decide o valor que deseja ofertar.
  • Lance fixo: em que todos ofertam o mesmo percentual pré-fixado do valor contratado. O contemplado será o que mais se aproximar da cota do sorteio.

No Consórcio do Sicoob trabalhamos com o lance livre. A forma de utilização do valor ofertado e a fonte do recurso do lance variam a cada grupo.

Formas de utilização do valor ofertado:

  • Lance no prazo: o valor antecipado vai quitar parcelas do seu consórcio em ordem inversa (da última para a primeira), reduzindo o prazo de pagamento do consórcio.
  • Lance diluído: o valor antecipado será dividido igualmente entre os meses que restam do consórcio e subtraído de cada parcela subsequente, reduzindo o valor a ser pago por mês.
  • Lance de quitação: o valor antecipado quita a dívida do consórcio.

 

  • Lance de recursos próprios: como o nome diz, você usa seu próprio dinheiro para pagar o lance.
  • Lance embutido: você usa uma porcentagem do valor do crédito para pagar o lance. Nesse caso, você receberá o valor contratado menos o valor do lance, quitando as parcelas com parte do crédito, de acordo com a forma de utilização escolhida.

Sim! Mesmo depois de ser contemplado, você deve continuar pagando normalmente até o encerramento do grupo.

 

Não! Você receberá uma carta de crédito, que é um documento que garante ao vendedor que você tem um determinado valor disponível para compra.

 

Com o uso da carta, você não tem que pagar impostos ou taxas que seriam cobradas no caso de o dinheiro cair diretamente na sua conta corrente. Outra vantagem é que a carta aumenta seu poder de negociação na hora da compra, já que ela pode ser utilizada como pagamento à vista.

Sim! As parcelas de um consórcio e o valor da carta de crédito são reajustados de acordo com índices estabelecidos em contrato. Essa atualização acontece para que o poder de compra do consorciado se mantenha quando houver aumento no preço do bem ou avanço na inflação. Não há reajuste retroativo para parcelas que já foram pagas.

Sim! Você pode solicitar o aumento ou diminuição do valor do seu crédito, desde que ainda não tenha sido contemplado. No caso de aumento, o valor é limitado ao maior crédito do grupo, se esse já for o seu caso você não poderá aumentar ou mudar de grupo.

Sim! No entanto, sua capacidade financeira será avaliada. Quando você tem mais de uma carta de crédito dentro do mesmo grupo, ou em grupos diferentes, aumentam as chances de ser contemplado. Porém, você só poderá utilizar o valor total para adquirir o bem desejado, quando todos os consórcios tenham sido contemplados.

Sim ! Você pode vender e transferir o seu consórcio em andamento, desde que esteja ativo e em dia com os pagamentos, sempre respeitando as regras do contrato e com a prévia autorização da administradora.

Você também pode transferir seu consórcio contemplado para outra pessoa com uma boa rentabilidade, que deseja obter um crédito imediato, mas não quer esperar pela contemplação. As regras para transferência de cotas estão estabelecidas no contrato e a pessoa que está adquirindo o consórcio deverá passar por uma aprovação de cadastro.

Caso você fique mais de três meses sem pagar as parcelas do seu consórcio, ele será cancelado. Se isso acontecer, você não vai perder o dinheiro que já investiu! Você vai continuar concorrendo nos sorteios normalmente e se for contemplado, recebe o dinheiro acumulado, de acordo com as regras do contrato.

Caso não seja sorteado, recebe o valor no encerramento do grupo. Mas fique tranquilo, nossa equipe vai entrar em contato para renegociar os débitos para que você não deixe de realizar as suas conquistas.

Sim, mas a devolução do que foi pago não é imediata! Após o cancelamento, você não precisará pagar as futuras parcelas, mas vai precisar continuar acompanhando as assembleias, pois a devolução do valor pago acontece através dos sorteios periódicos.

Além disso, você não poderá ofertar lances para aumentar as chances de ser contemplado. Se você não for sorteado durante a vigência do contrato, o valor será devolvido após o encerramento do grupo.

Vale ressaltar que se você já foi contemplado e usou a carta de crédito para realizar a compra do bem, não é possível realizar o cancelamento e você deve continuar pagando as parcelas.