Somos feitos de valores.
Somos o Sicoob.

 

O que é o Sicoob

 

Formado por cooperativas de crédito, além de empresas de apoio especializadas, o Sicoob é hoje o maior sistema financeiro cooperativo do país, com mais de 5 milhões de cooperados e atuação em todos os estados do Brasil. 

São mais de 3 mil pontos de atendimento, milhares de caixas eletrônicos e diversos canais digitais para oferecer produtos e serviços financeiros práticos e modernos – como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança e muito mais – com taxas bem mais justas que as encontradas em instituições tradicionais. 

Isso acontece porque, aqui, quem se associa é mais que um cliente: é um cooperado e participa das decisões e dos resultados financeiros em um sistema administrado democraticamente – resultados que também são reinvestidos no desenvolvimento regional, em um círculo virtuoso de prosperidade cooperativa. 

5

milhões de cooperados

385

cooperativas singulares

1.972

municípios presentes

3.027

pontos de atendimento em
todos os estados da Federação

45º

maior grupo empresarial
do Brasil

Única instituição financeira em

304

municípios

Nosso modelo organizacional

O Sicoob está organizado em três níveis que vinculam hierarquicamente cooperativas singulares, centrais e Sicoob Confederação. Por meio da Confederação, as cooperativas têm acesso a uma estratégia de negócios unificada, infraestruturas tecnológicas seguras, serviços de auditoria, controle de riscos, comunicação e marketing, ouvidoria e relacionamento com o cooperado, soluções digitais e muito mais. 

Dessa forma, as cooperativas compartilham normas, políticas, condutas, processos, tecnologias, produtos, serviços e marcas, padronizando processos, ganhando escala e aumentando a eficiência de todo o Sistema.

Estrutura Sistêmica

Também integram o Sicoob:

  • O Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob);
  • Empresas controladas e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras.

Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito

Os depósitos em cooperativas financeiras têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições. Atualmente, o valor limite dessa proteção é o mesmo em vigor para os depositantes dos bancos: R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.

Propósito, Missão, Visão e Valores

Propósito
Conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade.

 

Visão
Ser referência em cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas e comunidade.

 

Missão
Promover soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio de cooperação.

 

Valores

  • Respeito e Valorização das Pessoas;
  • Cooperativismo e Sustentabilidade;
  • Ética e Integridade;
  • Excelência e Eficiência;
  • Liderança Responsável;
  • Inovação e Simplicidade.