Você já parou para pensar como a vida financeira pode ser uma verdadeira aventura? 🤔

Com altos e baixos, ela nos desafia com surpresas e nos presenteia com fases de crescimento.

E é justamente para ajudar você a tirar o melhor proveito dessa jornada que criamos nosso blog. Nosso objetivo é apoiar você na sua jornada financeira, oferecendo dicas e estratégias para transformar sonhos em conquistas. Queremos inspirar, orientar e motivar você a alcançar uma vida financeira mais equilibrada e cheia de possibilidades, tudo isso com o apoio e parceria do Sicoob. 💚 Confira nossos conteúdos!

Previdência Privada: benefícios para além da aposentadoria

Quando pensamos em previdência privada, logo vem à mente o conceito de “reserva financeira para a aposentadoria”, não é mesmo? Um sinônimo de futuro com estabilidade, tranquilidade e liberdade para fazer escolhas com segurança. E é fato que a previdência privada proporciona todos esses benefícios, porém ela também atende a outras necessidades ligadas ao planejamento financeiro: é um investimento de longo prazo que auxilia na construção de patrimônio para a conquista de objetivos futuros, que vão desde investimento em educação até planejamento sucessório.

E como isso funciona? Continue a leitura para entender mais sobre como esse produto pode te ajudar no seu planejamento de longo prazo.

Começando do começo:
• O que é previdência privada?

É um investimento de longo prazo em que você contribui mensalmente (ou quando desejar) para a formação de um patrimônio que pode ser destinado à aposentadoria ou a outros sonhos a serem realizados no futuro. Ao contratá-la, você escolhe o prazo de investimento, a forma de resgate, os beneficiários e o tipo de fundo.

Diferente do que acontece no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - órgão que administra a previdência social -, ela não depende da contribuição de outros trabalhadores. É gerida por instituições financeiras e oferece planos flexíveis de contratação.

• Como funciona?

No processo da previdência privada existem duas fases: a fase de acumulação e a fase de recebimento.

Na primeira, o contribuinte realiza os aportes de acordo com o plano escolhido durante um período pré-estabelecido, que geralmente varia de 20 a 35 anos.

O recebimento da receita acontece na segunda fase, onde é possível antecipar um percentual e receber o restante do montante em forma de renda mensal, com uma quantia fixa sendo depositada diretamente na conta corrente.

• Quais os tipos de previdência privada?

No Brasil, temos dois tipos de previdência privada: a aberta - PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) - e a fechada. Veja as características da modalidade aberta:

  • PGBL: indicado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda, pois oferece o benefício fiscal de dedução de até 12% da renda bruta anual no cálculo do IR. Isso significa pagar menos imposto enquanto acumula dinheiro para o futuro. Porém, no momento da retirada, o imposto será calculado sobre todo o valor acumulado (contribuições + rendimentos).
  • VGBL: indicado para quem faz a declaração simplificada do IR ou para quem já atingiu o limite de dedução no PGBL. Aqui, não há dedução das contribuições no IR, porém, ao resgatar, o imposto incide apenas sobre os rendimentos — e não sobre o valor total acumulado.

Já a previdência fechada é um tipo de plano criado exclusivamente para grupos de empresas ou cooperativas, podendo ser estendida aos dependentes econômicos. Ela apresenta diversas modalidades, como o nosso plano Multi-instituído.

E quais são as vantagens de contratar a previdência privada?

Sem dúvidas, podemos dizer que investir em um plano de previdência privada é uma decisão estratégica que garante um futuro financeiro mais seguro e confortável - tanto para o contratante quanto para sua família. Como já vimos, além de propiciar uma renda complementar à aposentadoria do INSS, esse produto também é uma alternativa para a conquista de sonhos futuros, como a compra de um imóvel ou a educação de um filho.

Aqui elencamos os motivos pelos quais o investimento em um plano de previdência deve ser feito desde cedo:

  • Segurança financeira: garante uma renda complementar ao benefício do INSS, auxiliando na manutenção do padrão de vida desejado;
  • Planejamento familiar: proporciona maior estabilidade e tranquilidade para a família;
  • Flexibilidade: oferece diversas opções de planos e investimentos que atendem a diferentes necessidades;
  • Incentivos fiscais: alguns planos oferecem benefícios como a dedução no Imposto de Renda, aumentando a eficiência do investimento;
  • Planejamento sucessório: os beneficiários escolhidos recebem o valor de forma mais rápida e simples do que em um processo de inventário.

Investir em previdência privada é sinônimo de cuidado: com você, com quem você ama e com o futuro que deseja construir e o potencial de crescimento do patrimônio está ligado à quão cedo você começa a aportar. Quanto mais cedo, mais tranquila é a jornada até a aposentadoria ou até qualquer outro objetivo de longo prazo.

A previdência privada é uma aliada poderosa para quem busca estabilidade e autonomia financeira. Pense no seu planejamento e analise qual modalidade faz mais sentido para o seu momento de vida.

Acesse em: www.sicoob.com.br 

 

Mais Entradas de Blog